
Psicologia das Cores no Design que efeitos tem no consumidor
Contrariamente ao que possamos pensar, todos nós somos influenciados pela psicologia das cores. Isto porque, a cor desempenha um papel fundamental na identidade de uma marca.
Quando existe um bom design e um guia de marca, a cor não só atrai o consumidor para determinado produto, como tem a capacidade de despertar emoções.
E, todos nós bem sabemos que as emoções vendem… Quando um cliente se identifica com uma brand, quando a mesma consegue despertar em si os seus desejos mais profundos… a marca ganhou um cliente para toda a vida!
Se está a pensar desenvolver o seu próprio negócio, hoje explicamos-lhe os efeitos psicológicos que as cores podem ter no seu público-alvo.
É importante frisar que quando desenvolver o guia de marca verifique com uma gráfica a facilidade de impressão das cores escolhidas.
Psicologia das cores: Como é que as mesmas afetam o consumidor?
Sabia que as cores quentes evocam emoções bastante diferentes das cores frias? O mesmo é válido para as cores brilhantes ou suaves!
Uma cor tem a capacidade de nos deixar tristes ou felizes, stressados ou relaxados, calmos ou com fome…
Perceba de seguida como as cores têm o poder de impactar as nossas emoções e comportamentos.
1. Cores quentes
Quando falamos de cores quentes, falamos essencialmente dos vários espectros de vermelho, laranja e amarelo.
As mesmas tendem a evocar sentimentos de felicidade, otimismo e alegria. Contudo, o laranja e o amarelo podem ser prejudiciais à vista e o vermelho pode causar fome!
1.1 Vermelho
O vermelho é uma das cores mais dinâmicas e por isso é que desempenha um papel fundamental na psicologia das cores.
A mesma é capaz de desempenhar reações opostas, sendo frequentemente associada a paixão e amor, mas também a raiva e perigo.
Se quiser chamar a atenção para um elemento de design, use o vermelho.
1.2 Laranja
A cor laranja aumenta a sensação de vitalidade e felicidade, além disso chama a atenção para determinado pormenor. É uma cor equilibrada – retrata a energia, mas pode ser convidativa e amigável.
É uma cor de excelência para uma chamada à ação para comprar ou assinar uma newsletter.
1.3 Amarelo
O amarelo é talvez a cor mais energética já que é facilmente associada ao sol, riso, felicidade e esperança.
Assim, ao usar a cor amarela no design da sua marca irá fazer com que o seu cliente se sinta feliz e otimista
Lembre-se que é uma cor frequentemente usada para chamar a atenção de uma forma energética e reconfortante. Por isso não deve exagerar.
2. Cores frias
Quando falamos de cores frias, falamos essencialmente de verde, azul e roxo. São por norma cores que tranquilizam, mas podem também gerar tristeza.
Por exemplo o roxo é usado com frequência para ajudar a estimular a criatividade. Já o azul é utilizado para transmitir calma.
2.1 Verde
Quando falamos de psicologia das cores em design gráfico, o verde simboliza riqueza, recomeço ou saúde!
É essencialmente utilizado para criar harmonia e equilíbrio no design de uma marca. Se quer inspirar confiança ou segurança, o verde deve estar no seu guia de marca como cor a utilizar.
2.2 Azul
O azul é uma cor que tendencialmente irá evocar-lhe calma e espiritualidade. A maior parte das pessoas sente-se mais calma depois de se sentar um pouco a olhar para o céu…
A maior parte das empresas de áreas específicas (como contabilistas e advogados) usam esta cor para passar a sensação de profissionalismo e qualidade.
2.3 Roxo
O roxo está por norma associado à criatividade, à realeza e à riqueza.
É muitas vezes usado para tranquilizar ou aliviar sendo esse o motivo pelo qual é comumente utilizado em produtos de beleza.
Incorporar roxo escuro permite tornar o design mais luxuoso! No entanto, se for uma versão mais clara irá servir para mostrar romance e mistério.
Como vê, se está a criar um negócio, a psicologia das cores será essencial para desenvolver as artes gráficas de forma a que o seu consumidor faça aquilo que deseja…
Analise e faça boas escolhas, vai ver que fará toda a diferença.