
Público alvo: o que é, como definir e exemplos
Quem tem um negócio ou quem trabalha na área de marketing já ouviu com toda a certeza falar de público alvo, target ou persona.
Ter o target bem definido é meio caminho andado para que qualquer negócio consiga prosperar. E porquê? Simplesmente porque vai ser possível direcionar a sua comunicação para as pessoas certas, adaptando a mesma às suas dúvidas, anseios e necessidades.
Por exemplo se está a desenvolver uma peça de comunicação para as redes sociais o seu target poderá não ser exatamente igual ao target que terá com a impressão de flyers numa gráfica rápida.
E, está tudo bem. As empresas podem ter diversos tipos de publico alvo. O importante é saber exatamente a sua caracterização para redirecionar todos os esforços de marketing corretamente.
Hoje vamos explicar-lhe tudo o que precisa saber sobre este tema. No final deste artigo vai saber exatamente o que é o público alvo, como definir o mesmo e poderá ainda ter acesso a um exemplo que o irá ajudar na criação do seu.
Público alvo: O que é e a sua importância
É importante perceber que público alvo e persona são duas definições bastante diferentes, mas que servem (mais ou menos) o mesmo propósito.
De forma resumida o público-alvo (ou target) é um grupo de pessoas a quem determinada empresa quer vender. Quando falamos de persona, falamos já de uma personificação do cliente ideal.
Existem áreas de negócio que a definição do target é suficiente. Mas existem outras que é necessário trabalhar a persona de forma a construir efetivamente ações de marketing que convertem.
Mas porque é que é tão importante identificar o publico alvo? A resposta é simples! Porque o comportamento do consumidor está sempre a mudar. E, o seu negócio precisa de conseguir acompanhar essa evolução.
Se pararmos um pouco para pensar, os hábitos de compra e de pesquisa de hoje são completamente diferentes do que eram há 10 anos! Assim, as empresas tiveram de evoluir e adaptar-se para não serem deixadas para trás.
Hoje em dia, se a sua empresa não define o target isso resulta num investimento financeiro sem retorno. E, temos a certeza absoluta que não é isso que deseja.
Além disso, esse erro acaba por se refletir em todas as ações da sua empresa e não somente com a vertente digital. Se não conhece bem as pessoas a quem quer vender os seus produtos ou serviços isso pode facilmente fazer com que cometa erros na criação da comunicação visual.
E, se a mesma não for verdadeiramente direcionada e impactante, acaba por ser dinheiro jogado fora.
Caracterização do público alvo: Como a fazer?
Neste momento já percebeu a importância de definir corretamente quem é o público com quem quer comunicar. Mas como o fazer? Quais as áreas que deve analisar de forma a definir o mesmo de forma correta?
É mais simples do que pensa e damos-lhe algumas dicas de seguida.
- Género
- Faixa etária
- Nível de escolaridade
- Rendimento mensal médio (ou se pertence à classe baixa / média / alta)
- Qual a localização geográfica
- Quais são os seus hábitos de consumo (prefere preço ou qualidade? São influenciados por promoções? Pesquisam online e compram offline? Fazem as compras todas online?)
Estes são apenas alguns dos dados que deve recolher de forma a desenvolver corretamente o seu público. Depois desta definição estar efetuada, irá ser muito mais simples comunicar eficazmente com eles.
Quanto mais refinada for a informação que tem, mais simples irá ser o desenvolvimento da estratégia de marketing.
Exemplos práticos: Público-alvo e Persona
Ao longo deste artigo temos-lhe explicado as grandes diferenças entre o público alvo e a persona e neste momento já sabe inclusivamente como as definir.
De forma a ajudá-lo ainda mais, apresentamos-lhe de seguida 2 exemplos práticos.
1. Publico alvo
Imagine que tem uma empresa que vende bicicletas e que o faz na sua loja física em Tomar.
O seu público alvo podem ser homens, mulheres e crianças de todas as idades que vivam em Tomar e nas redondezas e que queiram comprar uma bicicleta para aproveitar os momentos lúdicos.
2. Persona
Imagine que tem uma empresa que vende bicicletas específicas para quem gosta de fazer BTT.
A sua persona vai ser o Luís, 39 anos, responsável pelo departamento de vendas da empresa onde trabalha. Vive em Sintra, é casado, tem um filho e adora desportos em duas rodas (bicicletas e motas).
Nos tempos livres gosta de passear com o filho e fazerem desporto em conjunto. Pelo menos uma vez por ano faz uma tour para descobrir os melhores trilhos em Portugal e Espanha.
O seu principal problema é o fato de as grandes lojas venderem bicicletas cujos componentes se estragam com facilidade e não se adequam as suas necessidades.
Resumidamente, embora ao analisar ambos os cenários o primeiro possa parecer uma oportunidade de negócio melhor porque é mais abrangente, a verdade é que definir a persona pode ser mais interessante.
E porquê? Porque representa um cenário quase perfeito sobre quem é a pessoa para a qual terá de comunicar. E, ao sabê-lo é muito mais simples construir uma estratégia de marketing e vendas.
Como vê, definir o seu público-alvo ou persona é meio caminho andado para conseguir comunicar eficazmente. E, só com essa comunicação é que vai com toda a certeza chegar às verdadeiras dores do seu cliente (para depois vender).
Se ainda não tem o seu target bem definido, do que é que está à espera?