Aprenda a registar uma marca em apenas 6 PASSOS

Aprenda a registar uma marca em apenas 6 PASSOS

Quem tem um negócio próprio, precisa de registar a marca de forma a precaver-se contra problemas futuros. Contudo, este é um processo que pode facilmente tornar-se um pouco complexo.

Contudo, porque sabemos que é algo cada vez mais importante, resolvemos criar um guia passo a passo que explica como proceder ao registo da sua brand!

Registar uma marca: Documentos a ter consigo

Embora sejamos uma gráfica online, a verdade é que também nós tivemos de proceder ao registo da nossa marca. E, a verdade é que fazê-lo online é sem dúvida a forma mais simples.

Isso acontece pois além de o processo ser muito mais rápido, as taxas são 50% mais baratas.

Mas, é preciso ter em conta que para dar seguimento ao processo de registo, existem vários documentos que deve ter. Os mesmos são:

  • Formulários preenchidos – Deve ter o “Pedido de Registo de Sinais distintivos do Comércio” (M1) e “Folha de Continuação” (M2)
  • No caso de não ser somente um registo denominativo, deve apresentar a representação gráfica da marca ou logo (dimensão máxima 8 cm x 8 cm)
  • Documentos comprovativos das declarações inseridas no pedido (nomeadamente a reivindicação de prioridade)
  • Cartão de cidadão do responsável
  • Cópia do registo Comercial ou Código da CRC e do Pacto social

É importante frisar que todos estes documentos devem estar no formato em formatos PDF, JPG, JPEG, TIF ou TIFF.

Passo a passo para fazer o registo de marca

Agora que já sabe quais os documentos necessários explicamos-lhe passo a passo como proceder ao registo de marca.

1. Começar o processo

Depois de ter consigo toda a documentação necessária, aceda ao Portal do INPI, selecione a opção “Serviços”.

Na página de Serviços carregue em “Registo de Marca”, seguido de “Registar Marca”. Neste ponto irá ser redirecionado para uma página onde irá dar seguimento ao processo.

Deve ainda escolher o tipo de registo que deseja fazer.

2. Indicações de marca

Neste ponto deve selecionar o tipo de representação da marca. A mesma pode ser: nominativa, figurativa, mista ou tridimensional.

De seguida indique a denominação da marca que quer registar e carregue em seguinte.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



3. Classes de produtos

No caso de estar a proceder ao registo de marca deve indicar quais as classes e os respetivos serviços ou produtos a que a marca se destina.

É possível escolher diversos produtos ou serviços, o que é excelente para empresas que trabalham com um grande número de ofertas.

4. Relatório de semelhanças

No quarto passo irá ser realizado um relatório de semelhanças entre os dados que forneceu e outros dados previamente registados. Desta forma irá ver qual o grau de semelhança da sua marca com outras previamente registadas.

A par disso, irá também analisar um registo de prioridades, ou seja, deve indicar se faz fez o pedido noutro país e se está ou não a reivindicar o mesmo.

5. Dados de identificação

No quinta passo deve identificar a empresa e a pessoa responsável pelo pedido de registo e de gerenciamento de marca.

Se já tiver alguma marca registada, basta indicar o código da entidade. Caso contrário deve preencher tudo manualmente.

6. Inserção de documentos

Neste ponto irá proceder à anexação de todos os documentos que lhe indicamos anteriormente.

É importante frisar que os documentos com autenticação obrigatória têm de estar em PDF e conter a assinatura digital.

 

Como vê estes são os 6 passos a dar para fazer o registo de marca. E, uma coisa lhe podemos garantir. Hoje em dia o processo é muito mais simples do que era há alguns anos.

Se tem grandes ideias e quer mesmo criar a marca e registá-la, saiba que temos a certeza que irá fazer um excelente trabalho.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

branding design, branding e design, branding para pequenas empresas, criação de branding, criar marca, criar uma marca, design de marcas, digital branding, estratégia de branding, gerenciamento de marcas, gestão da marca, gestão de branding, gestão de marcas branding, marca, marca ou brand


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009