10 dicas para criar o design de um postal empresarial

Podemos viver na era do digital, onde estratégias como redes sociais e a aposta no e-mail marketing proliferam, mas a verdade é que existem materiais mais tradicionais que continuam a funcionar para certos modelos de negócios.

O marketing de porta a porta, conhecido pela distribuição de informação comercial pela rua, de casa em casa, é hoje um método que ainda funciona muito bem.

Não é por isso de admirar que o postal empresarial continue a receber bastante procurar no mercado das artes gráficas.

O postal empresarial é exactamente aquilo que a sua designação nos diz que é: um postal, que pode ser entregue em qualquer caixa de correio, onde está uma mensagem comercial que beneficia a sua marca, serviço ou empresa.

 

Muitas marcas usam este tipo de postais não só para tentar vender novos produtos mas em certas ocasiões especiais, esperando conseguir valorizar a sua imagem junto ao cliente: desejando boas festas ou um bom aniversário, por exemplo. Afinal de contas, quem não gosta de receber postais nestas alturas?

No entanto, um postal empresarial não pode ser feito sem se seguir determinadas regras. Nos próximos parágrafos partilho, portanto, algumas dicas que o ajudarão a criar um postal para a sua empresa.

10 CONSELHOS ÚTEIS PARA FAZER POSTAL EMPRESARIAL EFICAZ

1. Assegure a qualidade do seu postal

A qualidade é a primeira coisa que o destinatário vai considerar ao retirar o postal da caixa de correio.

O tipo de cartão usado para imprimir é adequado? É um cartão pesado, de alta qualidade e durável? Está bem acabado, com brilho ou matte? A qualidade da impressão é consistentemente alta?

Estas são questões importantes a considerar e que deve averiguar junto do designer ou, em alternativa, do responsável da tipografia onde fará a sua impressão.

2. A cor cria o interesse visual

Certifique-se de que a cor é usada com cuidado e inteligência em todo o design do postal empresarial.

O design deve representar claramente os principais elementos da marca – incluindo as cores da identidade da marca, o logo e um layout semelhante ao do site web, caso tenha um.

É importante refletir uma mensagem consistente em todos os seus materiais de marketing.

3. Use fotografias apenas quando relevante

Se apropriado para a sua mensagem, mostre os seus produtos ou armazene-os na parte principal do seu postal empresarial.

As fotografias funcionam para ajudar as pessoas a estabelecer um relacionamento real consigo e com os seus produtos ou serviços.

4. Dê protagonismo ao seu logo

O seu logotipo é fundamental para apresentar a identidade da marca. Certifique-se de que está bem posicionado para obter atenção das perspectivas e dos clientes.

A ideia é que mal abra a caixa e correio e veja o postal, a pessoa seja capaz de reconhecer quem o enviou.



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5. Seja direto e simples

É importante minimizar o texto do cartão para apresentar apenas o essencial. Não deixe o seu postal empresarial lotado com muitos detalhes extra.

Mantenha o copy no mínimo: os destinatários devem estar motivados para o contratar e obter informações adicionais.

Tenha em mente frases atraentes e clássicas, como “Grátis” ou “Promoção” ou “50% de desconto”. Limite os estilos de fonte para manter a leitura fácil.

6. Evite confusão visual

Uma mensagem simples será mais fácil de comunicar. Evite a confusão visual. Certifique-se de que o tom visual do seu postal empresarial é bem adaptado ao seu público-alvo.

Tomando o exemplo de clientes empresariais, seria recomendável considerar o uso de linguagem, cor e layout mais conservadores.

Um postal empresarial bem projetado é visualmente equilibrado, atrai atenção e é fácil de ler.

7. Procure inovar

Por que não incluir alguns elementos fora do comum no design do seu cartão postal, como cortes especiais, cantos arredondados ou outros acabamentos de impressão especial?

Pergunte ao seu designer gráfico quais são as ideias de impressão inovadoras. Opções de impressão personalizadas são muitas vezes surpreendentemente acessíveis e podem ajudar o seu postal empresarial a destacar-se.

Por que não fazer a parte de trás tão atraente como a frente – e chamar a atenção da sua audiência de ambos os lados do seu postal?

8. Espaço para selo/correio

É sempre aconselhável manter um espaço livre para colocar informação sobre a morada do destinatário e o selo. Esforce-se para manter o máximo impacto visual ao acomodar elementos de correio no seu postal.

9. Opções de cartão e textura

Escolha sempre um stock alto e de alta qualidade para os seus postais empresariais. As opções de acabamento brilhante são excelentes para cartões que apresentam detalhes fotográficos.

O matte, por outro lado, funciona bem com elementos de design tipográfico. Uma vez mais, o nosso conselho é que peça ao seu designer algumas amostras de stock de cartão postal para poder comparar.

10. Reveja com atenção cada palavra do postal

Antes de enviar o cartão para impressão, certifique-se de que todos os detalhes estão corretos.

Inclua sempre o seu telefone, endereço web, e-mail, twitter e perfis do Facebook. Tenha muito cuidado para rever cuidadosamente os seus detalhes de design de cartão postal antes de os imprimir.

 

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