Marketing para PME Checklist

Marketing para PME: Checklist para divulgar o seu negócio com sucesso

Quando falamos de marketing para PME existe uma ampla checklist que pode seguir de forma a divulgar o seu negócio com sucesso.

O melhor de tudo, é que muitas vezes não precisa de investir (muito) para conseguir colocar o seu negócio nas bocas do mundo.

Depois de criar a marca, ter desenvolvido um logotipo que adora e de já ter o seu site terminado e perfeitamente otimizado, está na hora de começar a divulgar o seu negócio a todos os seus potenciais clientes.

Mas como é que o pode fazer? Pois bem, é bem mais simples do que pensa. Continue a ler que irá ficar a par de uma checklist eficaz para divulgar o seu negócio.

 

Marketing para PME: 4 pontos para divulgar gratuitamente o seu negócio

Bem sabemos que quem começa um negócio dificilmente tem um budget elevado para investir.

Assim, hoje apresentamos-lhe uma checklist de marketing para PME que vai ter de seguir se quer começar hoje mesmo a divulgar o seu trabalho online.

 

1. Coloque informações importantes sobre o seu negócio em vários locais

Se está a começar o seu negócio, acredite que não é suficiente ter o seu logo e os seus contactos exclusivamente no seu site.

Tem de fazer com que os mesmos sejam vistos por centenas de pessoas, pois apenas dessa forma irá conseguir divulgar o seu trabalho.

Acredite que por muito óbvio que este ponto pareça, muitas empresas não o fazem, e limitam-se a fazer vários esforços (pagos) sem grandes resultados a curto prazo.

Assim, alguns dos locais onde pode e deve colocar as suas informações de contacto são:

  • Em todas as redes sociais da sua empresa
  • Na assinatura de email
  • No seu cartão de visita (sim, deve ter cartões de visita assim que o seu negócio arrancar)
  • Em diretórios de empresas gratuitos
  • Nas embalagens de produto (válido apenas se vender produtos físicos em várias lojas)

É importante frisar que esta estratégia de marketing para PME não vai servir para alavancar todas as potencialidades do seu negócio.

Contudo será uma ajuda considerável nesse aspeto. Além disso, irá ajudá-lo a construir a sua estratégia de link building.

 

2. Começar um blog

Se é uma daquelas pessoas que pensa que um blog tem de ser algo extremamente comercial (do género da Pipoca mais Doce), desengane-se.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Um blog corporativo implementado tendo por base as melhores práticas de marketing de conteúdo e SEO é sem qualquer sombra de dúvida uma das melhores estratégias de marketing para PME.

Acredite que ao ter um blog e escrever sobre assuntos inerentes ao seu negócio é meio caminho andado para obter sucesso.

 

3. Aproveite ao máximo as redes sociais

É claro que as redes sociais onde irá estar vão depender do tipo de negócio que tenha. Assim, se tiver um negócio focado no mercado B2B o Facebook e LinkedIn têm de ser as suas redes sociais de eleição.

Contudo, se trabalha com o mercado B2C poderá investir no Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest.

Claro que não está nada limitado a estas redes sociais. Existem muitas por explorar e se quer tirar o melhor partido das mesmas, analise quais as redes sociais em que o seu público-alvo se encontra.

Acredite que dificilmente irá valer o esforço de estar em todas.

 

4. Comece a construir a sua mailing list

Sim, o email não morreu e pode ser um forte aliado no desenvolvimento do seu negócio, Assim sendo, nada como começar a construir a sua base de dados para o desenvolvimento das suas campanhas de email.

Se não sabe como angariar contactos de email, a nossa sugestão é que crie um poderoso gatilho, como é o caso de um ebook.

Acredite que faz toda a diferença.

 

Estas são somente 4 das melhores estratégias de marketing para PME, mas existem mais, muitas mais.

E lembre-se, nem só de estratégias online vive um negócio. Muitas vezes estratégias offline como expositores para eventos ou flyers são alternativas viáveis.

Se precisar de apoio em impressão digital de qualquer tipo de produto, não hesite em contactar-nos que estamos ao dispor para ajudar.

 

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

dicas de marketing, estratégia de marketing, marketing e publicidade, marketing para pequenas empresas, publicidade e marketing


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009