Formatos de Imagem Caracteristicas e Aplicações

Formatos de Imagem: Caracteristicas e Aplicações

Quando falamos em formatos de imagem, a grande maioria das pessoas lembra-se automaticamente o JPEG ou PNG.

Isso acontece essencialmente porque são os 2 formatos mais comuns, e mais utilizados num mundo digital.

Mas sabia que existem muito mais formatos com características próprias? Pois bem, hoje iremos abordar um pouco esta questão.

De seguida, apresentamos-lhe os formatos de fotografia ou imagem mais comuns, assim como as suas aplicabilidades.

Depois de ler este artigo já não vai enviar para a sua gráfica online um ficheiro completamente descabido.

 

Formatos de imagem: Conheça os principais

Tal como dissemos anteriormente, existem inúmeros formatos de imagem! Uns mais conhecidos que outros, mas todos fazem parte da vida de um designer.

De seguida conheça os principais.

 

1. Formato JPEG

JPEG ou Joint Photographic Experts Group é um formato de imagem usado desde 1983, e provavelmente um dos mais utilizados. E porquê?

Na verdade é bastante simples! Porque promove uma qualidade de imagem razoável e permite a gestão de arquivos de pequeno tamanho, o que acaba por facilitar a sua distribuição e armazenamento.

É importante frisar que este formato utiliza compressão de imagem! E o que é que é isso? Ora bem, a compressão consiste na eliminação de dados irrelevantes no arquivo.

Mas, quanto maior o nível de compressão, menor será o tamanho do ficheiro, e consequentemente menor será a sua qualidade.

 

2. Formato GIF

GIF ou Graphics Interchange Format é um dos formatos de imagens mais populares dos últimos tempos, embora tenha sido criado em 1987.

Embora as imagens GIF tenham um tamanho bastante reduzido, a verdade é que este não é um formato muito utilizado para fotografias uma vez que trabalha apenas com 256 cores.

Desse modo, a sua utilização é comum em artes gráficas que não necessitem de muitas cores, como é o caso de ícones, ilustrações ou animações.

 



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



3. Formato PNG

PNG ou Portable Network Graphics é um dos padrões mais recentes, tendo sido criado em 1996.

É um formato de imagem bastante parecido com o GIF uma vez que suporta animações, fundos transparentes e compressão sem perda de qualidade!

Contudo, o seu maior diferencial, passa pelo fato de suportar milhões de cores e não somente 256.

 

4. Formato Bitmap

O Bitmap é um dos formatos de imagem mais antigo, e provavelmente um dos menos complexos. Utilizado amplamente em sistemas Microsoft, as imagens guardadas neste formato podem suportar milhões de cores enquanto têm a capacidade de preservar os detalhes.

Os ficheiros guardados em .dib ou .BMP costumam ser grandes (uma vez que não suportam compressão) e não existe a possibilidade de aplicar um fundo transparente.

 

5. Formato TIFF

TIFF ou Tagged Image File Format é um formato bastante utilizado e aplicado em questões profissionais como é o caso das imagens médicas ou industriais.

Este formato garante uma grande qualidade de cores e consequentemente de imagem, mas faz com que o ficheiro seja extremamente pesado. Uma vantagem é que é possível comprimir sem perda de informação.

As imagens em TIFF geralmente utilizam uma extensão .tif ou .tiff e permitem que seja aplicado um fundo transparente.

 

6. Formato RAW

O RAW é um formato de imagem ideal para pré impressão, uma vez que se trata de um formato padrão que guarda os dados originais de uma fotografia, tal e qual como a mesma é tirada na máquina fotográfica.

Por esse motivo, as imagens RAW têm uma qualidade de imagem excecional e as cores são bastante nítidas.

Este tipo de imagem quando comprimida pode gerar alguma perda de qualidade. No entanto, acaba por haver essa necessidade, já que os ficheiros são extremamente grandes, o que os torna quase impossíveis de utilizar.

 

Os ficheiros no formato RAW admitem várias extensões. Isso porque cada marca de câmaras digitais trabalha com as suas próprias especificações.

Estes são os 6 formatos de imagem mais comuns, assim como as suas principais características. Agora já sabe quais os formatos mais adequados para os seus projetos de design gráfico.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

2 formatos de imagem, 4 formatos de imagem, conversor de formatos de imagem, diferença entre formatos de imagem, formatos de codificação de imagem, formatos de ficheiros de imagem, formatos de ficheiros de imagem bitmap, formatos de ficheiros de imagem vetorial, formatos de imagem, formatos de imagem digital, formatos de imagem jpeg, formatos de imagem mais comuns, formatos de imagem para facebook, formatos de imagem que suporta transparencia, formatos de imagem vetorial, principais formatos de imagem, tipos de formatos de imagem, tipos e formatos de imagem


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009