10 questões obrigatórias ao encomendar um serviço de impressão

10 questões obrigatórias ao encomendar um serviço de impressão

 

O que não falta por aí são gráficas que promovem um serviço de impressão extremamente barato.

Contudo, quem nunca ouviu a expressão “às vezes o barato saí caro”?. A verdade é que não estamos de todo a dizer que as mesmas são más.

Muito pelo contrário. O que queremos realmente dizer é que dependendo do tipo de serviço de impressão que deseja, é importante fazer um estudo prévio.

Dessa forma, resolvemos ajudá-lo. Neste artigo iremos apresentar-lhe as 10 questões que deve colocar a qualquer gráfica que esteja a ponderar contratar.

Vai ver que depois será muito mais simples tomar uma decisão.

 

10 questões obrigatórias ao encomendar um serviço de impressão

Impressão: 10 perguntas obrigatórias para escolher uma gráfica

 

Os serviços de impressão são cada vez mais um apoio para empresas de qualquer dimensão.

Contudo, escolher um bom parceiro de negócio, é meio caminho andado para o sucesso. Desse modo, queremos ajudá-lo a tomar uma boa decisão.

Indicamos de seguida 10 perguntas que deve realizar antes de contratar este tipo de serviços.

 

1. Quais são as minhas opções?

Antes de contratar qualquer tipo de serviço de impressão digital é importante que solicite alguns esclarecimentos.

Indique primeiramente aquilo que procura, de forma a que a gráfica possa indicar-lhe quais os melhores processos para esse serviço, mas também para poder orçamentar o mesmo corretamente.

Lembre-se que existem gráficas especializadas em diferentes tipos de impressões, por isso, nada melhor do que perguntar.

 

2. Existe algum template ou guia?

Existem diversos pontos que devem ser considerados aquando da criação de um design para impressão.

Dessa forma, a grande maioria das gráficas tem um guia ou mesmo um template que lhe pode enviar de forma a saber quais as regras gerais que deve cumprir na criação do conteúdo que quer ver impresso.

Além disso, este tipo de template agiliza o processo, já que garante que o seu design quando for rececionado está pronto para imprimir.

 

3. Pergunte qual a margem de segurança

No caso de a gráfica não ter um template que possa disponibilizar, é importante que questione qual a margem de segurança para impressão e corte (margem e bleed ou sangramento).

Basicamente trata-se de saber qual é a margem que tem de deixar no seu design, para que aquando da impressão ou acabamentos o conteúdo não fique rasurado.

Contrariamente ao que possa pensar, a verdade é que a grande maioria dos atrasos nas impressões, é devido à falta desta margem.

Por norma a margem de segurança padrão é de 4 mm, contudo, nada melhor do que perguntar.

 

4. Qual a resolução que as imagens devem ter

Este é outro ponto a considerar e que deve sempre questionar quando estiver a escolher a gráfica certa para o serviço de impressão.

Assim, considere já como resposta que nunca deve usar imagens com baixa resolução para serviços de impressão.

A baixa resolução irá fazer com que a imagem não seja nítida, comprometendo logo à partida a qualidade do suporte de comunicação que está a ser impresso.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Se tem algumas dúvidas quanto à necessidade de conversão de imagens para obter um trabalho de maior qualidade, nada como perguntar.

 

5. Quais as melhores tipologias de arquivos para as imagens?

Outro ponto a questionar é qual será a melhor tipologia de arquivo para usar na sua impressão.

Uma dica que lhe damos desde já é que imagens em formato PNG ou GIF são para serem completamente evitadas.

Por isso, dependendo do tipo de produto final, é importante questionar qual o tipo de arquivo mais adequado.

 

6. Qual é o melhor tamanho?

A maior parte dos suportes de comunicação permitem uma grande flexibilidade no tamanho da peça final.

Assim, nada melhor do que falar com a gráfica e perceber qual é o tamanho mais adequado. Acredite que muitas vezes uns milímetros fazem toda a diferença.

 

7. E qual é o melhor tipo de suporte?

Quando falamos de serviço de impressão de fotos ou mesmo de cartões de visita o tipo de papel que será utilizado tem um peso considerável na qualidade final do trabalho.

Posto isto, para garantir que as cores são realmente nítidas e o suporte tenha a resistência adequada no pós venda, nada melhor do que falar com a gráfica.

Como a Sydra lida com este tipo de questões diariamente, podemos facilmente explicar-lhe as diferenças e indicar as vantagens de cada um. Tudo isto, tendo sempre em conta as suas necessidades.

 

8. Qual é o prazo de entrega?

Esta é daquelas perguntas que devem ser feitas logo de início. Imagine que está com um prazo muito apertado?

A verdade é que a impressão digital revolucionou a indústria, diminuindo de forma drástica o tempo de espera.

Contudo, é pouco provável que uma gráfica demore menos de 3 dias a entregar-lhe o pedido (sendo que o prazo de entrega será também influenciado pela expedição).

Assim sendo, se precisa de uma peça impressa com urgência, nada melhor do que falar com a Sydra. Conseguimos muitas das vezes executar encomendas em prazos de 24 horas.

 

9. É possível pedir uma prova primeiro?

Antigamente, e dado que o processo de impressão era muito mais lento do que atualmente, muitas empresas tinham uma prática designada por “passar pela impressora”.

Este processo permitia que qualquer cliente pudesse ver uma prova do que estava a ser impresso.

Contudo, nos dias de hoje, e com as restrições de tempo, esta prática é cada vez menos comum.

 

10. Posso contactar a qualquer altura?

Por último, mas não menos importante saiba se é possível entrar em contacto a qualquer altura.

Embora a maior parte das gráficas tenha um horário de atendimento específico, existe sempre a possibilidade de enviar um email a qualquer altura.

No nosso caso, durante o horário de funcionamento (9:00h – 18.30h) pode contactar por telefone. Após esse horário o contacto pode ser realizado por email, que respondemos com a maior brevidade possível.

 

Estas são as 10 perguntas que deve sempre realizar a qualquer gráfica com quem pondere trabalhar.

Se precisar do serviço de impressão digital, artes gráficas ou expositores, entre em contacto connosco. Temos todo o gosto em apresentar-lhe um orçamento à medida das suas necessidades.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

bleed, bleed impressão, grafica, grafica impressao, grafica online, grafica rapida, impressão, impressão digital, impressão digital e offset, impressão digital gráfica, impressão digital grande formato, impressão digital lisboa, impressão gráfica, impressão online, imprimir, margens, margens e o bleed, outsourcing de impressão


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009