Descubra a origem destes 5 símbolos que utilizamos na atualidade

Descubra a origem de 5 símbolos que utilizamos na atualidade

Todos nós, independentemente de sermos ou não designers, utilizamos diariamente vários símbolos. No entanto, a grande maioria das pessoas não tem noção da origem dos mesmos.

Claro que quando falamos de design existem alguns mais conhecidos que outros. Mas, hoje resolvemos abordar esta questão de outro prisma.

De seguida apresentamos-lhe a origem de alguns símbolos que são conhecidos de todos nós! Muitos deles, são inclusivamente utilizados por nós todos os dias.

Símbolos: Conheça a origem destes 5

Neste artigo vamos explorar a história por trás de alguns dos símbolos gráficos mais utilizados.

Compreender os mesmos pode ajudá-lo numa utilização mais estratégica no seu próprio trabalho ou nos materiais de branding da sua empresa que encaminha para impressão numa gráfica online.

Conheça-os de seguida.

1. @

Descubra a origem destes 5 símbolos que utilizamos na atualidade @

A primeira vez que o @ foi utilizado foi em 1971 por Ray Tomlinson, um programador informático americano e, inventor do email.

Hoje em dia, além das milhares de pessoas que utilizam o @ no envio dos seus emails, o mesmo é especialmente utilizado por contabilistas e designers. Muitas vezes este símbolo pode ser utilizado em mac shortcuts.

Existem 3 teorias principais associadas à origem do @:

  • Representa a palavra latina “ad” que significa “para”
  • Nasce da palavra francesa “à” que significa “at”
  • É uma abreviatura de “cada um em”

 

2. $

Descubra a origem destes 5 símbolos que utilizamos na atualidade $

A maior parte das pessoas julga que o símbolo do dólar americano ($) nasceu de um monograma entre as letras U e S. Pois bem, se acha isso, saiba de antemão que está incorreto.

Este símbolo é uma abreviatura de “peso” (também conhecido como PS) que apareceu pela primeira vez em 1770 quando os americanos começaram a fazer trocas comerciais com os espanhóis.

No design gráfico, o símbolo do dólar pode representar a identidade nacional, a moeda física ou mesmo a história bíblica da serpente.

 

3. !

Descubra a origem destes 5 símbolos que utilizamos na atualidade !

O ponto de exclamação! Quem nunca usou? Seja para mostrar desagrado ou simplesmente para dar mais ênfase a uma frase.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



O mesmo deriva do latim “io” que significa “Urra – ou Hurray”. Esta é uma forma clássica de expressão de felicidade e alegria.

Assim, de forma a minimizar a escrita de palavras e compartilhar sentimentos fortes simultaneamente, a letra “i” foi escrita por cima do “o”.

A verdade é que embora seja muito utilizado por designers, escritores e jornalistas não gostam muito deste sinal de pontuação, argumentando que ele é usado em demasia e de forma ineficiente.

 

4. #

Embora atualmente este símbolo seja denominado por hashtag, a verdade é que inicialmente designava-se apenas por hash.

A mesma está ligada às listras que os militares recebiam a cada 3 anos de serviço. As marcas hash estão presentes em todos os casacos de farda dos militares (independentemente da patente ou especialidade).

Provavelmente a hashtag ficou ainda mais conhecida depois de começar a ser utilizada frequentemente no Instagram.

Contudo, desengane-se se julga que foi o Instagram o impulsionador da #. Na verdade o mesmo começou a ser amplamente utilizado em 2007, depois de Chris Messina usar o Twitter para sugerir que os tweets fossem agrupados pelo mesmo tópico.

 

5. ∞

Descubra a origem destes 5 símbolos que utilizamos na atualidade 8

O símbolo do infinito continua a ser um dos mais utilizados em áreas como física, ciências computacionais e álgebra (ou tatuagens). Contudo, a primeira vez que foi representado nestas áreas foi em 1655 por John Wallis.

Na Índia e no Tibete, o infinito representa o dualismo e perfeição, o equilíbrio entre forças opostas e a unidade de um homem e uma mulher.

No século VIII, o símbolo do infinito tornou-se parte da cruz de São Bonifácio, ajudando a promover o cristianismo em todo o Império Franco.

 

Estes são 5 símbolos que temos a certeza que utiliza com imensa frequência, mas não conhecia a sua verdadeira origem. Tinha a noção do simbolismo por detrás dos mesmos?

 

 

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

arroba, Artes gráficas, baixar fotos, comunicação visual, fontes de letras, free vector, hash, hashtag, infinito, o que é um vetor, significado de simbolos, simbologia, simbolos significativos, simobolo s, vector download, vetores free, vetores grátis


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009