
Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?
Lembro-me de quando entrei para a faculdade e disse aos meus amigos que ia tirar formação em marketing. A resposta foi quase unânime “a sério que vais tirar um curso de publicidade”.
Qual não foi o meu espanto, quando percebi que esta era uma dúvida extremamente recorrente. A maior parte das pessoas (empresários incluídos) não sabe a diferença entre marketing e publicidade.
Para a grande maioria marketing é exatamente a mesma coisa que fazer anúncios (só muda o nome).
Para outros tantos, publicidade é criar os anúncios publicitários que se veem na TV, nas revistas e nos outdoors ou mupis da cidade (e que a maior parte não sabe sequer que foram impressos por uma gráfica algures).
Ora bem, de forma a esclarecer todas as dúvidas sobre as diferenças entre publicidade e marketing, vamos abordar este tema.
Marketing e publicidade: Quais são então as diferenças?
Antes de avançarmos com explicações sobre as diferenças entre marketing e publicidade, saiba de antemão que apesar de não serem a mesma coisa, são estratégias complementares.
Mas de forma a facilitar o processo, perceba cada um dos conceitos.
1. O que é o marketing?
Ora bem, de forma simples e prática marketing é uma estratégia que precisa no seu negócio.
Nos dias de hoje dificilmente um negócio será bem-sucedido se não houver investimento nesta área.
De acordo com a AMA (American Marketing Association) a definição de marketing é “a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.
Já o The Chartered Institute of Marketing define marketing como “O processo de gestão responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente obtendo lucro”.
Resumidamente, podemos então dizer que o marketing é o grande responsável pelo aumento da notoriedade da marca, relacionamento com o cliente e aumento de vendas (e respetivo aumento de lucro).
O modelo de marketing mix tradicional, indica que existem 4 P’s associados ao processo de marketing:
- Produto (Product)
- Preço (Price)
- Distribuição (Place)
- Comunicação (Promotion)
No entanto, com a evolução tecnológica, com o desenvolvimento do marketing digital e com a mudança no paradigma de compra, juntaram-se a estes 4 P’s, mais 3:
- Pessoas (People)
- Processos (Process)
- Prova física (Physical Evidence)
É agora mais simples, mediante a apresentação dos 7 P’s do marketing, perceber que marketing e publicidade não são a mesma coisa.
É importante ainda frisar que o marketing estratégico tem então foco no planeamento da estratégia, que tem como objetivo o aumento de vendas e a melhoria do relacionamento com o consumidor.
Tudo isso, focado no cliente, colocando a distribuição do produto de forma acessível e ao melhor preço do mercado.
E, mais importante de tudo: nenhuma estratégia de marketing é desenvolvida tendo por base: “eu penso que”. Todas as decisões são implementadas depois da análise de dados consistentes.
2. O que é a publicidade
Agora que já sabe o que é o marketing, está na hora de perceber o que é a publicidade.
De forma simples, podemos dizer que é uma forma de comunicar determinada mensagem ou informação sobre um produto.
As campanhas publicitárias são desenvolvidas por especialistas que usam estratégias de comunicação cuja probabilidade de conversão é enorme.
É ainda importante frisar que existem diversos tipos de publicidade. Mas, os mais comuns são:
- Publicidade outdoors (mupis, outdoors…)
- Publicidade por radiodifusão (nas rápidos, podcasts…)
- Publicidade impressa (jornais, revistas, flyers, catálogos…)
- Influenciadores
- Publicidade online (Facebook ads, Google Ads, LinkedIn Ads, Instagram Ads…)
Qual é então a diferença entre publicidade e marketing?
De forma muito simples e resumida, a principal diferença entre marketing e publicidade, é que a publicidade é somente uma forma de comunicar um produto ou serviço.
O marketing como um todo é uma estratégia muito mais abrangente e que lida com inúmeros aspetos de um negócio.
- A forma como desenvolve um produto é marketing.
- A forma como atribui um preço é marketing.
- A forma como escolha o tipo de distribuição e onde é que irá ser distribuído é marketing.
- A forma como o apoio pré e pós venda é feito, é marketing.
- A forma como a experiência é apresentada ao cliente é marketing….
Ou seja, a publicidade é uma vertente de um dos P’s de marketing. E, para conseguir efetivamente implementar uma boa publicidade é preciso considerar inúmeros fatores. Alguns dos quais são:
- Conhecer o público alvo (ou a persona)
- Conhecer a concorrência
- Ter um planeamento de tudo o que irá ser feito (desde marketing de conteúdos, eventos, SEO, redes sociais, publicidade, merchandising…)
Para que o seu negócio seja realmente bem-sucedido, é necessário que ambas as áreas trabalhem em conjunto. Se apenas investir numa, é meio caminho andado para não conseguir alcançar os objetivos que definiu.
E, infelizmente, são inúmeras as empresas que ainda não conseguem perceber que o verdadeiro sucesso só é alcançado quando o marketing e publicidade caminham lado a lado.
Ao analisar corretamente os passos e a jornada do cliente, é possível desenvolver promoções e publicidades muito criativas e eficientes.
Mas para isso tem de haver uma interligação de funções. E, enquanto as empresas não perceberem isso, dificilmente conseguem alcançar o sucesso.
Agora já sabe o que é o marketing, o que é a publicidade e quais são efetivamente as diferenças e a complementaridades do marketing e publicidade.
Assim, nada mais importante que dar um passo em frente e tornar o seu negócio um verdadeiro sucesso.
Partilhe este conteúdo pelo menos com um amigo! 😉 Esta pequena ação vai permitir o nosso conteúdo relevante e grátis ser conhecido e seguir o seu propósito – o de ajudar o próximo!
Até à próxima!