
Sublimação em tecido: Tudo o que necessita de saber
A impressão digital está a substituir os métodos tradicionais em diversas áreas da indústria de impressão, nomeadamente quando falamos de sublimação em tecido.
E, existem vários motivos para essa mudança. Mas, os principais impulsionadores são a relação custo vs. benefício, a possibilidade de personalização das impressões e a flexibilidade da maquinaria.
Assim a impressão de tecido tradicional, está a ser substituída por soluções de impressão têxtil digital que permitem uma maior rapidez no processamento, e também conferem maior qualidade ao nível das cores impressas.
Mas como se processa este tipo de impressão em tecido personalizado? É isso mesmo que lhe vamos explicar de seguida.
Sublimação em tecido: o que é e como funciona
A impressão em tecido pelo processo de sublimação é uma técnica que usa tintas sensíveis ao calor.
As mesmas, transformam-se em gás quando submetidas a determinadas temperaturas, e fundem-se com o tecido, muito comumente o poliéster.
A principal vantagem é que a tinta vai passar a fazer parte da estrutura do material impresso, e, isso faz com que a cor não desvaneça ou rache com as lavagens.
E, o melhor de tudo! A sublimação pode ser feita em praticamente todo o tipo de tecido, nomeadamente bandeiras publicitárias, roupa, objetos de decoração…
De seguida explicamos-lhe como se processa esta técnica de impressão e tudo o que está envolvido na mesma. Ora veja.
1. Impressora e tinta específica
Para a sublimação em tecido irá precisar obviamente de uma impressora de sublimação direta ou por transfer.
Para quem não sabe a diferença entre ambas, explicamos de seguida:
- Impressora de sublimação direta – Este é um processo mais simples, mas também menos frequente. Neste caso o design é impresso diretamente no tecido, sendo que a calandra vai servir apenas para aplicar o calor necessário para que o pigmento da tinta abra e se vincule à peça que está a ser impressa.
- Impressora de sublimação por transfer – No caso da sublimação por transfer, o design é impresso primeiramente no papel de sublimação. Depois a calandra de mesa irá processar o design diretamente no tecido que deseja imprimir.
Por norma estas impressoras são equipadas com 4 cores (CMYK+CMYK) ou 6 cores (CMYK+Lm+Lc), garantindo que a impressão seja realizada com uma qualidade ímpar.
2. Um bom software
A verdade é que quase todo o processo vai ser gerido através de um software.
Assim sendo, irá necessitar de adquirir um software RIP (onyx, caldera ou neostampa) que lhe permita não só controlar todo o processo, como também proceder à gestão do mesmo.
3. Papel de sublimação – Impressora por transfer
De forma a conseguir fazer a sublimação de tecido de alta qualidade, é preciso ter papel de sublimação. E o que é que é isso?
Basicamente é um papel de transferência que absorve a tinta de forma extremamente rápida e que permite a transferência da mesma para a peça, assim que é submetida a determinadas temperaturas.
4. Calandra de rolo
A impressão é apenas o primeiro passo de um processo da sublimação. Para que este processo ocorra corretamente, é preciso calor e pressão.
A temperatura mínima para a ocorrência da sublimação é de 140º. Contudo, dependendo do tipo de tecido pode ser necessário chegar aos 200º com um tempo de exposição de aproximadamente 55 segundos.
É ainda importante frisar que pode haver a necessidade de ajustar a temperatura e o tempo. Tudo irá depender dos equipamentos, suportes e resultados pretendidos.
5. Escolha o melhor tecido
Este é um ponto muito importante. Quando escolher o tecido para a impressão, o mesmo deve ter uma base percentagem de poliéster e pré-encolhimento. Dessa forma, evita que o mesmo encolha em demasia quando o calor é aplicado.
6. Use sempre papel de proteção
Se usa uma calandra também precisa de utilizar um papel de proteção que garanta a transferência correta da tinta para o têxtil durante todo o processo.
O mesmo irá servir também para proteger a calandra contra a tinta, permitindo uma sublimação de qualidade ímpar.
Agora que já sabe os cuidados a ter num processo de sublimação em tecido, fale com a Sydra para garantir a qualidade do seu produto final.
Na nossa gráfica online dispomos das melhores impressoras digitais para a concretização da sublimação, com a garantia da melhor relação qualidade vs. preço.
Se tiver ainda alguma dúvida quanto a esta questão, não hesite em contactar-nos! Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento.