
Aprenda a registar uma marca em apenas 6 PASSOS
Quem tem um negócio próprio, precisa de registar a marca de forma a precaver-se contra problemas futuros. Contudo, este é um processo que pode facilmente tornar-se um pouco complexo.
Contudo, porque sabemos que é algo cada vez mais importante, resolvemos criar um guia passo a passo que explica como proceder ao registo da sua brand!
Registar uma marca: Documentos a ter consigo
Embora sejamos uma gráfica online, a verdade é que também nós tivemos de proceder ao registo da nossa marca. E, a verdade é que fazê-lo online é sem dúvida a forma mais simples.
Isso acontece pois além de o processo ser muito mais rápido, as taxas são 50% mais baratas.
Mas, é preciso ter em conta que para dar seguimento ao processo de registo, existem vários documentos que deve ter. Os mesmos são:
- Formulários preenchidos – Deve ter o “Pedido de Registo de Sinais distintivos do Comércio” (M1) e “Folha de Continuação” (M2)
- No caso de não ser somente um registo denominativo, deve apresentar a representação gráfica da marca ou logo (dimensão máxima 8 cm x 8 cm)
- Documentos comprovativos das declarações inseridas no pedido (nomeadamente a reivindicação de prioridade)
- Cartão de cidadão do responsável
- Cópia do registo Comercial ou Código da CRC e do Pacto social
É importante frisar que todos estes documentos devem estar no formato em formatos PDF, JPG, JPEG, TIF ou TIFF.
Passo a passo para fazer o registo de marca
Agora que já sabe quais os documentos necessários explicamos-lhe passo a passo como proceder ao registo de marca.
1. Começar o processo
Depois de ter consigo toda a documentação necessária, aceda ao Portal do INPI, selecione a opção “Serviços”.
Na página de Serviços carregue em “Registo de Marca”, seguido de “Registar Marca”. Neste ponto irá ser redirecionado para uma página onde irá dar seguimento ao processo.
Deve ainda escolher o tipo de registo que deseja fazer.
2. Indicações de marca
Neste ponto deve selecionar o tipo de representação da marca. A mesma pode ser: nominativa, figurativa, mista ou tridimensional.
De seguida indique a denominação da marca que quer registar e carregue em seguinte.
3. Classes de produtos
No caso de estar a proceder ao registo de marca deve indicar quais as classes e os respetivos serviços ou produtos a que a marca se destina.
É possível escolher diversos produtos ou serviços, o que é excelente para empresas que trabalham com um grande número de ofertas.
4. Relatório de semelhanças
No quarto passo irá ser realizado um relatório de semelhanças entre os dados que forneceu e outros dados previamente registados. Desta forma irá ver qual o grau de semelhança da sua marca com outras previamente registadas.
A par disso, irá também analisar um registo de prioridades, ou seja, deve indicar se faz fez o pedido noutro país e se está ou não a reivindicar o mesmo.
5. Dados de identificação
No quinta passo deve identificar a empresa e a pessoa responsável pelo pedido de registo e de gerenciamento de marca.
Se já tiver alguma marca registada, basta indicar o código da entidade. Caso contrário deve preencher tudo manualmente.
6. Inserção de documentos
Neste ponto irá proceder à anexação de todos os documentos que lhe indicamos anteriormente.
É importante frisar que os documentos com autenticação obrigatória têm de estar em PDF e conter a assinatura digital.
Como vê estes são os 6 passos a dar para fazer o registo de marca. E, uma coisa lhe podemos garantir. Hoje em dia o processo é muito mais simples do que era há alguns anos.
Se tem grandes ideias e quer mesmo criar a marca e registá-la, saiba que temos a certeza que irá fazer um excelente trabalho.
Partilhe este conteúdo pelo menos com um amigo! 😉 Esta pequena ação vai permitir o nosso conteúdo relevante e grátis ser conhecido e seguir o seu propósito – o de ajudar o próximo!
Até à próxima!