O que é DPI e Pixels

O que é DPI e Pixels? Descubra agora!

Quando falamos de fotografia, é extremamente comum ouvirmos falar de DPI e pixels. No entanto, para o mais comum dos mortais, estas são palavras estranhas que não aportam grande significado.

No entanto, não é bem assim! Quando falamos de DPI estamos a falar de pontos por polegada (Dots Per Inch) e ao falarmos de PPI (pixels) estamos a falar de pixels por polegada (Pixels Per Inch).

Mas o que é que isso quer efetivamente dizer? Não se preocupe. Iremos explicar-lhe tudo de seguida. Assim, depois de ler este artigo já poderá programar a sua câmara fotográfica para tirar fotos que possam ser enviadas para uma gráfica online.

 

DPI e Pixel: O que são estes nomes estranhos?

Os monitores utilizam sistemas de luz de modo a que as imagens sejam compostas. As mesmas são geradas através de pixels. Ou seja, cada pixel é um ponto de luz presente no seu ecrã.

No entanto, o pixel não tem um tamanho fixo. Ou seja, o mesmo pode variar de acordo com a capacidade e tamanho do ecrã.

Assim sendo, podemos dizer que o PPI representa a qualidade de uma imagem num ecrã.

O PPI é usado para mostrar quantos pixels cabem numa polegada. Assim, quanto maior for o PPI, maior será a resolução do monitor em questão.

Contrariamente ao PPI, o DPI mede os pontos por polegada. Ou seja, o tamanho das imagens que vão ser impressas.

Para enviar um ficheiro para impressão, por exemplo, é preciso alterar a unidade de medida, que está por defeito em pixels, para DPI.

E aqui seguimos a mesma regra: quanto maior o DPI, maior é a densidade de pontos por polegadas. Ou seja, a imagem tem maior nitidez, definição e qualidade.

 

Conversão de DPI para Pixel: Como fazer?

Quando falamos de fotografia comercial para sites, normalmente as medidas são divulgadas em pixels. E porque é que isso acontece?

Porque são medidas mais pequenas usadas essencialmente para ecrãs digitais (smartphones, tablets…), e consideram 72 DPI.

Deste modo, é preciso considerar que se vai utilizar as mesmas fotos online e num folheto impresso, muito dificilmente irá ter a qualidade necessária.

O que é DPI e Pixels

E é simples perceber porquê! Se imaginar tirar esses pixels do ecrã e os traduzir em pequenos pontos de tinta impressa, vai ver que a foto no papel irá ficar desfocada. Assim, não será de todo recomendada para qualquer tipo de material de comunicação.

Muito provavelmente neste momento estará a perguntar-se como é que pode saber se uma imagem web é boa o suficiente para ser impressa!

Se a imagem tem 72 DPI garantidamente não é uma boa opção. Se quiser fazer a conversão de DPI para pixels deve considerar que o número padrão de pixels para impressão são 300 PPI.

Ou seja, se quiser imprimir uma foto (ou uma fotorevista por exemplo), a imagem tem de ter no mínimo 300 PPI para garantir a qualidade da impressão.

No entanto, é importante ter em mente que não pode pegar numa imagem de 72 DPI e convertê-la numa imagem de 300 PPI. Porquê?

Novamente porque irá deformar a imagem e a mesma irá ficar completamente desfocada.

Aquilo que terá de fazer é encontrar novamente a imagem de alta resolução inicial (ou seja, a que tirou com a sua câmara fotográfica).

Deste modo irá utilizar uma imagem que não foi ainda convertida, logo está com a resolução máxima (tendo obviamente em conta aquilo que definiu na máquina fotográfica).

 

 

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.




[social_warfare buttons="Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total"]

aprender fotografia, blog de fotografia, camara fotografica, cursos de fotografia, dpi, ensaio fotografico, estudio fotografico, foto, fotógrafa, fotografar, fotografia comercial, fotografia digital, fotografia documental, fotografica, fotografo, fotografos, fotojornalismo, fotorevista, pixel, ppi, site de fotografia, tipos de fotografia, workshop fotografia


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009