Como fazer uma propaganda de sucesso

 

O poder da propaganda é incrível! A publicidade é cada vez mais uma forma de divulgar e destacar os seus produtos ou serviços no mercado. Aumenta o alcance da marca, contribui para aumentar o número de clientes e diferencia-o da concorrência. No entanto, para que a propaganda seja realmente eficaz é essencial responder a algumas questões:

  • Qual é o objetivo da campanha?
  • Qual é o público-alvo?
  • Onde está o público-alvo?
  • Qual é o formato da publicidade?
  • A divulgação vai ser feita através de cartazes, flyers, mupis ou folhetos?

Agora que já estão definidos os pontos acima referidos, estamos preparados para desenvolver a sua campanha!

Neste artigo, vamos apresentar alguns pontos que devem fazer parte da propaganda e que deve ter em atenção ao desenvolvê-la.

 

 

O planeamento é essencial para desenvolver uma propaganda eficaz.

1. Logotipo

Inclua sempre o logotipo da marca. Este elemento é a imagem de referência e representa a identidade da marca. Seja num flyer, num folheto, um mupi ou num cartaz, o logotipo deve estar presente na sua propaganda.

 

2. CTA (call-to-action)

Utilize um CTA para indicar às pessoas qual a ação que devem fazer. O CTA é uma imagem ou texto que motiva o utilizador ou cliente a praticar uma ação. É assim, uma «chamada» para uma «ação». Na prática pode ser um «contacte-nos», «visite-nos» ou «ligue-nos».

 

3. Imagens e elementos visuais

Invista em elementos visuais apelativos! Por exemplo uma foto, um gráfico ou um ícone. Para além do logotipo da empresa, deve adicionar outros elementos que sejam coerentes com a imagem da marca e com a mensagem que deseja comunicar. Utilizar imagens apelativas é uma excelente estratégia para chamar a atenção do seu público.

 

4. Cores contrastantes

Crie o estímulo para levar o cliente até ao seu produto ou serviço através das cores. Use cores contrastantes para fontes e fundos para garantir que o seu texto é legível. Combine tons mais escuros com tons mais claros para tornar a mensagem mais fácil e mais atrativa.

 



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5. Fontes (tipos de letra)

Torne a leitura mais clara! As fontes são a base da comunicação escrita e devem ser adequadas à mensagem que deseja transmitir. Utilize principalmente fontes sem serifa e combine os diferentes tamanhos de acordo com a hierarquia da informação. Selecione uma ou duas fontes no máximo na sua propaganda.

 

6. Hierarquia de informações

Organize a informação por ordem de relevância. Ao desenvolver a sua propaganda deve pensar quais as informações que deve comunicar e qual a hierarquia. Pense no que vai divulgar e organize a mensagem do mais importante para o menos importante. Dê sempre destaque ao que realmente interessa.

 

7. Menos é mais

Faça uma análise dos conteúdos quer seja em texto ou imagem e selecione apenas o que é essencial. Não sobrecarregue as pessoas com informações que não sejam relevantes. Mantenha uma comunicação simples e concisa, oferecendo valor ao seu público.

 

8. Utilize o espaço em equilíbrio

Saiba aproveitar o espaço! Não use o espaço que tem em branco para colocar informação, se essa informação não for realmente importante. Deve haver um equilíbrio entre os textos e as imagens, para que as pessoas possam compreender e memorizar a sua mensagem.

 

9. Pense fora da caixa

Seja criativo, pense na sua marca e na mensagem que deseja transmitir, conheça o perfil do seu público-alvo! Estes são os ingredientes de sucesso para apelar às emoções de quem vê a propaganda. Desta forma, vai conseguir chamar a sua atenção, ficar na sua memória e alcançar os objetivos que desejou para a sua campanha.

 

É impossível saber exactamente quanto será o retorno sobre o investimento dos seus gastos com publicidade. No entanto, isso não deve impedir de investir. Quando bem executado, a publicidade tem retornos muito positivos.

 

Se necessita de apoio em saber qual o tipo de propaganda mais eficaz para o seu negócio considere contactar a Sydra, uma gráfica online que prima pela qualidade de serviço e entrega rápida em qualquer parte do país.

 

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