As 8 perguntas mais frequentes sobre o adesivo perfurado

As 8 perguntas mais frequentes sobre o adesivo perfurado

 

Se lhe perguntarmos o que é um adesivo perfurado e onde é que o mesmo pode ser colocado, sabe responder?

A verdade é que a maior parte das empresas não sabe o que é este tipo de adesivo e onde é que pode ser utilizado.

Assim, e de forma muito resumida podemos dizer que se trata de um adesivo em vinil microperfurado que pode ser colado num vidro sem que haja perda de visão do interior para o exterior.

A par disso, outra grande vantagem deste tipo de adesivo é que garante que o ambiente não fica pesado, já que a luz entra através da furação.

Como são impressos com uma qualidade muito elevada, o conteúdo é perfeitamente visível e corretamente legível do lado exterior.

Este tipo de material é comumente utilizado em montras de lojas, vidros de carros e como separador em vidros de forma a criar diferentes espaços (como por exemplo em empresas que funcionam em open space).

vinil perfurado as perguntas mais frequentes

 

De seguida vamos responder a 8 perguntas comuns sobre este tipo de adesivo. Aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.

Adesivo perfurado: as 8 questões mais frequentes

 

Embora o adesivo perfurado seja cada vez mais utilizado, são ainda muitas as dúvidas relativamente a este suporte de comunicação.

Iremos esclarecer as principais de seguida.

 

1. Como é que este tipo de adesivo é confecionado e como funciona?

Os adesivos perfurados são confecionados em PVC (cloreto de polivinil) e até 50% de área impressa, de forma a obter uma excelente resolução e manter a visibilidade unidirecional.

Um dos lados (por norma preto) maximiza a transparência, sendo que a iluminação é o “toque” final na garantia de qualidade. De modo a obter um efeito otimizado, o lado impresso deve ser sempre mais claro.

Como é que este tipo de adesivo é confecionado e como funciona 

2. Quais os principais benefícios da utilização do vinil microperfurado?

São diversas as vantagens associadas a este vinil. Contudo, as 3 principais são:

  • Novas oportunidades de publicidade – uma vez que não existe obstrução da vista do interior para o exterior
  • Maior segurança – Uma vez que pode ser aplicado em qualquer tipo de vidro, permite maximizar a visibilidade por exemplo, em veículos de emergência ou de instituições financeiras
  • Controlo de brilho – Garante uma redução do brilho (sem influenciar negativamente a luminosidade) e do calor

 

3. Quais os métodos mais comuns de impressão de um vinil perfurado?

Existem inúmeros métodos de impressão para este tipo de vinil, todos eles associados a equipamentos de impressão digital que utilizam o sistema de cor CMYK.

A par disso são utilizadas tintas solventes, tinta látex, tintas eco-solventes e UV.

 

4. Existe alguma consideração a ter antes de realizar a impressão?

É importante ter em mente que os conteúdos impressos em películas perfuradas tendem a parecer menos vibrantes do que os conteúdos impressos em vinil sólido.

Isto acontece essencialmente porque 50% do vinil não “existe” devido ao processo de furação.

o que ter em conta antes da impressao em vinil perfurado

Assim sendo, para garantir que a impressão tem a maior qualidade possível, é essencial que escolha bem a gráfica que irá fazer esse trabalho.

Na Sydra, temos vários anos de experiência na impressão de vinil microperfurado.

 

5. Existe alguma diferença entre o vinil perfurado para utilização interior e exterior?

Existem algumas diferenças significativas entre ambos.

No vinil perfurado para utilização exterior (ou vulgarmente conhecida por preto/branco) o mesmo é fixado na parte externa no vidro. Dessa forma, a imagem é impressa diretamente na face branca.

No caso da aplicação interna a mesma é colocada diretamente na superfície do vidro, por isso são impressas imagens espelhadas.

vinil perfurado diferença entre interior e exterior

Este tipo de imagens são impressas com uma sequência de cores no sentido inverso, seguida da aplicação de uma camada geral branca e por fim uma camada geral preta.

Muitas vezes os vinis para as janelas de lojas são impressos desta forma, de modo a evitar não só vandalismo, como também para minimizar o desgaste.

 

6. Preciso laminar os vinis?

A melhor resposta que lhe podemos dar é: depende. Depende da vida útil desejada, assim como do fato de estarem ou não sujeitos a intempéries.

As principais razões para se laminar os vinis são:

  • Proteção contra os raios UV, intempéries, vandalismo
  • Adicionar brilho ou mate de forma a melhorar o aspeto final
  • Manter a visibilidade através do vinil, evitando que os mesmos fiquem, por exemplo, cheios de água quando chove

No entanto, devemos ter em conta o seguinte; o vinil abordado neste artigo é o vinil microperfurado e não existe laminação específica para o mesmo, pelo que utilizando a laminação comum a área de furação fica sujeita a não ter suporte para laminação estabilizar. Assim, aconselhamos a aplicar laminação nos variados tipos de vinil pelas razões em cima referidas, exceto no vinil perfurado.

 

7. O adesivo perfurado é simples de aplicar?

Se utilizar algumas ferramentas simples (como é o caso de uma espátula) e se seguir algumas regras básicas, este tipo de película é extremamente simples de aplicar.

A par disso, a sua remoção é também bastante simples. Deste modo, permite que este suporte de comunicação seja alterado com rapidez sempre que haja necessidade.

 

8. Como é que posso encomendar a impressão de um vinil microperfurado?

Se deseja imprimir este tipo de suporte, pode entrar em contacto com a Sydra. Iremos perceber em conjunto consigo quais os objetivos primordiais, e apresentar-lhe não só o melhor orçamento, como também um trabalho de excelência com entrega em qualquer parte do país.

Estas são as 8 questões mais comuns sobre a impressão de um adesivo perfurado. Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas.

Contudo, se tem alguma questão extra que gostaria de ver esclarecida não hesite em contactar-nos. Temos todo o gosto em esclarecer.


Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Apoio ao Cliente

+351 227 122 009

Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h