qual-a-diferenca-entre-painel-empena

Qual é a diferença entre painel e empena?

O mercado da publicidade, impressão digital e das artes gráficas vivem lado a lado.

Tradicionalmente, as grandes ideias que são concebidas nas agências criativas, destinadas a promover grandes marcas e alcançar milhares de pessoas, passam eventualmente para as máquinas de impressão de tipografias que materializam todos os materiais.

No entanto, perante a diversidade e o dinamismo deste mercado, torna-se por vezes difícil distinguir todos os formatos disponíveis.

Por essa mesma razão, e sentindo que vão surgindo algumas dúvidas sobre este tema, hoje escrevo-lhe um artigo que se debruça na diferenciação de painel e empena.

qual-a-diferenca-entre-painel-empena

De uma forma genérica, existem muitas pessoas (incluindo até publicitários!) que pensam que estes termos se referem ao mesmo formato ou que são quase a mesma coisa. Esta dúvida é frequentemente provocado pelo facto de ambos os formatos serem de grande dimensão…

Mas esta é uma noção errada!

O longo dos próximos parágrafos, vou falar com maior detalhe de cada formato.

ALGUNS FORMATOS DO PAINEL

O painel, mesmo que tenda a ser um formato de menor dimensão, engloba uma série de outros formatos menores que se aplicam a diferentes situações.

 

a) Outdoor

Todos nós conhecemos os bem famosos outdoors, visto tratarem-se do tipo de painel mais antigo e célebre no mercado. Assumindo diferentes designações pelo mundo fora, o outdoor é especialmente popular por permitir destacar conteúdos à distância, apresentando-os a uma grande dimensão.

b) Front Light

Menos conhecido que o outdoor, o painel front light caracteriza-se por recorrer a iluminação frontal de forma a dar enfoque ao conteúdo. Mesmo que durante o dia este tipo de painel se assemelhe muito ao outdoor, à noite destaca-se com mais facilidade, e resulta até mesmo melhor, ao surgir como um ponto de iluminação por entre a escuridão.

c) Back Light

Se falamos de front light, temos também de falar de back light. Este é um formato que regista também muita popularidade, aplicando a mesma lógica das televisões que temos lá em casa. O back light é um painel de estrutura metálica no qual se prende uma lona translúcida com a propaganda impressa. A iluminação vem por dentro da estrutura, por detrás da lona. Um bom exemplo de back light são os anúncios que encontramos nas paragens de autocarro.

b) Painel ou Reclamo Luminoso

O painel luminoso é, por norma, aplicado em prédios e fachadas para indicar que naquele ponto está a empresa “X”. Na maior partes das vezes, são utilizados como parte do projeto de sinalização das empresas e não para fazer publicidade tradicional. Para dar forma a este formato, por norma é necessário usar uma estrutura padrão back light.

b) Triedro

Sabe aqueles anúncios que estão sempre a rolar dentro da mesma estrutura, permitindo cerca de 7 segundos para que os possamos ler antes de nos ser apresentado outro anúncio? Trata-se do painel Triedro. Este é um tipo de painel com iluminação frontal, composto por uma estrutura na qual se encaixam peças triangulares que giram a cada 7 segundos por um mecanismo automatizado. Em cada face das peças triangulares é colada uma parte da arte do anúncio. Assim, podem ser formadas e transmitidas 3 mensagens distintas ao mesmo tempo.

O QUE É EMPENA?

Ao contrário do que acontece com os painéis, só há um tipo de empena, feita com lona.

As empenas são grandes estruturas para a veiculação de materiais publicitários em chamadas paredes cegas (paredes sem janelas) de edifícios. Ou seja, são anúncios muito grandes, que antigamente eram pintados à mão, mas que atualmente podem ser impressos em lonas e iluminados frontalmente. Em alguns locais do mundo, este é um formato proibido para prevenir o aumento de poluição visual.

O mais relevante para diferenciar uma empena de qualquer outro painel é que este formato utiliza uma estrutura que já existe, procurando incorporar-se em elementos do meio onde nos encontramos: o caso mais comum, claro, são os prédios.

 

Consulte o website da Sydra e fique a conhecer um fornecedor de impressão de painel ou empena, que prima pela qualidade de serviço e entrega rápida.

 

Já investiu em algum destes meios de comunicação? Compartilhe o seu resultado!

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.




[social_warfare buttons="Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total"]

Artes gráficas, Backlight, diferença entre painel e empena, Empena, Formatos de Painel, Frontlight, Outdoor, outdoor preços, Painel, painel de parede, Painel Luminoso, publicidade outdoor, Triedro

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009