Psicologia das Cores no Design que efeitos tem no consumidor

Psicologia das Cores no Design que efeitos tem no consumidor

Contrariamente ao que possamos pensar, todos nós somos influenciados pela psicologia das cores. Isto porque, a cor desempenha um papel fundamental na identidade de uma marca.

Quando existe um bom design e um guia de marca, a cor não só atrai o consumidor para determinado produto, como tem a capacidade de despertar emoções.

E, todos nós bem sabemos que as emoções vendem… Quando um cliente se identifica com uma brand, quando a mesma consegue despertar em si os seus desejos mais profundos… a marca ganhou um cliente para toda a vida!

Se está a pensar desenvolver o seu próprio negócio, hoje explicamos-lhe os efeitos psicológicos que as cores podem ter no seu público-alvo.

É importante frisar que quando desenvolver o guia de marca verifique com uma gráfica a facilidade de impressão das cores escolhidas.

 

Psicologia das cores: Como é que as mesmas afetam o consumidor?

Sabia que as cores quentes evocam emoções bastante diferentes das cores frias? O mesmo é válido para as cores brilhantes ou suaves!

Uma cor tem a capacidade de nos deixar tristes ou felizes, stressados ou relaxados, calmos ou com fome…

Perceba de seguida como as cores têm o poder de impactar as nossas emoções e comportamentos.

 

1. Cores quentes

Quando falamos de cores quentes, falamos essencialmente dos vários espectros de vermelho, laranja e amarelo.

As mesmas tendem a evocar sentimentos de felicidade, otimismo e alegria. Contudo, o laranja e o amarelo podem ser prejudiciais à vista e o vermelho pode causar fome!

 

1.1  Vermelho

O vermelho é uma das cores mais dinâmicas e por isso é que desempenha um papel fundamental na psicologia das cores.

A mesma é capaz de desempenhar reações opostas, sendo frequentemente associada a paixão e amor, mas também a raiva e perigo.

Se quiser chamar a atenção para um elemento de design, use o vermelho.

 

1.2  Laranja

A cor laranja aumenta a sensação de vitalidade e felicidade, além disso chama a atenção para determinado pormenor. É uma cor equilibrada – retrata a energia, mas pode ser convidativa e amigável.

É uma cor de excelência para uma chamada à ação para comprar ou assinar uma newsletter.

 



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1.3 Amarelo

O amarelo é talvez a cor mais energética já que é facilmente associada ao sol, riso, felicidade e esperança.

Assim, ao usar a cor amarela no design da sua marca irá fazer com que o seu cliente se sinta feliz e otimista

Lembre-se que é uma cor frequentemente usada para chamar a atenção de uma forma energética e reconfortante. Por isso não deve exagerar.

 

2. Cores frias

Quando falamos de cores frias, falamos essencialmente de verde, azul e roxo. São por norma cores que tranquilizam, mas podem também gerar tristeza.

Por exemplo o roxo é usado com frequência para ajudar a estimular a criatividade. Já o azul é utilizado para transmitir calma.

 

2.1 Verde

Quando falamos de psicologia das cores em design gráfico, o verde simboliza riqueza, recomeço ou saúde!

É essencialmente utilizado para criar harmonia e equilíbrio no design de uma marca. Se quer inspirar confiança ou segurança, o verde deve estar no seu guia de marca como cor a utilizar.

 

2.2 Azul

O azul é uma cor que tendencialmente irá evocar-lhe calma e espiritualidade. A maior parte das pessoas sente-se mais calma depois de se sentar um pouco a olhar para o céu…

A maior parte das empresas de áreas específicas (como contabilistas e advogados) usam esta cor para passar a sensação de profissionalismo e qualidade.

 

2.3 Roxo

O roxo está por norma associado à criatividade, à realeza e à riqueza.

É muitas vezes usado para tranquilizar ou aliviar sendo esse o motivo pelo qual é comumente utilizado em produtos de beleza.

Incorporar roxo escuro permite tornar o design mais luxuoso! No entanto, se for uma versão mais clara irá servir para mostrar romance e mistério.

 

Como vê, se está a criar um negócio, a psicologia das cores será essencial para desenvolver as artes gráficas de forma a que o seu consumidor faça aquilo que deseja…

Analise e faça boas escolhas, vai ver que fará toda a diferença.

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Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

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