Sublimação em tecido Tudo o que necessita de saber

Sublimação em tecido: Tudo o que necessita de saber

 

A impressão digital está a substituir os métodos tradicionais em diversas áreas da indústria de impressão, nomeadamente quando falamos desublimação em tecido.

E, existem vários motivos para essa mudança. Mas, os principais impulsionadores são a relação custo vs. benefício, a possibilidade de personalização das impressões e a flexibilidade da maquinaria.

Assim a impressão de tecido tradicional, está a ser substituída por soluções de impressão têxtil digital que permitem uma maior rapidez no processamento, e também conferem maior qualidade ao nível das cores impressas.

Mas como se processa este tipo de impressão em tecido personalizado? É isso mesmo que lhe vamos explicar de seguida.

 

Sublimação em tecido: o que é e como funciona

A impressão em tecido pelo processo de sublimação é uma técnica que usa tintas sensíveis ao calor.

As mesmas, transformam-se em gás quando submetidas a determinadas temperaturas, e fundem-se com o tecido, muito comumente o poliéster.

A principal vantagem é que a tinta vai passar a fazer parte da estrutura do material impresso, e, isso faz com que a cor não desvaneça ou rache com as lavagens.

E, o melhor de tudo! A sublimação pode ser feita em praticamente todo o tipo de tecido, nomeadamente bandeiras publicitárias, roupa, objetos de decoração

De seguida explicamos-lhe como se processa esta técnica de impressão e tudo o que está envolvido na mesma. Ora veja.

 

1. Impressora e tinta específica

Para a sublimação em tecido irá precisar obviamente de uma impressora de sublimação direta ou por transfer.

Para quem não sabe a diferença entre ambas, explicamos de seguida:

  • Impressora de sublimação direta – Este é um processo mais simples, mas também menos frequente. Neste caso o design é impresso diretamente no tecido, sendo que a calandra vai servir apenas para aplicar o calor necessário para que o pigmento da tinta abra e se vincule à peça que está a ser impressa.
  • Impressora de sublimação por transfer – No caso da sublimação por transfer, o design é impresso primeiramente no papel de sublimação. Depois a calandra de mesa irá processar o design diretamente no tecido que deseja imprimir.

Por norma estas impressoras são equipadas com 4 cores (CMYK+CMYK) ou 6 cores (CMYK+Lm+Lc), garantindo que a impressão seja realizada com uma qualidade ímpar.

 

2. Um bom software

A verdade é que quase todo o processo vai ser gerido através de um software.

Assim sendo, irá necessitar de adquirir um software RIP (onyx, caldera ou neostampa) que lhe permita não só controlar todo o processo, como também proceder à gestão do mesmo.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



 

3. Papel de sublimação – Impressora por transfer

De forma a conseguir fazer a sublimação de tecido de alta qualidade, é preciso ter papel de sublimação. E o que é que é isso?

Basicamente é um papel de transferência que absorve a tinta de forma extremamente rápida e que permite a transferência da mesma para a peça, assim que é submetida a determinadas temperaturas.

 

4. Calandra de rolo

A impressão é apenas o primeiro passo de um processo da sublimação. Para que este processo ocorra corretamente, é preciso calor e pressão.

A temperatura mínima para a ocorrência da sublimação é de 140º. Contudo, dependendo do tipo de tecido pode ser necessário chegar aos 200º com um tempo de exposição de aproximadamente 55 segundos.

É ainda importante frisar que pode haver a necessidade de ajustar a temperatura e o tempo. Tudo irá depender dos equipamentos, suportes e resultados pretendidos.

 

5. Escolha o melhor tecido

Este é um ponto muito importante. Quando escolher o tecido para a impressão, o mesmo deve ter uma base percentagem de poliéster e pré-encolhimento. Dessa forma, evita que o mesmo encolha em demasia quando o calor é aplicado.

 

6. Use sempre papel de proteção

Se usa uma calandra também precisa de utilizar um papel de proteção que garanta a transferência correta da tinta para o têxtil durante todo o processo.

O mesmo irá servir também para proteger a calandra contra a tinta, permitindo uma sublimação de qualidade ímpar.

 

Agora que já sabe os cuidados a ter num processo de sublimação em tecido, fale com a Sydra para garantir a qualidade do seu produto final.

Na nossa gráfica online dispomos das melhores impressoras digitais para a concretização da sublimação, com a garantia da melhor relação qualidade vs. preço.

Se tiver ainda alguma dúvida quanto a esta questão, não hesite em contactar-nos! Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento.

 

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

Artes gráficas, camisetas com estampas, camisetas estampadas, camisetas para estampar, como estampar camisetas, curso de sublimação, estampagem, estampar camisetas, estamparia de camisetas, estampas camisetas, estampas de camisetas, estampas para camisetas, impressora epson sublimatica, o que é sublimação, ponto da sublimação, prensa para sublimação, prensa termica para sublimação, sublimação, sublimação em tecido, t shirt branca, tipografias


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009