Design Gráfico

Tudo o que precisas de saber para fazeres um manual de identidade visual

Tudo o que precisas de saber para fazeres um manual de identidade visual

Sabes o que é um manual de identidade visual?

Todas as empresas (independentemente da dimensão) deveriam de ter um!

No entanto, a verdade é que a grande maioria não faz sequer a mínima ideia em que consiste este manual.

Assim, de forma muito resumida, trata-se de um documento que define e estabelece toda a identidade corporativa de um negócio.

Uma marca é muito mais do que criar um logotipo bem conseguido. Assim, além de todo o material que é utilizado online, muitas empresas têm também formas de comunicação impressa.

Desse modo, é importante que os elementos visuais sejam similares independentemente do tipo de comunicação que está a ser desenvolvida.

E porque é isto tão importante? É simples! Porque apenas desta forma se cria uma ligação na mente do consumidor.

Se neste momento sentes que a tua empresa não tem coerência na imagem corporativa e se tudo o que encaminhas para a gráfica online não está a transmitir a mensagem correta, chegou a hora de mudares!

Ao longo destas linhas vamos explicar-te o que deves ter em conta para criares o manual de identidade visual da tua empresa.

Manual de identidade visual: O que é?

Desenvolver um manual de identidade corporativa é essencial para ter uma identidade gráfica coesa e consistente em toda a tua comunicação.

Podemos então dizer que o mesmo é um documento onde todos os elementos gráficos que constituem a tua marca são apresentados. Além disso, serve também para especificar como é que cada um desses elementos deve ser utilizado.

Contrariamente ao que possas pensar, este manual é de extrema importância para a tua empresa. Percebe de seguida o porquê:

  • Estipula as medidas e a forma como cada elemento deve ser apresentado em determinada situação;
  • Ajuda a reproduzir a marca, independentemente de contar com apoio interno ou externo;
  • Garante uma poupança de tempo no desenvolvimento de artes gráficas;
  • Garante coerência entre todas as formas de comunicação.

Como vês, é realmente importante a tua marca ter um manual de identidade visual.

Não só porque vai gerar coerência, mas essencialmente porque é essa coesão que vai garantir a notoriedade do teu negócio.

Se neste momento ainda não desenvolveste a identidade corporativa da tua empresa, não te preocupes. De seguida apresentamos-te os elementos gráficos que devem constar neste manual.

Elementos gráficos essenciais para a criação da identidade visual da marca

Uma empresa é muito mais do que um logotipo!

Por isso, existem alguns elementos que devem ser tidos em conta na altura de desenvolveres a identidade visual da tua empresa. Conhece-os de seguida.

1 – Logotipo

O logo deve ser utilizado em todas as formas de comunicação da tua empresa. No entanto, é necessário ter sempre mais do que uma versão do mesmo (a cores, a preto, branco…).

No manual de identidade da marca devem constar todas as variações do logotipo, assim como a forma de utilização correta de cada uma.

2 – Cores e fontes de letra

Muitas empresas utilizam fontes grátis. Outras tantas têm fontes desenvolvidas à medida. Independentemente da tua opção, as mesmas devem constar neste manual.

Desse modo, torna-se mais simples saber exatamente qual o tipo de letra que pode ser utilizado para complementar determinado design gráfico.

Além disso, a paleta de cores também deve ser descrita de modo a garantir que as mesmas estão corretas.

3 – Elementos extra

Tal como o próprio nome indica, são elementos extra, logo não precisam de ser colocados, obrigatoriamente, neste manual.

No entanto, podem ser especialmente úteis se trabalhas com freelancers ou com empresas de marketing externas.

Nos elementos extra podemos identificar padrões, ícones, fotografias, imagens, fundos, etc.

As mesmas servem essencialmente como uma linha orientadora para expressar ideias que vão ao encontro do objetivo da marca.

4 – Papelaria corporativa

Praticamente todas as empresas precisam de papelaria corporativa. E o que quer isto dizer? Basicamente falamos de:

E o importante sobre este tipo de comunicação é que a mesma serve essencialmente para promover a tua identidade corporativa.

Logo, é importante que o teu manual de identidade visual indique como é que os elementos gráficos devem ser utilizados na papelaria corporativa.

5 – Utilização incorreta

Pode parecer estranho, mas a verdade é que o teu manual corporativo deve também indicar a forma como não queres que a tua imagem seja comunicada.

Isso irá ajudar a manter as ideias claras na altura de desenvolver novas formas de artes gráficas.

Como vês, a identidade corporativa de uma empresa é um dos pontos mais relevantes para o sucesso da mesma.

Assim sendo, se ainda não desenvolveste a tua, está na hora de falares com um designer gráfico e de dares seguimento à criação desta. Acredita que a longo prazo é a opção mais viável. Além disso, ter uma marca bem construída vai ajudar-te a garantir a qualidade do material que envias para a gráfica imprimir.