Marketing Direto o que é e como colocar em prática

Marketing Direto: o que é e como colocar em prática

Existem dezenas de estratégias de marketing, sendo que uma das mais conhecidas é o marketing direto.

São milhares as empresas por todo o mundo que utilizam esta estratégia para vender os seus produtos ou serviços.

Com a evolução da área digital, as empresas mais recentes, acabaram por investir praticamente no online. Mas, infelizmente podem estar a desperdiçar uma excelente oportunidade ao não investirem de forma adequada ao seu negócio.

Assim sendo, hoje resolvemos falar-lhe desta estratégia de marketing. E, contrariamente ao que possa pensar, a mesma poderá necessitar também de artes gráficas.

Ah, e em última instância, poderá também precisar de uma gráfica para proceder à impressão digital de algum material promocional.

 

Marketing direto: Tudo o que precisa saber para ter sucesso

O que é o marketing direto? O marketing direto é de forma resumida uma estratégia de marketing focada num público-alvo que tem efetivamente interesse no que tem para vender.

É uma forma de comunicação e relacionamento um pouco mais dispendiosa do que a simples gestão de redes sociais ou foco no blog. No entanto, o retorno do investimento é bastante bom (isto porque se foca em quem realmente quer comprar).

Mas, para perceber um pouco melhor como é que tudo funciona, iremos explicar-lhe técnicas de marketing direto.

 

1. Conheça bem o seu público-alvo

Tal como dissemos anteriormente, qualquer campanha que desenvolva será 100% direcionada para o seu público-alvo. Ou melhor, para a sua persona.

Assim sendo, o primeiro passo é descobrir o perfil exato dessa pessoa. Claro que tudo irá depender do que tem para vender. Mas imagine que vende produtos para animais. Ao criar a sua persona, alguns dos pontos a considerar são:

  • Sexo
  • Idade
  • Qual a classe social em que se encontra
  • Em que zona do país mora
  • Quais são os seus hobbies
  • Tem cães ou gatos?
  • Quais as suas principais dores
  • Quais os principais pontos que considera na compra de produtos para o seu animal
  • Vive no campo ou na cidade

Claro que cada área de atividade terá de verificar quais as questões que precisa responder para definir corretamente a persona.

Pode recorrer a inquéritos ou às próprias redes sociais para descobrir corretamente o perfil do seu target (ou até à associação portuguesa de marketing direto).



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Demore o tempo que precisar, pois o sucesso das suas ações irá depender disso.

 

2. Que ferramenta de promoção vai usar?

Quando falamos de marketing direto ou marketing de relacionamento, são várias as ferramentas de comunicação que pode utilizar.

Existem 3 opções muito interessantes e que são as mais comuns:

  • Envio ou distribuição de folhetos, flyers ou catálogos (muitas vezes porta a porta)
  • Telemarketing (são ações de marketing direto pelo telefone e aconselhamos a que esta ação seja realizada por alguém com aptidão para vendas)
  • Email marketing (desde que não compre a base de contactos e faça spam)

 

3. Desenvolvimento da campanha

Depois de decidir qual é o tipo de ferramenta que irá usar para impactar o seu target, é preciso desenvolver a mesma. O ideal é falar com um designer gráfico e delinear com ele toda a estratégia de design e branding.

Isto porque, é essencial saber exatamente qual a melhor forma de impactar o seu cliente. O ideal é desenvolver uma campanha que toque diretamente nas suas dores ou necessidades.

A par disso, a campanha tem de ser criativa, objetiva e clara, pois apenas assim irá ter o retorno desejado.

 

4. Não se esqueça do follow up

Não fazer o follow up é sem qualquer sombra de dúvida um dos erros mais comuns dos empresários em qualquer estratégia de comunicação.

Por exemplo, imagina que faz uma campanha através de telemarketing. Irá precisar de fazer o primeiro contacto. Muito provavelmente vão pedir-lhe que envie um email com a apresentação.

Não vai poder ficar à espera que lhe respondam ao email. Depois de 2 dias deve voltar a contactar. E, muito provavelmente, será este contacto de acompanhamento que irá fazê-lo fechar a venda.

 

Agora que já sabe o que é o marketing direto e quais as suas vantagens e desvantagens, está na hora de perceber como poderá implementar esta estratégia no seu negócio. Acredite que irá dar resultados.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

ações de marketing direto, conceito de marketing direto, definição de marketing direto, desvantagens do marketing direto, diferença marketing direto e indireto, marketing direto, marketing direto conceito, marketing direto definição, marketing direto e indireto, marketing direto exemplos, marketing direto na internet, marketing direto objetivos, o que é marketing direto, tecnicas de marketing direto, tipos de marketing direto, vantagens do marketing direto


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009