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Calendários: Alguma vez pensaste neles como uma ferramenta de marketing?

Calendários: Alguma vez pensaste neles como uma ferramenta de marketing?

Se há algo indispensável a qualquer pessoa são os calendários. Seja em formato digital ou físico, para apontar eventos importantes ou simplesmente saber a quantas andamos, todos nós os utilizamos.

Contudo, criar um calendário que seja simultaneamente funcional e esteticamente apelativo não é uma tarefa assim tão simples! Por isso, hoje resolvemos ajudar-te neste desafio.

Ao longo das próximas linhas damos-te 5 dicas fundamentais para criares um calendário que vai colocar a tua empresa na mente dos consumidores.

Calendários: 5 dicas para aproveitares esta ferramenta de marketing

Antes de te darmos algumas dicas para criares o calendário perfeito, é importante perceberes algo.

Os calendários são uma forma de posicionares a tua marca na mente do consumidor. Assim sendo, considera que todos nós vamos utilizar um calendário! Principalmente se o mesmo for oferecido.

Sim, ninguém compra calendários! Até porque entre agendas físicas e online existe sempre um calendário disponível. Mas, se forem gratuitos… bem, se forem gratuitos certamente vão ser colocados numa parede ou secretária.

A pergunta que se coloca é: sabes aproveitar esta ferramenta de marketing a favor da tua marca? Se a resposta for não, não te preocupes! Vamos explicar-te de seguida como o podes fazer!

1 - Mantém o projeto consistente

Os calendários têm de ser criados de forma a mostrar a tua marca como mote central do mesmo. O objetivo é garantires que o calendário serve para muito mais que mostrar as datas.

A tipografia, tema, design visual, formato e tudo o que seja inerente ao mesmo deve estar de acordo com o teu objetivo de marketing.

Lembra-te que o mesmo pode ser anual - e ter apenas um objetivo - ou mensal - e neste caso poderá jogar com vários objetivos distintos para o teu negócio.

O importante é a consistência.

2 - Sempre que possível utiliza um template

Não há necessidade de seres um expert em design nem de contratares um especialista para criares calendários cativantes que vão ao encontro dos teus objetivos. Muitas vezes, um template pode ser a solução ideal!

Estes templates não só simplificam a tarefa de design, como também resolvem questões habituais, como o alinhamento ou as linhas de corte e de bleeding.

Uma sugestão prática é a plataforma Canva. Este recurso online disponibiliza uma vasta gama de modelos facilmente adaptáveis, permitindo que, mesmo sem grandes conhecimentos de design, consigas personalizar e editar o teu calendário, assegurando um resultado com um toque profissional.

3 - Usa sempre imagens com qualidade

Se utilizares um calendário em forma de cartaz, é importante que escolhas imagens de qualidade para que as mesmas não fiquem pixelizadas aquando da impressão.

Embora as gráficas consigam criar impressões com qualidade fotográfica, se a imagem não estiver dentro dos parâmetros de qualidade desejados, o calendário não vai conseguir transmitir a tua mensagem corretamente.

Sempre que possível, usa formatos de arquivo de imagem descompactados e de alta qualidade ou imagens vetoriais.

Mas, o nosso conselho (e é o que dizemos a todos os nossos clientes) é que fales com a gráfica e faças algumas perguntas sobre o serviço de impressão. Assim que o fizeres vais saber qual a melhor alternativa.

4 - Não te esqueças de calibrar o ecrã

Se quiseres garantir que os calendários são impressos exatamente com as mesmas cores que vês no computador é importante calibrares a diferença de cor.

Isto porque, a cor que estás a ver no ecrã dificilmente se manterá igual depois de impressa.

E porque é que isso acontece? Porque a maior parte dos monitores utiliza um modelo de cor RGB, enquanto o modelo de cores da impressora é CMYK.

Assim, nada melhor que calibrares previamente o ecrã para que as cores que aplicas no teu calendário, sejam as mesmas da impressão.

5 - Considera a forma como o mesmo será utilizado

Quando desenvolveres o teu calendário, nada mais importante que analisares quais as tipologias existentes e qual é a forma que desejas que o mesmo tenha.

A par disso, é também importante pensares nos teus objetivos de marketing ao desenvolveres um calendário. Só assim irás conseguir que o mesmo se adeque aos objetivos, ajudando-te a cumprir os mesmos.

Agora já conheces as nossas 5 dicas para conseguires criar e imprimir calendários que podem ser uma excelente ferramenta de marketing.

Se precisares de esclarecer alguma dúvida relativamente ao processo de impressão de uma gráfica online, não hesites em contactar-nos. Estamos à tua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional.

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