O que é Papel Couché

O que é Papel Couché?

Quando encaminha um pedido de orçamento ou de impressão para uma gráfica, uma das opções é realizar a impressão em papel couché!

Este tipo de papel está disponível em praticamente todos os serviços de impressão. Mas qual a diferença para o papel comum? Será que é uma opção mais vantajosa? A qualidade de impressão será melhor?

Ora bem, se tem algumas dúvidas sobre esta questão, hoje resolvemos esclarecer tudo sobre este tema.

 

Papel Couché: Será esta a melhor opção para si?

Dependendo do tipo de artes gráficas que quer imprimir, pode optar por diferentes tipos de papel. Ao nível dos acabamentos, pode também optar por mate ou brilho.

Mas será que isso tem influência na qualidade final do trabalho? A resposta é: SIM. Mas vamos por partes.

O que é então o papel couché? É um tipo de papel constituído por uma base de papel offset, revestida por outros aditivos como carbonato de cálcio, caulim e látex.

O que é Papel Couché 2Ter todos estes componentes na sua constituição faz toda a diferença no acabamento, uma vez que a superfície de impressão é bastante lisa e uniforme.

A par disso, uma das principais características deste papel é que o mesmo tem poros menores, o que leva a uma menor absorção da tinta.

Outro ponto interessante passa por perceber o tipo de gramagem que o papel couché pode ter. As mesmas podem variar entre 70g (mais utilizadas para folhetos ou flyers) e 350g (usado por exemplo para cartões de visita).

A diferença entre a gramagem do papel influencia a resistência e flexibilidade. Por isso, esta questão deve ser tida sempre em consideração na altura de fazer a escolha do papel para impressão.

Claro que cada caso é um caso. E, por esse mesmo motivo, é importante que fale com a gráfica e peça ajuda para esclarecer qualquer dúvida que possa ter.

Comparativamente ao papel offset , papel digital ou papel IOR, o couché é um pouco mais dispendioso. Contudo, para determinados projetos este tipo de papel é sem dúvida o mais indicado, já que transmite confiança e credibilidade.

 



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Papel couché mate ou brilho? Qual a melhor opção?

De forma prática, tudo irá depender exatamente do que pretende imprimir. Mas, para o ajudar a ter uma noção mais realista das diferenças, vamos explicar-lhe.

O papel couché mate conjuga as vantagens dos papéis revestidos brilhantes e dos não revestidos.

O que é Papel Couché 3

Como têm uma maior absorção de luz, o resultado final irá ter cores mais vivas e com elevado contraste. Assim, pode ser uma boa opção para cartões de visita, calendários, flyers, folhetos…

Já o papel couché com brilho é ideal para produtos que tenham imagens. Isto porque, como tem um brilho acetinado, dá mais vida às cores impressas. É importante frisar que este papel reflete muita luz e, isso pode fazer com que a leitura seja atrapalhada.

São ideais para cartões de agradecimento ou convites (ou até postais de natal originais) porque as mesmas têm um design com poucas palavras.

 

Não posso fazer a impressão em casa?

Bem, poder pode! Mas, a verdade é que não é propriamente aconselhável.

A maior parte das pessoas têm em casa impressoras de jato ou tonners. E, os mesmos têm tinta à base de água. Como o papel couché tem poros mais pequenos, existe uma menor absorção da tinta.

Assim, existe uma grande probabilidade de a tinta ficar borrada ao toque. Em vez de comprar resmas de papel couché para impressão, acaba por ser muito mais vantajoso e em conta recorrer aos serviços de uma gráfica.

Deste modo, vai garantir a qualidade de impressão, já que a mesma é realizada por profissionais.

Agora que já sabe o que é efetivamente o papel couché e quais as suas características, pondere esta opção que garante qualidade à sua impressão.

Se precisar de esclarecer alguma dúvida, esteja à vontade. Fale connosco.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

gramagem, gramagem de papel, gramagem papel, ior, papeis ou papéis, papel conqueror, papel couché, papel couché mate, papel de carta design, papel de carta empresarial, papel ior, tipo de papel, tipos de design, tipos de papeis, tipos de papel, tipos de papel para impressão, tipos de papel que existem


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009