Por norma, quando pensamos em algo que simbolize o Planeta Terra como um todo, a primeira coisa que nos ocorre é a fotografia espacial do Planeta que o mostra como uma esfera gigantesca, extremamente azul, com manchas brancas a representar as nuvens e traços verdes a demarcar os vários continentes. Porém, isto não é propriamente um símbolo. É apenas uma representação do Planeta Terra como é realmente visto a partir do Espaço.
Se nos pusermos a pensar constatamos ainda que o Planeta Terra não tem algo que nos parece extremamente básico: uma bandeira. Sim, uma bandeira personalizada que represente todo o universo terrestre.
Ainda que existam milhares de bandeiras por todo o mundo representando cada uma das nações, a verdade é que não existe uma bandeira personalizada para estabelecer a coesão entre todos os territórios, oceanos e ecossistema global. Um símbolo que represente o Planeta Terra, por exemplo, em missões espaciais.
Por exemplo, as expedições a acontecer no Espaço neste momento estão a usar bandeiras nacionais mediante o país que estiver a financiar a viagem. Os viajantes espaciais, no entanto, representam muito mais do que os seus países, certo? Representam o Planeta Terra.
Por isso mesmo, uma equipa de designers decidiu desenhar a Bandeira Personalizada do Planeta Terra para que possa ser usada em expedições espaciais e para que todos os seres humanos partilhem a mesma bandeira, sem estar limitada por fronteiras geográficas. Esta equipa, que faz parte do Beckmans College of Design, em Estocolmo, na Suécia, deu asas à criatividade e conseguiu excelentes resultados.
A Bandeira Internacional do Planeta Terra não é composta por um mero design aleatório. Muito pelo contrário. A equipa de designers por detrás desta bandeira estudou uma série de elementos antes de começar a desenhar o símbolo tendo em consideração cores, posicionamentos, proporções, tipografia e padrões estéticos gerais. O resultado final alcançado é o seguinte:
Cada elemento desta bandeira personalizada está repleto de simbolismo. Começamos então pelos sete círculos concêntricos no centro. Este é sem dúvida o principal elemento visual da bandeira. Os círculos, que se encontram ligados entre si, representam a unidade do Planeta Terra, ou seja, como tudo está ligado na natureza.
Além do mais, os círculos estão posicionados propositadamente para formar uma flor. Entretanto, o fundo azul representa a água – o elemento que torna o nosso Planeta tão diferente e habitável – e que cobre a maior parte do nosso território.
Já imaginou como ficaria esta bandeira em casos do dia-a-dia? Pois muito bem, se não consegue imaginar veja as fotografias exemplificativas apresentadas pelo projecto com base na Suécia.