
O que é publicidade abusiva e os seus efeitos
Está a planear a sua próxima campanha de Marketing? Então, este artigo vai ser muito útil! Entenda o conceito de Publicidade Abusiva, quais as suas características e de que forma pode ser evitada nas suas campanhas.
Características da Publicidade Abusiva e o que deve evitar nas suas campanhas de Marketing.
No artigo de hoje vamos abordar a Publicidade Abusiva e as suas implicações. Já pensou como seria se investisse numa campanha publicitária e em vez de aumentar a sua visibilidade e o número de vendas, fosse multado?
Consideramos como publicidade abusiva, o tipo de campanhas que são discriminatórias, que exploram o medo e incitam à violência, assim como desrespeitam os direitos humanos e ambientais.
Pelo contrário, a publicidade enganosa omite ou transmite ideias falsas ou informações que não correspondem à verdade do produto ou serviço. A publicidade abusiva aproveita-se do medo, ou da insegurança para incentivar o consumidor a se comportar de determinada forma, prejudicando a sua saúde ou colocando em causa a sua segurança.
Características da Publicidade Abusiva
As campanhas de publicidade abusiva podem ter diferentes características. Destacamos algumas:
1. Discriminação
Em momento algum, as campanhas de publicidade podem praticar um ato discriminatório.
Mas vejamos!
Consideramos como formas de discriminação, por exemplo:
- idade
- género;
- raça;
- religião
- crença;
- região demográfica.
Quando está a desenvolver a sua campanha é importante analisar bem os conteúdos, sejam textos ou imagens, e perceber se há palavras, imagens ou expressões que possam ferir a susceptibilidade de algumas pessoas.
2. Incentivo à violência
São as campanhas em que as suas mensagens incentivam à violência e agressão, estando muitas vezes relacionadas com lutas ou guerras.
Podem também, referir-se a situações em que o medo ou as superstições são utilizadas para que as pessoas sejam influenciadas a adquirir determinado serviço ou produto específico.
Em caso de dúvida durante a elaboração da sua campanha, mostre os textos e as imagens a alguém que possa fazer uma leitura mais distante, e compreenda a mensagem. Se gerar dúvidas, altere a mensagem.
3. Indução a comportamentos suspeitos
Se está a planear uma campanha para divulgar um produto específico que pode provocar acidentes ou danos se for mal utilizado, é importante referir esta informação na sua campanha.
É fundamental alertar os consumidores para os perigos e cuidados que a má utilização do produto pode gerar. Essa é uma responsabilidade sua! Evite danos e ensine os seus consumidores a utilizarem o seu produto da melhor forma possível.
4. Coloque em causa os valores ambientais
São consideradas publicidades abusivas, as campanhas que coloquem em causa os valores ambientais, que incentivem à poluição, ou condenem a proteção do meio ambiente.
A publicidade deve ser um meio para incentivar os bons comportamentos, acrescentar valor e partilhar as boas práticas. Desta forma, tudo o que seja para contrariar ou incentivar de forma negativa, pode contribuir também para transmitir uma imagem negativa da empresa.
É importante relembrar que as publicidades são associadas às empresas, por isso ao passar uma mensagem negativa, irá estar a passar uma imagem negativa da sua empresa.
5. Abuso infantil
As campanhas de publicidade consideradas de abuso infantil são as campanhas em que é utilizada uma linguagem desapropriada ou não adequada à idade.
Apresentadas as características de uma campanha de publicidade abusiva, é importante ter alguns cuidados. Entenda bem a mensagem que quer transmitir! A sua mensagem pode ter mais do que uma interpretação ou pode ser mal-entendida? Faça testes com pessoas reais e compreenda como elas interpretam a sua campanha.
Nunca é demais repetir. Uma mensagem negativa pode ser muito prejudicial para a sua empresa. Assegure-se de que não há interpretações erradas e que não está a ofender ou prejudicar determinados públicos.