O que é um cartaz e para que serve

O que é um cartaz e para que serve

O cartaz é um meio de comunicação utilizado por inúmeras marcas! Contudo, muitas empresas têm ainda alguma dificuldade em perceber ao certo o funcionamento desta metodologia de comunicação.

Assim sendo, hoje na Sydra Gráfica Online resolvemos abordar este tema e explicar-lhe o que são e para que servem os cartazes.

 

Cartaz: O que é e para que serve

De forma muito simples, podemos dizer que se trata de um aviso que tem como principal intuito comunicar um evento (que irá ocorrer) ou apresentar informações para determinado público-alvo.

Assim, os mesmos podem ser desenvolvidos para inúmeras finalidades. Na verdade, existem vários tipos de cartaz que se adequam a diferentes necessidades.

Por exemplo um cartaz com informações sobre a violência doméstica não irá estar exposto no mesmo local que um cartaz para um concerto de rock! São públicos diferentes, mensagens diferentes e intuitos completamente diferentes.

Deste modo, aquando da contratação de um designer para o desenvolvimento da arte gráfica, é importante ter estas questões em mente.

 

Diferentes tipologias de cartazes: Conheça-as

Tal como dissemos anteriormente, existem vários tipos de cartazes! De forma simples, os mais comuns são:

  • Cartaz político
  • Cartaz cultural
  • Cartaz comercial
  • Cartaz publicitário
  • Cartaz social
  • Cartaz educativo
  • Cartaz informativo

Perceba de seguida o que é e para que serve cada uma destas tipologias de cartazes.

 

1. O que é um cartaz político

Tal como o próprio nome indica, um cartaz político é aquele que tem como principal intuito destacar e apresentar ideais de origem política.

É muito comum vermos este tipo de cartazes na altura das eleições, em que os mesmos são utilizados não só para apresentar os vários partidos, como também para passar mensagens informativas e apelar ao voto.

 

2. O que é um cartaz cultural

De forma simples, este tipo de cartazes tem essencialmente como principal objetivo divulgar eventos que estejam ligados à cultura e que possam interessar à comunidade envolvente.

Por exemplo, na zona de Belém é comum vermos cartazes culturais com a apresentação de vários eventos que vão ocorrer no CCB (Centro Cultural de Belém).

 



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



3. O que é um cartaz comercial

Este é talvez um dos tipos de cartaz mais comum a par com os cartazes publicitários. Tal como o próprio nome indica, os cartazes comerciais são aqueles que são desenvolvidos especificamente com o intuito de vender algo.

 

4. O que é um cartaz publicitário

São cartazes muito similares aos comerciais, contudo, neste caso, nem sempre são desenvolvidos com o intuito de vender algum produto ou serviço.

Muitas vezes os cartazes publicitários servem para reforçar a notoriedade ou a confiança de uma marca junto de determinada comunidade.

Se olharmos para a história, existem dezenas de cartazes publicitários criativos que tiveram um grande impacto no desenvolvimento das marcas.

 

5. O que é um cartaz social

Os cartazes sociais são aqueles que são desenvolvidos tendo com principal intuito a mudança da mentalidade, a promoção de causas sociais e a correção de comportamentos cívicos.

Alguns dos casos mais comuns são os cartazes desenvolvidos para promoção da segurança rodoviária ou para alertas sobre os malefícios do tabaco.

 

6. O que é um cartaz educativo

Os cartazes educativos são aqueles que têm como principal intuito passar informações mais simples a um público-alvo, normalmente mais jovem. São muito comuns nas escolas.

 

7. O que é um cartaz informativo

Tal como o próprio nome indica, trata-se de uma tipologia de cartaz que tem essencialmente como principal intuito educar.

Assim, a par de serem também utilizados nas escolas, são muito comuns em centros sociais, centros de saúde, juntas de freguesia…

De forma resumida reforçam determinada informação de forma criativa.

 

Agora que já sabe o que é um cartaz e quais as diferentes tipologias, saiba que nem todos os aspirantes a designer sabem o que é preciso para fazer um cartaz eficaz.

A par da escolha do designer, considere também a importância de escolher uma boa gráfica para a impressão do mesmo. De nada lhe vale ter um cartaz criativo e bonito, e depois de impresso não ser muito apelativo.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

cartaz de divulgação, cartaz online, cartaz publicitário, cartazes online, como fazer poster, como fazer um carta de propaganda, como fazer um poster, criar cartaz, criar cartaz de evento, criar cartazes, criar poster, dicas de impressão, fazer poster, grafica 360, graficas online, impressão de poster, impressão digital grande formato, impressão dos cartazes, impressão grande formato, impressão online, imprimir foto poster, mupi, poster personalizado, posters baratos, resolução de imagem para impressão


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009