Programas de Design Gráfico que qualquer profissional devia conhecer

Programas de Design Gráfico que qualquer profissional devia conhecer

Quem trabalha com comunicação ou marketing digital, precisa de ter alguns conhecimentos sobre programas de design.

Uma vez que uma imagem vale mais que mil palavras, conhecer programas que o ajudem a desenvolver imagens impactantes é essencial para qualquer negócio.

E não, contrariamente ao que possa estar a pensar, não precisa ser designer gráfico para conseguir desenvolver peças de comunicação visual que cumpram os objetivos para as quais foram criadas.

Existem opções pagas ou gratuitas, e simples ou complexas. Na verdade, existem opções para praticamente todos os gostos e necessidades. Por isso, muitas vezes escolher o melhor é uma questão de design e simplicidade na utilização.

Claro que se está a desenvolver artes gráficas que necessitem de ser enviadas para pré impressão numa gráfica online, aí será melhor contratar apoio especializado de um designer.

Mas, independentemente dos seus conhecimentos na área gráfica, hoje iremos apresentar-lhe alguns programas de design gráfico que qualquer profissional precisa conhecer. Afinal, nunca se sabe quando é que poderá precisar de os utilizar.

 

Programas de design: Opções que vão facilitar a sua vida

Tal como dissemos anteriormente, existem programas de design pagos ou gratuitos. O que quer de forma resumida dizer que são programas mais profissionais ou mais simplificados.

Assim, e porque cada caso é um caso, apresentamos-lhe de seguida algumas opções para poder desenvolver peças de comunicação adequadas à realidade do seu negócio.

De forma a simplificar ainda mais esta questão, iremos dividir os programas em versões pagas ou gratuitas. Continue a ler se procura conhecer os melhores programas para a criação de projetos de design gráfico.

 

1. Programas de design gráfico profissionais

Quem trabalha com desenvolvimento de fontes de letra, vectores ou qualquer outro tipo de design gráfico, por norma necessita de mais de um programa.

Isto porque, embora as versões pagas dos softwares que lhe iremos apresentar sejam bastante completas, por vezes existe uma ferramenta que não está disponível e é necessária. Ou, por vezes um software é mais indicado para o desenvolvimento de uma tarefa do que o outro.

Conheça os principais.

 

1.1 Photoshop

Provavelmente é o programa de design mais conhecido a nível mundial. Neste programa é possível desenvolver de tudo e com uma qualidade de excelência.

A criação de banners, logotipos, cartazes ou posters é feita de forma simples e muitas vezes através de vetores grátis.

É importante frisar que apesar da qualidade, o Photoshop não é propriamente uma plataforma intuitiva. Assim, a sua utilização por parte do utilizador comum pode ser meio complexa.

 

1.2 Illustrador e CorelDRAW

Tanto o Illustrator como o Corel são programas de design bastante conhecidos, e utilizados essencialmente no desenvolvimento de imagens vetoriais.

O Corel, devido ao seu custo mais reduzido é uma ferramenta de excelência para quem está a começar a trabalhar com design gráfico.

Já o Illustrator é um programa complexo e completo, e por esse motivo, mais caro.

Através de ambos os programas pode desenvolver várias artes gráficas como folhetos, flyers ou cartões de visita.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



 

1.3 InDesign

Provavelmente é um dos programas de design menos conhecidos. O mesmo é especialmente utilizado para paginação.

No entanto, devido às suas diversas funcionalidades e ferramentas, pode ser utilizado para diversos projetos gráficos como cartazes ou autocolantes.

 

2. Programas de design gratuitos

Os 4 softwares que lhe indicamos anteriormente são essencialmente utilizados por designers profissionais. Os mesmos têm custos e ferramentas associadas que acabam por não fazer sentido para o utilizador comum.

Assim sendo, para quem procura criar produtos de artes gráficas de qualidade mas com custos reduzidos, existem opções. Conheça-as.

 

2.1 GIMP

Para quem procura uma alternativa aos programas de design profissionais, o GIMP pode ser uma excelente opção.

Além de lhe permitir criar e editar imagens, é bastante simples e intuitivo de utilizar.

Para o utilizar deve fazer o download para o seu computador, e em menos de 10 minutos pode começar a utilizar todas as funcionalidades do mesmo.

 

2.2 InkScape

Para quem procura uma alternativa gratuita ao CorelDRAW para a criação e download de vetores o InkScape pode ser a opção mais indicada. Através da mesma vai poder criar imagens vetoriais precisas e de elevada qualidade.

A par dessa questão, pode sempre ir adicionando extensões que vão ajudar a tornar o programa mais completo e com mais funcionalidades.

Para o utilizar deve fazer o download para o seu computador.

 

2.3 Scribus

O Scribus é uma alternativa muito completa ao InDesign.

O seu layout é bastante simples e intuitivo, permitindo-lhe desenvolver produtos gráficos de forma rápida e com muita qualidade.

 

Alternativas aos programas de design

A verdade é que independentemente do programa ser pago ou gratuito é sempre necessário algum tempo para aprender a mexer no mesmo de forma a criar artes de qualidade.

Mas, nem sempre os empresários têm tempo para tal ou conhecem um designer que lhes transmita total confiança no desenvolvimento do projeto.

Nesses caso a Sydra poderá ser uma excelente opção para si. Além de tratarmos da impressão de todo o seu projeto, temos também designers internos que podem desenvolver o seu projeto.

Agora já sabe quais os principais programas de design (gratuitos e pagos) existentes no mercado. No entanto, para quem procura alternativas ainda mais simples, o Canva pode ser uma excelente opção devido aos seus designs pré feitos.

Neste momento utiliza algum destes programas? Qual é para si o melhor? Partilhe connosco a sua opinião!

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

design de programas, design online free, editor de fotos para pc gratis, fazer cartazes online, melhores programas de design, montagem fotos online, programa para desenhar, programa para fazer cartazes, programa para trabalhar fotos gratis em portugues, programas de desenho, programas de design, programas de design grafico, programas de design grafico gratis, programas de design grafico online, programas de edição de fotos, programas de edição de imagem, programas para fazer cartazes e panfletos


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009