O que é tecido poliéster Descubra agora

O que é tecido poliéster? Descubra agora

Quem nunca olhou para uma peça de roupa e viu a referência a poliéster na sua composição? A verdade é que a grande maioria das peças que vestimos no nosso dia a dia, são constituídas totalmente ou parcialmente por este componente.

Sabe porque é que isso acontece? Porque o poliéster é um dos tecidos que permite a aplicação de técnicas de sublimação por parte de uma gráfica.

Hoje vamos falar-lhe um pouco mais desta fibra e explicar-lhe quais são as suas vantagens e desvantagens.

 

Poliéster: Como tudo começou

O primeiro tecido poliéster foi criado em 1941 por John Rex Whinfield, James Tennant Dickson, W.K Birtwhistle e C.G Ritchiethey  e designava-se por terylene.

Foi nesse mesmo ano que Rex Whinfield e James Tennant Dickson (ambos químicos) patentearam o politereftalato de etileno (PET). Para quem não sabe, o PET é a base de qualquer fibra sintética.

Durante uma década, o terylene foi o único polyester a ser utilizado. Mas, em 1951 foi lançado o dácron, a segunda fibra de poliéster.

Mas, o mercado foi evoluindo e em 1960 a produção de fibras manufacturadas continuou a aumentar de forma consistente. Nesse mesmo ano, cerca de 30% dos americanos utilizava roupas com poliéster na sua composição.

Isso acontecia essencialmente porque:

  • As peças de roupa eram bastante confortáveis
  • Não ficavam tão agarradas ao corpo
  • Eram mais brancas
  • As peças eram mais brilhantes
  • Eram mais resistentes

Atualmente o polímero de poliéster, é amplamente reconhecido e utilizado em todo o mundo. A par disso, são milhares as empresas que recorrem ao mesmo para garantir uma impressão digital de qualidade nas suas peças.

 



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Mas o que é afinal o poliéster?

De forma simples o polyester é uma categoria de polímeros que contém na sua composição um grupo funcional éster. A par disso, atualmente existem inúmeras categorias, sendo que a sua composição pode ser natural ou sintética (sendo estes a grande maioria).

A maior parte das fibras de poliéster, são termoplásticas e têm várias aplicabilidades. A principal é a produção de roupa (camisas, lençóis, casacos, meias, estofos de sofás…), já que lhe confere algumas vantagens:

  • Maior durabilidade da peça
  • Facilidade na retenção de cor
  • Resistência a rugosidades
  • Impressão em tecido com maior qualidade

Contudo, pode ser utilizado também na produção de outro tipo de material como lonas, pneus, garrafas de plástico, tinta em pó, material isolante telas LED…

Mas a utilização de polímeros de plástico têm grande impacto ambiente tanto na fase de produção como na de descarte.

E, contrariamente ao que a grande maioria das pessoas pensa, a sua utilização gera um material nocivo e que está cada vez mais presente no nosso dia a dia: o micro plástico.

 

Um material simples de reciclar

Uma das bases dos tecidos de poliéster é o petróleo, um material não renovável e com um elevado impacto para o meio ambiente.

No entanto, as fibras de poliéster acabam por ser mais vantajosas que as fibras naturais devido à facilidade com que podem ser recicladas.

Sabia que um dos materiais como maior taxa de reciclagem são as garrafas PET? Isso acontece devido às inúmeras vantagens associadas às mesmas como material base da produção de tecidos em polyester:

  • Não existe necessidade de utilizar material que tenha como base o petróleo
  • Diminuição de 70% do gasto de energia (comparativamente à produção de um polímero natural)
  • Evita que as garrafas PET sejam descartadas para o meio ambiente

Contudo, a constante mistura de polímeros e tecidos, faz com que a reciclagem dos mesmo seja cada vez mais difícil. Deste modo, algo que pode ser reciclado, acaba por ficar inutilizado devido à impossibilidade de separação dos tecidos.

Como vê o poliéster é sem dúvida um material extremamente versátil e vantajoso. No entanto, é apenas preciso que seja utilizado da forma correta.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

composição poliéster, fibra, fibra de polyester, fibras de poliéster, impressão digital, impressão digital em algodão, nylon, o que é elastano, o que é poliester, poliester polímero, polimero natural, polimero plástico, polimero poliéster, polimeros, polipropileno, Polyester, roupa de poliéster


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009