como-definir-tamanho-de-imagem-ideal-impressão-af

Como definir o tamanho de imagem ideal para impressão

Para quem trabalha no mercado das artes gráficas, os erros de impressão são uma constante diária.

Um dos erros que mais encontro, no entanto, é um que diz respeito ao design gráfico e que está directamente relacionado com o tamanho das imagens enviadas para impressão.

Todos deviam saber que, ao definir uma baixa resolução para uma peça criativa, a qualidade da impressão pode estar condenada.

como-definir-tamanho-de-imagem-ideal-impressão

Por que razão acontece este erro com tanta frequência? A resposta poderá partir imediatamente para o descuido do designer, por exemplo.

No entanto, na maior parte dos casos a origem do problema parte pelo desconhecimento que existe sobre certas regras a ser seguidas na hora de definir a resolução de uma imagem.

É por essa mesma razão que hoje utilizo este artigo para dissertar um pouco sobre o tamanho ideal para uma imagem, de forma a assegurar a qualidade da impressão.

O QUE É RESOLUÇÃO DE IMAGEM?

A resolução de uma imagem geralmente é descrita no PPI ( em inglês pixels per inch ), o termo que se refere a quantos pixels são exibidos por polegada numa imagem.

Para entender como funciona a resolução da imagem, comece por entender que as resoluções mais elevadas significam que há mais pixels por polegada (PPI), resultando em mais informações de pixel e criando assim uma imagem nítida de alta qualidade.

Entretanto, as imagens com resoluções mais baixas têm menos pixels, e se esses poucos pixels são muito grandes (geralmente quando uma imagem é esticada), podem tornar-se visíveis e, assim, apresentar uma qualidade duvidável.

Quando altera a resolução de uma imagem, está a indicar quantos pixels deseja ter em cada polegada da imagem. Por exemplo, uma imagem com uma resolução de 600 ppi conterá 600 pixels dentro de cada imagem.

Sim, 600 pixels correspondem a uma grande quantidade em apenas uma polegada, mas é por isso mesmo que as imagens 600 ppi ficam muito nítidas e detalhadas.

Agora, experimente comparar uma imagem de 600 ppi com uma imagem com apenas 300 ppi, que tem muito menos pixels por polegada.

A nitidez é totalmente diferente, como pode ver na imagem seguinte:

Como definir o tamanho de imagem ideal para impressão -

 

Porquê optar por uma imagem com maior resolução?

Não é difícil encontrar uma resposta: é muito mais fácil para um software de edição de imagens, como o Photoshop, descartar qualquer informação de imagem indesejada (reduzindo o tamanho de uma imagem) do que criar novas informações de pixel (ampliar uma imagem).

Por isso, o melhor é jogar sempre pelo seguro e guardar uma imagem com uma grande resolução.

Como definir o tamanho de imagem de acordo com a dimensão da lona?

E quando se define a resolução da imagem? Esta é uma pergunta muito legítima.



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Uma grande parte dos designers que se lançam no desenvolvimento de criatividades no Adobe Photoshop ou Illustrator relegam para segundo plano informações essenciais que devem ser definidas assim que abre o painel de configuração do software.

Normalmente, se quer que uma imagem seja impressa, é recomendado que escolha 300 ppi para garantir uma boa resolução.

Na maior parte dos casos, este tamanho costuma ser suficiente para que as imagens sejam impressas em grandes formatos, sem que percam a sua qualidade.

No entanto, se quer imprimir uma lona de grande dimensão… existe um pequeno problema!

Quanto mais PPIs uma imagem possui, mais pontos de resolução tem, certo? Isso já percebemos acima!

Isto significa também que é mais fácil obter uma boa impressão, de acordo com o tamanho da lona em que será impresso. Ou seja, uma imagem configurada com 300 PPI para ser impressa numa lona A4, normalmente ronda os 10 megabytes.

Mas à medida que o tamanho da imagem é aumentado (especialmente se quer imprimir a imagem numa lona), terá de configurar uma alta taxa de PPI e, como tal, o ficheiro pode passar facilmente para cerca de 1 Gigabyte.

Isso pode implicar problemas na hora de enviar o ficheiro para impressão e até mesmo pôr em causa a exportação no computador.

Numa lona com aproximadamente 2 metros, não consegue ver a imagem ao observá-la de perto, mas à medida que se afasta, é possível ter uma melhor visão da mesma.

Então, eis um pequeno truque: para definir qual a resolução da lona, precisa de saber aproximadamente a distância a que o material impresso ficará das pessoas e do seu campo de visão.

Quanto mais longe a lona ficar, mais flexibilidade terá em reduzir as taxas de PPI e DPI.

Quanto mais perto, mais terá que aumentar as taxas.

 

Consulte o website da Sydra e fique a conhecer um fornecedor de impressão que dispõe de departamento de pré-impressão para verificar as artes finais. Primamos pela qualidade de serviço e entrega rápida.

 

Gostou deste artigo sobre como definir o tamanho de imagem? Compartilhe a sua opinião!

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

Artes gráficas, boa resolução de imagem, design gráfico, dimensões de imagens, erros de impressão, impressão artes gráficas, maior resolução de imagem, melhorar resolução de imagem online, resolução de imagem, tamanho das imagens, tamanho de imagem, tamanhos para impressão

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009