Papel timbrado – Como utilizar eficazmente no seu negócio

O email é hoje em dia a principal forma de correspondência, mas há procedimentos que ainda exigem o envio de carta, e que normalmente são feitos em papel timbrado. Sabe o que é o papel timbrado e como pode ser utilizado na sua empresa?

Neste artigo explicamos-lhe como funciona e partilhamos algumas dicas eficazes para criar o papel timbrado.

Dicas eficazes para criar papel timbrado à imagem da sua empresa.

 

O papel timbrado é um dos elementos que compõem a identidade corporativa, e tal como o logotipo e os cartões de visita deve ser único, identificar e representar de forma gráfica a empresa e o seu posicionamento.

É um documento que transmite credibilidade, confiança e profissionalismo e é muito comum ser utilizado para contratos, propostas, cartas, documentos, pedidos, declarações e orçamentos. É considerada uma maneira formal de comunicação para empresas, associações ou profissionais, identificando-a e promovendo-a.

Os elementos obrigatórios para o papel timbrado são o logotipo, nome da empresa ou produto e contacto. Normalmente, estas informações surgem no canto superior ou inferior da folha, ficando o restante espaço livre.

Dependendo da identidade da empresa, pode ter diferentes cores, fontes e imagens e utilizar papéis especiais, acabamentos, tonalidades e gramagens distintas.

Deixamos por isso, algumas dicas que consideramos relevantes ao criar a sua carta timbrada do seu negócio.

Dicas eficazes para criar papel timbrado:

 

Papel e Informação

O papel timbrado pode ser impresso a cores ou a preto e branco. Ao utilizar cores lembre-se que devem remeter para a identidade da marca. É importante não esquecer também, que os tons devem ser suaves para que o conteúdo a colocar no papel timbrado seja percetível.

Quanto aos conteúdos a incluir, deve colocar o logótipo e o nome da sua empresa. Para além disso, opte por inserir outros dados, email, telefone, morada, website e redes sociais.

O formato mais habitual para o papel timbrado é o A4 (21 x 29,7 cm).

 

Estrutura e Template para o Papel Timbrado

No momento de escolher o template para o papel timbrado, deve ter em consideração a sua área de negócio. Se trabalha em áreas tradicionais, como advocacia, opte por selecionar modelos mais clássicos. Por outro lado, se a sua atividade se enquadra em áreas mais criativas, pode escolher modelos mais originais e distintos.

 

  • Para papel timbrado tradicional

Utilize fundo branco, com informações impressas no cabeçalho ou rodapé e, por norma, com pouca cor.

  • Para papel timbrado com Margem

As margens dão um acabamento personalizado e diferenciado, por isso adapte-as ao estilo do seu negócio – retas com cores, em toda a folha ou apenas nos cantos. Explore as diferentes opções e aposte num design exclusivo para o seu papel timbrado.

  • Para papel timbrado com Imagem de Fundo

Para dar um toque diferente ao seu papel carta, inclua uma imagem de fundo ou uma textura. Neste caso, aposte na simplicidade e evite utilizar demasiados detalhes. Alguns exemplos interessantes são a utilização de símbolos ou icons que se associem à empresa e área de negócio.

  • Para papel timbrado com Fotografias

A utilização de fotografias no seu papel timbrado é uma ideia por diferenciadora, no entanto, não é aplicável a todas as áreas. Relembramos que o objetivo do papel timbrado é transmitir credibilidade e confiança, por isso, uma fotografia ou imagem, apenas podem ser incluídas em negócios menos formais. O papel de carta com fotografias pode ser também interessante se trabalhar a sua imagem pessoal. São exemplos os consultores imobiliários ou outros profissionais, cujo o negócio é associado à sua imagem pessoal.

A imagem corporativa está diretamente relacionada com a apresentação de uma identidade visual adequada. A sua aplicação no papel timbrado e o seu design atraente, pode ter impacto no negócio.

Consulte o website da Sydra e fique a conhecer um fornecedor de impressão de papel timbrado, que prima pela qualidade de serviço através da utilização de produtos e ferramentas específicas para este serviço.

 

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