Artes Gráficas

O que é Gramagem ou Gramatura? Qual a melhor? Descubra agora

o que é gramagem ou gramatura e qual a melhor

Em alguma fase de divulgação do seu negócio em que necessitou imprimir produtos de comunicação visual já se deve ter dado conta que o termo gramagem ou gramatura está sempre presente. 

A verdade é que nem sempre se dá o devido valor a este detalhe, talvez porque as empresas de publicidade ou gráfica online como é o nosso caso, tende a facilitar o processo de opção sugerindo a gramagem que mais se adequa ao produto. 

Isto acontece porquê? Simples, sabemos perfeitamente o quanto é importante utilizar a gramagem e o tipo de papel, vinil autocolante ou lona ideal num determinado projeto.

São vários os fatores que demonstram que optar pela gramatura e o tipo de suporte ideal vão desempenhar um papel determinante no aspecto e toque do resultado final. As características certas podem ajudar a criar aquela primeira impressão crucial antes mesmo do seu cliente começar a ler o conteúdo.

Se no seu caso nunca se preocupou com a gramagem ou gramatura antes de imprimir cartões de visita, folhetos, brochuras, ou um catálogo, certamente que quando terminar de ler este artigo que preparámos para si, a sua opinião vai mudar. E esta característica é muito mais importante do que possa pensar.

O que é a gramagem ou a gramatura?

A gramagem ou a gramatura podem ser definidas como o peso do papel por metro quadrado (ou por unidade de área, uma vez que existem vários tamanhos ou formatos de papel). Como já referido acima, isto não é apenas utilizado para o suporte de papel, mas também é um conceito que é usado para outros tipos de suporte, como na sublimação têxtil, autocolantes e lonas pvc.

Geralmente, é costume dizer-se que quanto maior a gramagem, mais grosso e mais forte será o papel. Portanto, dependendo dos produtos envolvidos na sua estratégia de marketing (se for um cartão de visita, cartaz exterior ou brochura, talvez seja necessário optar pelas gramaturas médias – altas ).

Diferença entre Gramagem e Espessura

Estes são dois termos que muitas pessoas confundem e julgam ser a mesma característica, pensando que quando uma gráfica faz referência à gramagem ou à espessura, é igual. E, embora esteja relacionado com papel, cada uma “mede” algo diferente.

Então qual é a diferença entre ambas? Simples!

Enquanto a gramagem mede o peso do papel, a espessura é responsável por medir o comprimento, ou seja, quantos milímetros a folha mede tendo como base a sua largura.

Assim, como já referido anteriormente, a gramatura ou gramagem é o peso por metro quadrado do papel. E seguindo esta lógica podemos dizer que a espessura é o comprimento por metro quadrado do papel. Em outras palavras, é a distância que há entre um lado do papel e o outro.

Tipos de gramagem de papel para impressão

Há vários tipos de gramagens, bem como tipos de papel que pode utilizar no seu projeto. Alguns dos tipos de papel mais comumente escolhidos por designers gráficos são o papel couché e o IOR. Estes podem ser facilmente encontrados na maioria dos produtos que representam a identidade visual das empresas. Isto deve-se ao facto da relação preço/qualidade tornar o resultado final exímio.

Quanto aos tipos de gramagem, estes podem variar consoante a sua estratégia de marketing, mas tendo por base as encomendas efetuadas pelos nossos clientes, partilhamos as que existem e algumas das suas aplicações:

70 a 90 gramas: É um papel comum, adequado para imprimir textos e documentos no dia-a-dia. Caracterizado por ser leve e com um excelente acabamento para impressoras domésticas ou industriais. Pode encontrar esta gramagem em folhas de carta, páginas de livro, panfletos, páginas de revista, jornal, etc.

90 a 120 gramas: Este é um papel ligeiramente mais espesso do que o anterior e pode ter um acabamento Mate ou Brilho. Com esta gramagem, já é procurado o objectivo de obter uma impressão a cores com mais qualidade. Portanto, é habitualmente usado para imagens, ilustrações, desenhos, etc. Ou seja, produtos onde requer que as cores sejam reproduzidas o melhor possível, tais como: cartazes exterior, flyers, monofolhas, etc.

120 a 170 gramas: Este papel quando usado em produtos de impressão massiva, como é o caso do panfleto, flyer ou folder, é lhes conferido o status Premium, isto sucede, devido a alta qualidade de impressão em cores e texto que cria uma sensação de que a tinta está embutida no interior papel.

170 a 260 gramas: Esta gramatura é uma opção válida quando se procura obter mais peso e um toque robusto em produtos de comunicação visual. Capaz de criar impressões Super PREMIUM e com aspecto profissional, é suficientemente leve para ser distribuído durante eventos corporativos. Habitualmente usado em projetos como brochuras, fotografias de qualidade superior, monofolhas, e também é possível encontrar com acabamento Mate e Brilho.

300 a 350 gramas: Esta gramagem é conhecida por ser a usada nos cartões de visita,  diz-se que esta gramagem é um cartão semi-rígido. Tem uma grande espessura e também dureza e resistência.

380 a 400 gramas: Com uma resistência ainda maior do que a anterior, é um cartão cuja função é servir de embalagem.

Como escolher a melhor gramagem para imprimir

Como existem tantos tipos de gramagem, e cada uma delas pode ser a adequada para a criação do seu branding, a escolha pode torna-se um pouco complicada ou confusa. No entanto, se considerarmos as seguintes dicas, pode não ser o caso.

  • Pense no projeto que tem em mãos – Ou seja, qual o seu objetivo e o que vai fazer. Um cartão de visita não é o mesmo que uma página de um livro, ou um panfleto. Esta ação vai suprimir as baixas ou altas gramagens à partida. Quase todos os produtos de comunicação visual a imprimir têm uma variedade de gramagens a utilizar, pelo que terá de limitar o que pode ou deve utilizar e essa escolha só dependerá de si.
  • Analise o resultado final – Há alguns papéis cuja gramagem e espessura não podem ser brilhantes, ou que são ásperos ao toque. Se quiser que tenha um determinado resultado (por exemplo, é liso, brilhante, etc.) irá excluir alguns tipos de papel, bem como gramagens.
  • Peça um teste – Sempre que lhe for proporcionada a oportunidade, realize um teste com uma gramagem específica. E verifique ao pormenor. Dessa forma, saberá se é o pretendido ou se tem de aumentar ou diminuir as gramas.

Como pode constatar, é extremamente fácil compreender do que se trata o termo “gramagem e espessura”, e de agora em diante pode aplicar este conhecimento nos produtos de comunicação visual que venha a imprimir.