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Marketing de Relacionamento: O que é e como aplicar

Marketing de Relacionamento: O que é e como aplicar

O marketing de relacionamento ainda é, para muitas empresas, um verdadeiro mistério.

No entanto, e de forma muito resumida, esta estratégia visa aumentar a notoriedade da marcaa fidelização de clientes e a criação de autoridade na tua área de atuação. Consequentemente, aumenta também o volume de vendas e o lucro do teu negócio.

São vários os meios e as técnicas que vais precisar de utilizar para conseguires colocar esta estratégia em prática.

Mas, uma coisa te garantimos: depois de leres toda a informação que te vamos dar de seguida, vai ser muito mais simples passares do planeamento à prática.

É importante teres em mente que este tipo de estratégia de marketing pode exigir que fales com uma gráfica online para dares seguimento à impressão de algumas formas de comunicação (como flyers ou brindes).

Mas, explicamos-te tudo de seguida. Acompanha-nos!

O marketing de relacionamento é a estratégia perfeita para venderes mais

Pensa um pouco no teu dia! Quantas vezes ao fazeres scroll no Facebook ou Instagram viste uma publicação de uma marca?

Quantas vezes ao folheares o jornal ou a revista não viste um anúncio publicitário? Quantas vezes a música no Youtube não parou para dar lugar a um anúncio?

Hoje em dia, enquanto consumidores somos bombardeados com publicidade e comunicação invasiva por parte das marcas!

Bem sabemos que todos os negócios querem vender mais e ser um sucesso. Mas será que este tipo de comunicação invasiva é realmente a melhor opção? A resposta correta é Não!

Na verdade, hoje a experiência do consumidor é completamente diferente do que era há 10 anos. Hoje não é a marca que deve ir ter com os potenciais clientes, mas sim o contrário.

Enquanto empresas, não devemos ser invasivos na forma como comunicamos. E, é aí que entra a necessidade do marketing de relacionamento.

O mesmo engloba várias estratégias de:

  • Construção e disseminação da marca;
  • Prospeção e fidelização de clientes;
  • Criação de autoridade do mercado.

O objetivo passa, essencialmente, por fidelizar o consumidor à marca, tornando-o um embaixador da mesma.

E como é que isso se consegue? É muito mais simples do que pensas. Basta criares experiências que levem à satisfação real das necessidades do consumidor.

Pensa numa marca que adoras e que não trocas por mais nenhuma! Já está? Agora pensa nos motivos pelos quais gostas tanto dessa marca.

Como foi a tua experiência de compra? Já alguma vez a recomendaste a um familiar ou amigo?

Se a tua resposta foi Sim, sabes porque é que o fizeste? Porque a marca em questão se esforçou para se relacionar contigo! E esse é o motivo pelo qual gostas tanto dela.

Para que serve e como podes aplicar esta estratégia de marketing?

Tal como dissemos anteriormente, o marketing de relacionamento não serve somente para aumentares as vendas ou fidelizares clientes. Serve essencialmente para criares fãs da marca.

Assim sendo, é essencial que percebas que esta é uma estratégia de marketing pensada e planeada com ações a longo prazo.

Porém, não é só o cliente que vai beneficiar por ter um tratamento de exclusividade. A própria empresa pode aproveitar esse relacionamento para continuar a melhorar continuamente a sua oferta comercial e o atendimento ao cliente.

Quanto melhor for a relação do cliente com a tua empresa, maior será o valor percebido da solução que tens para lhe vender. Mas como fazer isso?

Bem, na verdade existem imensas formas de o fazer e, devido à abrangência do marketing digital e do acesso à Internet, qualquer empresa consegue fazer este investimento.

Assim, algumas das metodologias que podes utilizar para trabalhares o marketing relacional são:

Enfim, estas são apenas algumas das centenas de formas de implementar um plano de marketing que vise melhorar o relacionamento com o consumidor.

Mas, para que as percebas melhor, falaremos de algumas delas de seguida.

Conheceres o público-alvo é imprescindível

Este é um ponto que vamos partir do pressuposto que conheces, mas nunca é demais frisar! Ora bem, o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing de relacionamentos passa por conheceres o teu público-alvo.

Afinal de contas, como te podes relacionar com alguém que não conheces?

Começa então por criar as personas. Ou seja, cria um cliente ideal fictício. Percebe quais são as suas dores, quais as suas necessidades e o que é que ele quer realmente da tua empresa.

Depois de o mesmo estar desenvolvido, é muito mais simples adaptares a tua comunicação a esse público-alvo.

Assim que o fizeres, começarás a ter uma boa base de contactos para começares a desenvolver o teu marketing relacional.

Considera que a tua base de contactos deve estar o mais atualizada possível. A par disso é essencial analisares e recolheres dados com frequência.

Isso servirá para perceberes quem são os teus melhores clientes e quais compram com maior frequência. Dessa forma, poderás começar a estreitar o relacionamento.

Dicas de estratégias que podes implementar

Neste momento, estás a questionar-te sobre como poderás fazer e desenvolver a tua estratégia de marketing de relacionamento. A resposta é novamente bastante simples! Através das estratégias digitais que enumerámos anteriormente.

Conhece-as um pouco melhor!

1 – Email marketing

Quem diz que o email morreu está verdadeiramente enganado. O que morreu foi a forma pouco ética como as empresas utilizavam esta ferramenta.

Se antigamente muitos negócios compravam bases de dados para comunicar com consumidores que não tinham o mínimo interesse ou conhecimento do negócio, hoje em dia isso já não acontece.

Assim, existem inúmeras formas de utilizar o email a teu favor na melhoria do relacionamento com o cliente. Algumas são:

  • Criares uma relação de proximidade
  • Felicitares o cliente por datas importantes
  • Ofereceres conteúdos relevantes e exclusivos
  • Ofereceres promoções especiais, descontos, bónus, brindes…
  • Aferires a satisfação do cliente com a marca
  • Estimulares o cross selling e o up selling

2 – Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade começam a ser cada vez mais utilizados como forma de melhorar o relacionamento e efetivamente fidelizar o cliente.

Os mesmos são usados com frequência em companhias aéreas, bancos, restaurantes ou serviços de estética.

Os tipos mais comuns de programas incluem:

  • Ofereceres uma parte do serviço
  • Ao fim de 10 refeições ganhas 1 grátis
  • Acumulares pontos que podem ser trocados por vouchers

No entanto, antes de começares a oferecer programas de fidelidade aos teus clientes, é importante que percebas quais são as vantagens que eles realmente acham interessantes.

3 – Redes Sociais

Existem redes sociais que são extremamente interessantes para algumas áreas de negócio. Falamos, claro está, do Facebook, do Instagram, do LinkedIn e do Pinterest.

Claro que nem todos os negócios devem estar presentes nestas redes sociais. Mas, estar presente em algumas é, sem dúvida, uma ferramenta de relacionamento que deves ter em consideração.

Além disso, as redes sociais são uma oportunidade de as empresas divulgarem uma mensagem em tempo real, para uma audiência cada vez maior.

A par disso, a comunicação ocorre de forma quase imediata e com repercussões a curto prazo.

No entanto, é preciso teres alguns cuidados, pois uma má gestão de redes sociais pode minar completamente a imagem da tua marca.

Vale a pena investires numa estratégia de marketing de relacionamento?

Independentemente da tua área de atuação ou do tamanho da tua empresa, a resposta é SIM!

Podes e deves efetivamente investir numa estratégia de marketing de relacionamento.

Isso porque a forma como fazes o cliente sentir-se especial é a única maneira, nos dias de hoje, de promoveres o teu negócio e teres sucesso.

É preciso ser-se criativo e destemido para avançares com uma campanha de relacionamento em todas as suas vertentes.

Por isso, antes de avançares, o que te podemos dizer é que deves mesmo conhecer o teu cliente, pois caso contrário todos os teus esforços vão ser em vão.

Lembra-te que uma boa estratégia de marketing de relacionamentos vai realizar desejos e esclarecer dúvidas. Mas, vai também mostrar ao cliente problemas e necessidades que ele não sabia sequer que tinha.

Teres uma receita recorrente de um cliente é meio caminho andado para o sucesso. Além disso, tem em conta que o custo de aquisição de um novo cliente é sete vezes superior ao custo de manutenção e fidelização de um cliente já existente.

Desse modo, o teu negócio só tem a ganhar em manter os clientes atuais fidelizados. E isso é, sem sombra de dúvida, algo que está ao teu alcance.

E lembra-te, conjugar uma estratégia online com uma estratégia offline em parceria com uma gráfica que trate de todo o material promocional impresso, é meio caminho andado para o sucesso.

Agora que já sabes o que é o marketing de relacionamento, como o mesmo funciona, as três técnicas e estratégias que deves implementar e se vale ou não a pena fazê-lo, qual será o teu próprio passo?

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