Qual a diferença entre Marketing e Publicidade

Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?

Lembro-me de quando entrei para a faculdade e disse aos meus amigos que ia tirar formação em marketing. A resposta foi quase unânime “a sério que vais tirar um curso de publicidade”.

Qual não foi o meu espanto, quando percebi que esta era uma dúvida extremamente recorrente. A maior parte das pessoas (empresários incluídos) não sabe a diferença entre marketing e publicidade.

Para a grande maioria marketing é exatamente a mesma coisa que fazer anúncios (só muda o nome).

Para outros tantos, publicidade é criar os anúncios publicitários que se veem na TV, nas revistas e nos outdoors ou mupis da cidade (e que a maior parte não sabe sequer que foram impressos por uma gráfica algures).

Ora bem, de forma a esclarecer todas as dúvidas sobre as diferenças entre publicidade e marketing, vamos abordar este tema.

 

Marketing e publicidade: Quais são então as diferenças?

Antes de avançarmos com explicações sobre as diferenças entre marketing e publicidade, saiba de antemão que apesar de não serem a mesma coisa, são estratégias complementares.

Mas de forma a facilitar o processo, perceba cada um dos conceitos.

 

1. O que é o marketing?

Ora bem, de forma simples e prática marketing é uma estratégia que precisa no seu negócio.

Nos dias de hoje dificilmente um negócio será bem-sucedido se não houver investimento nesta área.

De acordo com a AMA (American Marketing Association) a definição de marketing é “a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Já o The Chartered Institute of Marketing define marketing como “O processo de gestão responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente obtendo lucro”.

Resumidamente, podemos então dizer que o marketing é o grande responsável pelo aumento da notoriedade da marca, relacionamento com o cliente e aumento de vendas (e respetivo aumento de lucro).

O modelo de marketing mix tradicional, indica que existem 4 P’s associados ao processo de marketing:

  • Produto (Product)
  • Preço (Price)
  • Distribuição (Place)
  • Comunicação (Promotion)

No entanto, com a evolução tecnológica, com o desenvolvimento do marketing digital e com a mudança no paradigma de compra, juntaram-se a estes 4 P’s, mais 3:

  • Pessoas (People)
  • Processos (Process)
  • Prova física (Physical Evidence)

É agora mais simples, mediante a apresentação dos 7 P’s do marketing, perceber que marketing e publicidade não são a mesma coisa.

É importante ainda frisar que o marketing estratégico tem então foco no planeamento da estratégia, que tem como objetivo o aumento de vendas e a melhoria do relacionamento com o consumidor.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Tudo isso, focado no cliente, colocando a distribuição do produto de forma acessível e ao melhor preço do mercado.

E, mais importante de tudo: nenhuma estratégia de marketing é desenvolvida tendo por base: “eu penso que”. Todas as decisões são implementadas depois da análise de dados consistentes.

 

2. O que é a publicidade

Agora que já sabe o que é o marketing, está na hora de perceber o que é a publicidade.

De forma simples, podemos dizer que é uma forma de comunicar determinada mensagem ou informação sobre um produto.

As campanhas publicitárias são desenvolvidas por especialistas que usam estratégias de comunicação cuja probabilidade de conversão é enorme.

É ainda importante frisar que existem diversos tipos de publicidade. Mas, os mais comuns são:

  • Publicidade outdoors (mupis, outdoors…)
  • Publicidade por radiodifusão (nas rápidos, podcasts…)
  • Publicidade impressa (jornais, revistas, flyers, catálogos…)
  • Influenciadores
  • Publicidade online (Facebook ads, Google Ads, LinkedIn Ads, Instagram Ads…)

 

Qual é então a diferença entre publicidade e marketing?

De forma muito simples e resumida, a principal diferença entre marketing e publicidade, é que a publicidade é somente uma forma de comunicar um produto ou serviço.

O marketing como um todo é uma estratégia muito mais abrangente e que lida com inúmeros aspetos de um negócio.

  • A forma como desenvolve um produto é marketing.
  • A forma como atribui um preço é marketing.
  • A forma como escolha o tipo de distribuição e onde é que irá ser distribuído é marketing.
  • A forma como o apoio pré e pós venda é feito, é marketing.
  • A forma como a experiência é apresentada ao cliente é marketing….

Ou seja, a publicidade é uma vertente de um dos P’s de marketing. E, para conseguir efetivamente implementar uma boa publicidade é preciso considerar inúmeros fatores. Alguns dos quais são:

  • Conhecer o público alvo (ou a persona)
  • Conhecer a concorrência
  • Ter um planeamento de tudo o que irá ser feito (desde marketing de conteúdos, eventos, SEO, redes sociais, publicidade, merchandising…)

Para que o seu negócio seja realmente bem-sucedido, é necessário que ambas as áreas trabalhem em conjunto. Se apenas investir numa, é meio caminho andado para não conseguir alcançar os objetivos que definiu.

E, infelizmente, são inúmeras as empresas que ainda não conseguem perceber que o verdadeiro sucesso só é alcançado quando o marketing e publicidade caminham lado a lado.

Ao analisar corretamente os passos e a jornada do cliente, é possível desenvolver promoções e publicidades muito criativas e eficientes.

Mas para isso tem de haver uma interligação de funções. E, enquanto as empresas não perceberem isso, dificilmente conseguem alcançar o sucesso.

Agora já sabe o que é o marketing, o que é a publicidade e quais são efetivamente as diferenças e a complementaridades do marketing e publicidade.

Assim, nada mais importante que dar um passo em frente e tornar o seu negócio um verdadeiro sucesso.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

analise marketing, anuncios publicitarios, campanhas de publicidade, conceito de marketing, definição de marketing, diferenças entre publicidade e marketing, distinguir publicidade e marketing, marketing, marketing o que é, marketing operacional, o que é marketing, o que é o marketing, publicidade, publicidade e marketing


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009