O que é um vetor Descubra aqui 2

O que é um vetor? Descubra aqui!

Não são raras as vezes que nos perguntam “O que é um vetor?”. Contrariamente ao que a grande maioria pensa, a verdade é que apenas quem está dentro da área de design tem conhecimentos mais profundos sobre este tema.

Assim sendo, hoje resolvemos simplificar esta questão. De seguida explicamos-lhe tudo o que precisa saber sobre este tópico.

O que é um vetor?

Alguma vez ouviu o seu designer dizer-lhe que precisa de um vector para concluir aquele projeto que irá seguir para pré-impressão numa gráfica online?

Temos a certeza que no momento que esta frase foi proferida, achou que iria ter de pagar ainda mais pelo trabalho desenvolvido.

Mas, pode desde já ficar descansado. Existem inúmeros vetores grátis que podem ser utilizados para projetos corporativos.

Mas, vamos por partes. O que é um vetor afinal?

Tenha em conta que as artes gráficas podem ser divididas em duas categorias distintas: gráficos raster ou gráficos vetoriais.

O que é um vetor Descubra aqui 3

A maior parte das pessoas está familiarizada com imagens .JPG ou .PNG (ou seja, aquelas que obtém através do seu smartphone ou máquina fotográfica).

No entanto, temos a certeza que já passou pela experiência seguinte: fazer zoom e verificar que a imagem fica borrada e a imagem que anteriormente era nítida, é agora um conjunto de pontos.

Esses pontos são designados de pixels e esse tipo de imagem é designado por gráfico raster.

Então o que é um gráfico vetorial? Muito provavelmente vê centenas de gráficos vetoriais por dia, contudo, nem sequer dá conta disso.

A maior parte dos logotipos são arquivos vetoriais. Mas o que é um vetor?



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Ora bem, um vetor é uma imagem feita num computador através de um software (como é o caso do Illustrator ou Photoshop) e que é composta por pontos, linhas e curvas, baseadas em equações matemáticas.

Isso significa que independentemente do tamanho ou do zoom que aplica, as imagens vão continuar a ser percetíveis.

Não vão existir linhas irregulares ou desfocadas com este tipo de imagem, independentemente do quanto amplie a mesma.

É também importante frisar que quando falamos de vetores, as cores estão separadas de qualquer tipo ou forma. Desse modo, é possível fazer qualquer tipo de mudança (de cores por exemplo) com um simples clique.

 

Porque é que os vetores são essenciais no trabalho de um designer gráfico?

Se pensarmos bem, devido à sua abrangência de utilização, os vetores estão presentes numa grande maioria de materiais utilizados pelas empresas.

Por exemplo, um logotipo é sempre desenvolvido em formato vetorial. E porque é que isso acontece? Essencialmente porque os vetores permitem a construção de imagens com maior qualidade, com uma cor sólida e com um texto nítido.

A par disso, os gráficos vetoriais tornam o desenvolvimento de um projeto de design em algo muito mais simples e económico.

 

Assim sendo, podemos dizer que para o mais comum dos mortais, saber o que é um vetor é algo um pouco dispensável, já que a grande maioria não tem sequer um software instalado no computador que permita a sua utilização.

Contudo, para quem é designer ou para quem quer aprender a desenvolver artes gráficas, saber o que é um vetor é o primeiro passo para o sucesso.

Agora que já percebeu do que se trata um vetor, é importante que nunca apague estes ficheiros do seu computador (sim, mesmo que sejam os vetores que o designer lhe enviou).

E porquê? Porque se quiser fazer qualquer tipo de alteração ao design, esses mesmos ficheiros têm de ser editados.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

compro o que é nosso logo vector, compro o que é nosso vector, o que é o vetor gradiente, o que é um vector, o que é um vetor, o que é vetor, o que é vetor unitario, o que é vetorizar, o que é vetorizar uma imagem, o que é vetorizar uma imagem no illustrator, onde vector, quem quer ser milionario vector, vector o que é, vetorizar imagens o que é


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009