publicidade abusiva caracteristicas

O que é publicidade abusiva e os seus efeitos

Está a planear a sua próxima campanha de Marketing? Então, este artigo vai ser muito útil! Entenda o conceito de Publicidade Abusiva, quais as suas características e de que forma pode ser evitada nas suas campanhas.

 

Características da Publicidade Abusiva e o que deve evitar nas suas campanhas de Marketing.

No artigo de hoje vamos abordar a Publicidade Abusiva e as suas implicações. Já pensou como seria se investisse numa campanha publicitária e em vez de aumentar a sua visibilidade e o número de vendas, fosse multado?

Consideramos como publicidade abusiva, o tipo de campanhas que são discriminatórias, que exploram o medo e incitam à violência, assim como desrespeitam os direitos humanos e ambientais.

Pelo contrário, a publicidade enganosa omite ou transmite ideias falsas ou informações que não correspondem à verdade do produto ou serviço. A publicidade abusiva aproveita-se do medo, ou da insegurança para incentivar o consumidor a se comportar de determinada forma, prejudicando a sua saúde ou colocando em causa a sua segurança.

Características da Publicidade Abusiva

As campanhas de publicidade abusiva podem ter diferentes características. Destacamos algumas:

 

1. Discriminação

Em momento algum, as campanhas de publicidade podem praticar um ato discriminatório.

Mas vejamos!

Consideramos como formas de discriminação, por exemplo:

  • idade
  • género;
  • raça;
  • religião
  • crença;
  • região demográfica.

Quando está a desenvolver a sua campanha é importante analisar bem os conteúdos, sejam textos ou imagens, e perceber se há palavras, imagens ou expressões que possam ferir a susceptibilidade de algumas pessoas.

 

2. Incentivo à violência

São as campanhas em que as suas mensagens incentivam à violência e agressão, estando muitas vezes relacionadas com lutas ou guerras.

Podem também, referir-se a situações em que o medo ou as superstições são utilizadas para que as pessoas sejam influenciadas a adquirir determinado serviço ou produto específico.

Em caso de dúvida durante a elaboração da sua campanha, mostre os textos e as imagens a alguém que possa fazer uma leitura mais distante, e compreenda a mensagem. Se gerar dúvidas, altere a mensagem.

 

3. Indução a comportamentos suspeitos

Se está a planear uma campanha para divulgar um produto específico que pode provocar acidentes ou danos se for mal utilizado, é importante referir esta informação na sua campanha.

É fundamental alertar os consumidores para os perigos e cuidados que a má utilização do produto pode gerar. Essa é uma responsabilidade sua! Evite danos e ensine os seus consumidores a utilizarem o seu produto da melhor forma possível.

 

4. Coloque em causa os valores ambientais

São consideradas publicidades abusivas, as campanhas que coloquem em causa os valores ambientais, que incentivem à poluição, ou condenem a proteção do meio ambiente.

A publicidade deve ser um meio para incentivar os bons comportamentos, acrescentar valor e partilhar as boas práticas. Desta forma, tudo o que seja para contrariar ou incentivar de forma negativa, pode contribuir também para transmitir uma imagem negativa da empresa.

É importante relembrar que as publicidades são associadas às empresas, por isso ao passar uma mensagem negativa, irá estar a passar uma imagem negativa da sua empresa.

 

5. Abuso infantil

As campanhas de publicidade consideradas de abuso infantil são as campanhas em que é utilizada uma linguagem desapropriada ou não adequada à idade.

 

Apresentadas as características de uma campanha de publicidade abusiva, é importante ter alguns cuidados. Entenda bem a mensagem que quer transmitir! A sua mensagem pode ter mais do que uma interpretação ou pode ser mal-entendida? Faça testes com pessoas reais e compreenda como elas interpretam a sua campanha.

Nunca é demais repetir. Uma mensagem negativa pode ser muito prejudicial para a sua empresa. Assegure-se de que não há interpretações erradas e que não está a ofender ou prejudicar determinados públicos.

 

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.




[social_warfare buttons="Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total"]

propaganda abusiva, propagandas abusivas, publicidade enganosa e abusiva, publicidade infantil, publicidade infantil abusiva

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009