Termos de Design Gráfico que deve conhecer

Termos de Design Gráfico que deve conhecer

Quantas vezes leu um artigo que continha inúmeros termos associados ao design gráfico, mas que não fazia a mínima ideia do que são?

Provavelmente muito mais vezes do que aquelas que gostaria. Como sabemos bem o que é não perceber algumas coisas (os designers gráficos da Sydra têm uma forma muito própria de comunicar) resolvemos criar um glossário de design.

Assim, de seguida vai poder encontrar as definições de alguns dos termos mais comuns utilizados pelos designers.

Deste modo, da próxima vez já pode dar a sua opinião de “entendido no assunto”!

 

Design gráfico: O glossário para iniciantes que não vai querer perder

O design gráfico, tal como acontece com a grande maioria das profissões, está repleto de jargões ou expressões que não são perceptíveis a quem não está dentro do assunto.

Assim, hoje resolvemos criar um pequeno glossário com os termos mais comuns e com as respetivas explicações.

Depois de ler este artigo, tudo irá fazer muito mais sentido.

 

Imagem Bitmap

Imagens rasterizadas ou bitmap são constituídas por milhares de pixéis que determinam a cor e a forma das mesmas.

Qualquer fotografia é uma imagem rasterizada, e o Photoshop é provavelmente o programa mais comum para manipular estas imagens, não só em termos de cor como também de outras propriedades dos pixéis.

É importante frisar que qualquer tipo de imagem se tiver um tamanho pequeno e necessitar de ser redimensionada, irá provavelmente perder qualidade.

 

Imagem Vetorial

A imagem em vetor (como as que são criadas através do Illustrator) são compostas por pontos, sendo que cada um dos quais tem uma coordenada X e Y associada.

Esses pontos acabam por unir-se de modo a que novas formas sejam criadas. A par disso, permitem posteriormente o preenchimento com cor de cada uma das formas.

Como todo o trabalho é criado tendo por base os vetores, os mesmos podem ser ampliados para qualquer tamanho sem que haja perda de qualidade.

 

CMYK

O CMYK é o modo de cor padrão para o envio de qualquer documento (desde flyers a lonas publicitárias) para a impressora.

O seu significado é: formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black > Key).

É importante frisar que o preto é também designado por cor chave uma vez que no offset quando é realizada uma impressão a 4 cores, as restantes chapas de impressão são alinhadas com a chave da placa preta.

 

Blur

O blur é uma ferramenta para criar o efeito de desfoque.

Existem diversos tipos de desfoque, tais como: desfoque de movimento ( motion blur ) e desfoque gaussiano ( gaussian blur ).

 

Bold (negrito)

Bold é um estilo de alteração da fonte original que torna a letra mais espessa. Usado para destacar parte mais importantes do texto.

 

Crop

Crop é uma ferramenta presente na maioria dos softwares gráficos, esta serve para remoção de áreas indesejadas em uma imagem bitmap ou vetorial.

Resumidamente crop é “cortar uma imagem”.

 

RGB

RGB significa vermelho, verde e azul e é o modelo de cores padrão que vê no ecrã do seu computador.

Como o CMYK tem uma gama de cores mais limitada, é possível que ao criar um design gráfico com este modelo, acabe por perder qualidade de cor quando faz a conversão.

Assim, o ideal é colocar logo o modelo CMYK como pré-definido no programa de edição de imagem, no entanto se pretender – fique a saber quais as diferenças entre CMYK e RGB.

 

DPI

DPI significa pontos por polegada e é uma expressão utilizada essencialmente quando se está a criar um design gráfico para ser impresso.

Para quem não sabe, quanto mais pontos por polegada tiver uma imagem, maior será a sua qualidade de impressão.

Por norma, o padrão para impressão são 150/300 DPI na escala real, dependendo da dimensão.

 

PPI

PPI significa pixel por polegada e como o próprio nome indica, trata-se do número de pixéis que uma polegada de imagem tem.

Se aumentar uma imagem, por exemplo, no Photoshop vai aumentar o número de pixéis por polegada.

É importante frisar que esta sigla apenas se aplica a imagens em bitmap, já que os vetores não funcionam em pixel.

 

Curvas

Esta designação é bastante comum utilizar, quando há referencia para transformar um elemento em curvas é porque se pretende um elemento vetorizado.

 

Designer

Existe alguns memes espalhados pela web que estão relacionados com este termo conforme pode verificar em baixo. Mas, fique sabendo que Designer é o profissional que pratica e tem conhecimento de design.

Termos de Design Gráfico que deve conhecer 1

Termos de Design Gráfico que deve conhecer 2

 

Kerning

O Kerning é o ajuste no espaçamento entre caracteres de uma determinada fonte de letra. O mesmo, tem como principal objetivo criar um resultado que seja esteticamente mais agradável à vista.

Um exemplo muito prático é aumentar o espaço entre um T e um I de forma a interromper a fusão entre ambas as letras.

 

Flat design

Este é um estilo de design mais simples onde se utiliza formas com cores base, sem sombras e gradiente.

Termos de Design Gráfico que deve conhecer 3

 

Gradiente

Gradiente é quando existe uma transição gradual entre cores.

Termos de Design Gráfico que deve conhecer 4

 

Tracking

O Tracking permite aumentar (ou diminuir) de forma mais uniforme o espaçamento entre letras numa linha ou num bloco de texto.

Um exemplo prático passa essencialmente por querer que o título abranja toda a largura de uma página com o mesmo espaçamento entre cada letra.

É importante frisar que designamos por tracking o espaçamento na horizontal, e por entrelinha o espaçamento na vertical.

Quando falamos de entrelinha, a quantidade irá sempre depender de inúmeros fatores, nomeadamente da fonte de letra e do tipo de documento.

 

Estes são alguns termos mais utilizados no âmbito do design gráfico que mais dúvidas acabam por suscitar a quem se está a iniciar nesta área (ou a quem não faz de todo parte deste mundo).

Na Sydra gráfica online temos vários designers gráficos e temos a certeza que qualquer um deles lhe poderá dar uma ajuda no que necessite (independentemente de ser a decifrar algum destes “palavrões” ou a criar o design perfeito para as suas necessidades).

 

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.




[social_warfare buttons="Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total"]

design ou designer, glossário de design, termos de design, termos usados em design


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009