Ainda se lembra da última vez que enviou um cartão postal? Com o aparecimento da Internet e das novas tecnologias surgiram novos métodos para envio de mensagens, como por exemplo, o email ou as mensagens instantâneas. No entanto, há ainda quem opte pelo envio de uma carta ou cartão postal para partilhar uma notícia ou um momento especial.
Dependendo do seu objetivo, o cartão postal pode ser utilizado para enviar uma mensagem mais formal, estabelecendo assim, uma comunicação empresarial, ou através de uma linguagem informal, se for para uma comunicação mais pessoal.
Neste artigo vamos esclarecer os nossos leitores sobre o que é o cartão postal e como podem tirar partido desta ferramenta para comunicar com os seus clientes ou enviar uma mensagem especial aos seus amigos e familiares.
O cartão postal pode ser um excelente presente, um elemento decorativo ou uma recordação de um momento inesquecível!
O que é o Cartão Postal?
Os cartões postais são um dos diferentes formatos para envio de mensagens, assim como cartão, bilhete, convite, carta ou email.
À semelhança das cartas ou outros formatos, para o envio de um cartão postal existe sempre um remetente, que envia a mensagem e o destinatário, aquele que recebe a mensagem enviada.
Para que serve o Cartão Postal?
Sabia que no final do século XIX e início de 1900, era muito comum o envio de cartões postais? Estes serviam como uma maneira fácil de enviar uma mensagem a alguém, mas também podiam ser para colecionar.
Hoje em dia, podemos utilizar os postais como diário de uma viagem! Aproveite para enviar um postal para si ou para alguém especial e torne esse momento numa memória inesquecível.
Uma das principais vantagens, é que ao contrário dos emails ou mensagens instantâneas, que estão disponíveis e armazenados em cloud, os cartões postais são impressos e ficam sempre com uma recordação física daquele momento que viveu.
Para além disso, os cartões podem ser um excelente presente e até um elemento decorativo. Se enviar um cartão com uma foto sua para a sua família ou um cartão de uma viagem para os seus amigos, eles podem colocá-lo na parede e decorar a sua casa.
Se pensarmos nos cartões postais para empresas, estes podem ser uma excelente ferramenta de comunicação importante para lançar um produto, enviar um convite de inauguração ou apresentar a equipa.
Lembre-se, a parte da frente de um cartão postal é o lugar perfeito para mostrar uma paisagem ou uma imagem. A parte de trás é o espaço ideal para escrever a sua mensagem à pessoa a quem se destina.
Agora que já sugerimos algumas ideias para enviar o seu próprio cartão postal, saiba o que deve ter em conta na criação do seu postal.
1. A quem se destina
Ao escolher a melhor opção de cartão, considere o gosto do destinatário e qual a mensagem que deseja comunicar.
No caso de ser uma empresa, pense bem nas pessoas que vão receber o postal e enquadre o cartão postal ao público-alvo e à imagem da marca.
É importante que tanto a linguagem como a imagem sejam atrativos!
2. Escolha o melhor design
Agora que já tem definido o destinatário, selecione as cores que melhor se adequam e encontre uma imagem que seja apelativa. Destaque-se e chame a atenção do seu destinatário!
Se o destinatário é alguém que conhece bem vai ser mais fácil definir o design e ir ao encontro do seu gosto.
Por outro lado, se o destinatário for o cliente de uma empresa, é importante que o postal tenha o logotipo e que identifique a empresa.
O cartão postal deve ser coerente com a imagem que a empresa utiliza nos outros formatos de comunicação, e ao mesmo tempo ter uma linguagem pensada para o público-alvo a quem se destina.
3. Mensagem personalizada
É muito importante personalizar a mensagem do cartão postal, quer seja para uma mensagem mais pessoal ou empresarial.
Como já referimos acima, o envio do cartão postal tem obrigatoriamente um destinatário (nome e morada) e um remetente (quem envia) e por isso mesmo, é fundamental enviar uma mensagem única, dirigida à pessoa que o vai receber.
O cartão postal é um excelente meio de comunicação para enviar uma saudação especial, ou uma forma original e criativa para agradecer a alguém em particular, nomeadamente aos seus colaboradores ou aos seus clientes, familiares ou amigos.
Existem várias ocasiões e diferentes motivos pelas quais as pessoas podem reagir ao seu cartão postal. Qual a sua razão principal para enviar um postal? Com quem gostaria de partilhar esse momento? Comece a criar seus próprios cartões postais!
Consulte o website da Sydra Gráfica Online e fique a conhecer um fornecedor de impressão de cartão postal empresarial, que prima pela qualidade de serviço e entrega rápida.