Bandeiras, Inspiração

Bandeira Nacional: descobre a sua simbologia

bandeira nacional

Olá!

Já pensaste na história que se esconde atrás da nossa bandeira nacional? Pois é, aquele rectângulo verde-vermelho não é apenas um símbolo do nosso patriotismo, mas um verdadeiro livro de histórias e simbolismos. Quando falamos da bandeira portuguesa, é impossível não achar que a mesma é uma das mais bonitas do mundo (mais que não seja pelo amor à nossa pátria).

Vamos mergulhar juntos nos significados e curiosidades da bandeira portuguesa. Sabias que cada cor, cada símbolo, tem uma história para contar? Vamos descobrir tudo sobre este símbolo máximo do nosso país.

Bandeira Nacional: um mergulho nos seus símbolos

  1. O Retângulo Verde: Representa não só a forma geográfica de Portugal, mas também a esperança e os campos verdejantes do nosso país.
  2. O Vermelho Dominante: A cor que simboliza a coragem e o sacrifício, homenageando os portugueses que lutaram pela pátria.
  3. A Esfera Armilar: Esta esfera celebra as descobertas dos séculos XV e XVI, um tributo à nossa história de exploração e relação com povos de todo o mundo.
  4. Os 7 Castelos: Representam as sete cidades conquistadas por Dom Afonso Henriques aos mouros, incluindo cidades como Lisboa e Coimbra.
  5. O Escudo Branco com Escudos Azuis: Simboliza a defesa, lembrando a arma de Dom Afonso Henriques nas suas cruzadas.
  6. Os 5 Escudos Azuis: Estes representam a vitória sobre cinco reis mouros.
  7. Os 5 Pontos Brancos: Estes simbolizam as cinco chagas de Cristo, refletindo a forte ligação de Portugal com o cristianismo.

Características e Curiosidades da Bandeira Portuguesa

  • Proporções: O comprimento da bandeira é 1,5 vezes a sua largura.
  • Divisão de Cores: O verde ocupa 2/5 do comprimento total.
  • A Esfera Armilar: Apresenta 6 arcos de relevo, incluindo círculos máximos e menores.
  • Os Círculos Máximos: Representam a eclíptica, o equador e dois meridianos.
  • Centro Branco: Enfeitado com 5 escudos azuis dispostos numa cruz grega.
  • Borda Vermelha com Castelos: Decorada com 7 castelos amarelos, cada um representando um edifício principal com portão fechado.

Como podes ver, a nossa bandeira é muito mais do que um simples pano. É uma representação rica da nossa história, cultura e crenças.

Precisas de uma Bandeira para o teu negócio?

Se precisares de imprimir uma bandeira para a tua empresa ou evento, conta connosco! Oferecemos impressão de bandeiras personalizadas, ajustadas às tuas necessidades.

Queres mais do que só uma bandeira? Na Sydra Gráfica Online, temos uma vasta gama de soluções de comunicação visual e decoração para te ajudar. Visita a nossa loja online e descobre como podemos dar um toque especial ao teu projeto!