Público alvo o que é, como definir e exemplos

Público alvo: o que é, como definir e exemplos

Quem tem um negócio ou quem trabalha na área de marketing já ouviu com toda a certeza falar de público alvo, target ou persona.

Ter o target bem definido é meio caminho andado para que qualquer negócio consiga prosperar. E porquê? Simplesmente porque vai ser possível direcionar a sua comunicação para as pessoas certas, adaptando a mesma às suas dúvidas, anseios e necessidades.

Por exemplo se está a desenvolver uma peça de comunicação para as redes sociais o seu target poderá não ser exatamente igual ao target que terá com a impressão de flyers numa gráfica rápida.

E, está tudo bem. As empresas podem ter diversos tipos de publico alvo. O importante é saber exatamente a sua caracterização para redirecionar todos os esforços de marketing corretamente.

Hoje vamos explicar-lhe tudo o que precisa saber sobre este tema. No final deste artigo vai saber exatamente o que é o público alvo, como definir o mesmo e poderá ainda ter acesso a um exemplo que o irá ajudar na criação do seu.

Público alvo: O que é e a sua importância

É importante perceber que público alvo e persona são duas definições bastante diferentes, mas que servem (mais ou menos) o mesmo propósito.

De forma resumida o público-alvo (ou target) é um grupo de pessoas a quem determinada empresa quer vender. Quando falamos de persona, falamos já de uma personificação do cliente ideal.

Existem áreas de negócio que a definição do target é suficiente. Mas existem outras que é necessário trabalhar a persona de forma a construir efetivamente ações de marketing que convertem.

Mas porque é que é tão importante identificar o publico alvo? A resposta é simples! Porque o comportamento do consumidor está sempre a mudar. E, o seu negócio precisa de conseguir acompanhar essa evolução.

Se pararmos um pouco para pensar, os hábitos de compra e de pesquisa de hoje são completamente diferentes do que eram há 10 anos! Assim, as empresas tiveram de evoluir e adaptar-se para não serem deixadas para trás.

Hoje em dia, se a sua empresa não define o target isso resulta num investimento financeiro sem retorno. E, temos a certeza absoluta que não é isso que deseja.

Além disso, esse erro acaba por se refletir em todas as ações da sua empresa e não somente com a vertente digital. Se não conhece bem as pessoas a quem quer vender os seus produtos ou serviços isso pode facilmente fazer com que cometa erros na criação da comunicação visual.

E, se a mesma não for verdadeiramente direcionada e impactante, acaba por ser dinheiro jogado fora.

Caracterização do público alvo: Como a fazer?

Neste momento já percebeu a importância de definir corretamente quem é o público com quem quer comunicar. Mas como o fazer? Quais as áreas que deve analisar de forma a definir o mesmo de forma correta?

É mais simples do que pensa e damos-lhe algumas dicas de seguida.

  • Género
  • Faixa etária
  • Nível de escolaridade
  • Rendimento mensal médio (ou se pertence à classe baixa / média / alta)
  • Qual a localização geográfica
  • Quais são os seus hábitos de consumo (prefere preço ou qualidade? São influenciados por promoções? Pesquisam online e compram offline? Fazem as compras todas online?)

Estes são apenas alguns dos dados que deve recolher de forma a desenvolver corretamente o seu público. Depois desta definição estar efetuada, irá ser muito mais simples comunicar eficazmente com eles.

Quanto mais refinada for a informação que tem, mais simples irá ser o desenvolvimento da estratégia de marketing.



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Exemplos práticos:  Público-alvo e Persona

Público alvo o que é, como definir e exemplos 2

Ao longo deste artigo temos-lhe explicado as grandes diferenças entre o público alvo e a persona e neste momento já sabe inclusivamente como as definir.

De forma a ajudá-lo ainda mais, apresentamos-lhe de seguida 2 exemplos práticos.

 

1. Publico alvo

Imagine que tem uma empresa que vende bicicletas e que o faz na sua loja física em Tomar.

O seu público alvo podem ser homens, mulheres e crianças de todas as idades que vivam em Tomar e nas redondezas e que queiram comprar uma bicicleta para aproveitar os momentos lúdicos.

 

2. Persona

Imagine que tem uma empresa que vende bicicletas específicas para quem gosta de fazer BTT.

A sua persona vai ser o Luís, 39 anos, responsável pelo departamento de vendas da empresa onde trabalha. Vive em Sintra, é casado, tem um filho e adora desportos em duas rodas (bicicletas e motas).

Nos tempos livres gosta de passear com o filho e fazerem desporto em conjunto. Pelo menos uma vez por ano faz uma tour para descobrir os melhores trilhos em Portugal e Espanha.

O seu principal problema é o fato de as grandes lojas venderem bicicletas cujos componentes se estragam com facilidade e não se adequam as suas necessidades.

Resumidamente, embora ao analisar ambos os cenários o primeiro possa parecer uma oportunidade de negócio melhor porque é mais abrangente, a verdade é que definir a persona pode ser mais interessante.

E porquê? Porque representa um cenário quase perfeito sobre quem é a pessoa para a qual terá de comunicar. E, ao sabê-lo é muito mais simples construir uma estratégia de marketing e vendas.

Como vê, definir o seu público-alvo ou persona é meio caminho andado para conseguir comunicar eficazmente. E, só com essa comunicação é que vai com toda a certeza chegar às verdadeiras dores do seu cliente (para depois vender).

Se ainda não tem o seu target bem definido, do que é que está à espera?

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Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

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