Tipografia Factos curiosos sobre a sua influência na comunicação

Tipografia: Factos curiosos sobre a sua influência na comunicação

A tipografia é uma arte! E, quem diz que não, está redondamente enganado. E porque é que dizemos isso? Porque é preciso ser-se um artista para criar e compor graficamente um texto que transmita uma mensagem antes mesmo de esta ser lida.

Assim, não lhe estamos a mentir quando dizemos que a escolha das melhores fontes para uma campanha, irá ter impacto na forma como comunica.

E, esse impacto pode ser virtual (quando usa a tipografia para desenvolver peças de comunicação digital) ou real (em projetos que foram encaminhados para uma gráfica online).

Por isso, antes de desenvolver qualquer tipo de projeto, perceba qual a influência dos tipos de letras na sua comunicação.

 

Tipografia: A importância de uma escolha acertada

Diferentes tipos de letras, têm diferentes significados na mente do consumidor. Assim sendo, é de extrema importância que antes de avançar com a escolha da fonte que vai usar, faça uma pesquisa.

Perceba que emoções quer causar no seu público-alvo! Depois… escolha a fonte que mais se adequa.

De seguida apresentamos-lhe alguns factos curiosos sobre os 5 tipos de fontes de letra.

 

1. Serif

Uma fonte Serif é sem qualquer sombra de dúvida uma opção clássica, estável e intemporal. É uma tipografia utilizada por jornais (como é o caso do The New York Times) uma vez que facilita a leitura mesmo em tamanhos pequenos.

Além disso, acaba por ser uma fonte mais tradicional e confortável. Por isso, se estes são os sentimentos que que provocar no seu público, usar tipos de letras como o Geramond, Times New Roman ou Baskerville pode ser interessante.

 

2. Sans Serif

Podemos dizer que os modelos de letras Sans Serif transmitem atualidade, juventude, minimalismo e neutralidade.

Logo, se tem uma marca jovem, simples e quer transmitir estabilidade, fontes gratuitas como Arial, Helvetia ou Raleway são opções bastante interessantes.

Um exemplo prático de uma empresa que utiliza uma fonte Sans Serif é o LinkedIn.



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3. Slab Serif

Sabia que a Sony é a maior impulsionadora da utilização de fontes Slab Serif? É verdade.

Esta tipografia remete essencialmente para marcas fortes, sólidas, ousadas, chamativas e excitantes! Claramente que se adequa à mensagem que esta marca procura passar aos seus clientes.

Algumas fontes grátis desta tipologia são: Museo, Rockwell, Courier ou Clarendon.

 

4. Script

E se lhe dissermos que uma das maiores marcas do mundo utiliza uma fonte script? Tente adivinhar tendo em conta as pistas que lhe vamos dar.

Estas fontes remetem para elegância, mistério, delicadeza, criatividade e reforço afetivo! Os tipos de letra mais usados são: Lucida, Pacifico, Zapfino e Lobster…

Com estas dicas conseguiu pensar em alguma marca? Estamos a falar da Coca-cola, claro!

 

5. Modern

A Absolut Vodka é uma das marcas que utiliza uma fonte Modern para comunicar com o seu público alvo! E, isso acontece essencialmente porque a mesma remete para exclusividade, astúcia, inteligência e estilo!!!

Claramente que todos este adjetivos se enquadram nesta marca!

Alguns dos tipos de letra mais utilizados são: Politica, Eurostile e Majoram.

E, para terminar, deixamos-lhe apenas 3 curiosidades:

  • Contrariamente ao que pensa, o tipo de letra mais utilizado em todo o mundo é o Helvetica (e não o Times New Roman)
  • O Comic Sans é o tipo de letra que não deve utilizar em nenhum tipo de situação (ninguém o irá levar a sério)
  • O itálico foi desenvolvido por Aldo Manúcio com o intuito de poupar espaço enquanto escrevia

Como vê a tipografia escolhida tem realmente o poder de impactar (positiva ou negativamente) o consumidor. Por isso, quando avançar com qualquer peça de comunicação, pense nisto! Vai ver que irá fazer toda a diferença as formas das letras que escolhe.

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Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

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