Marketing

Utiliza o Inbound Marketing para aumentares a taxa de conversão

Utiliza o Inbound Marketing para aumentares a taxa de conversão

Nunca ouviste falar do Inbound marketing? Provavelmente são poucos os empresários que, nos dias de hoje, não conhecem este termo.

Mas, entre ouvir falar e saber exatamente do que se trata, vai uma diferença abismal.

Por isso, neste artigo explicamos-te o que é e damos-te algumas dicas práticas para produzires conteúdo focado nesta estratégia.

Se queres investir nas melhores práticas de marketing e comunicação para o teu negócio, continua a ler!

Inbound Marketing – O que é e como podes utilizá-lo a teu favor

O conceito de Inbound marketing como o conhecemos hoje não é muito antigo. Remonta ao fim de 2009 e define uma estratégia de venda utilizada por empresas de todas as dimensões e áreas.

Mas, contrariamente ao que pensas, embora seja uma estratégia de venda, o seu principal objetivo é reforçar a notoriedade da empresa.

Claro que o aumento das vendas também é um objetivo, mas esse é alcançado tendo em conta a notoriedade.

Uma boa estratégia de Inbound está assente em 5 pilares distintos:

  • Aumentar a notoriedade da empresa
  • Diminuir o custo de aquisição dos clientes
  • Atrair potenciais clientes
  • Gerar conteúdos que fazem a diferença
  • Otimizar o processo de venda

É importante salientar que as estratégias de Inbound Marketing funcionam de forma complementar em 5 fases sequenciais:

  • Atrair (através de diversas questões como blogs, SEO, Links patrocinados, Redes sociais…)
  • Converter (através da criação de ofertas, Landing pages e CRO)
  • Relacionar (através de email marketing, automação de marketing e nutrição de leads)
  • Vender (através de pontuação de leads, Inbound Sales e CRM)
  • Analisar (através de diversos softwares de métricas e análises estatísticas)

Agora que já percebeste no que assenta esta estratégia, é importante que saibas como podes produzir conteúdos que geram leads.

Como criar conteúdos que geram efetivamente leads?

Não é assim tão complicado como isso. Mas, claro que existe todo um trabalho que deves realizar de antemão.

Ou seja, deves contar com profissionais de marketing que sejam capazes de desenvolver uma estratégia de acordo com as necessidades do teu negócio.

Assim, um planeamento de Inbound Marketing que gera leads é construído em conjunto, considerando as nossas dicas de seguida.

1 – Conhece o teu público

Para a criação de qualquer conteúdo, é essencial entenderes quem são os teus clientes ideais.

Isso inclui detalhes demográficos, interesses, desafios e necessidades. Aqui, deves utilizar as personas para criares um perfil completo do teu público.

2 – Tem sempre em conta o teu objetivo

Este é o ponto principal de uma boa estratégia de Inbound. Qual é o principal motivo de estares a implementar este plano?

  • Queres vender mais?
  • Queres que o leitor descarregue um e-book?
  • Procuras afinidade com a marca?

Independentemente de qual for o teu objetivo, foca-te nele! Pois cada peça de conteúdo deve ter um objetivo claro de conversão para gerar resultados.

3 – Cria conteúdos interessantes e temáticos

O conteúdo é rei, e uma estratégia de Inbound Marketing está assente na sua produção. Mas o mesmo tem de ser produzido de forma coerente.

Vê este exemplo prático: Imagina que tens uma empresa de bicicletas. E resolves criar um conteúdo que explica ao leitor as principais vantagens de andar de bicicleta.

Mas, como o conteúdo é pequeno, resolves também adicionar os melhores ténis para andar de bicicleta.

Embora ambos os temas possam ser interessantes, não devem ser abordados no mesmo conteúdo, mas sim em conteúdos distintos.

Além disso, o conteúdo deve abordar os problemas e os desafios enfrentados pela tua audiência.

Por isso, proporciona soluções úteis e práticas que demonstrem a tua expertise e valor.

4 – Palavras-chave e SEO são fundamentais para a estratégia

Um dos pontos mais importantes do investimento nesta estratégia é a necessidade do conhecimento de estratégias adicionais de marketing digital.

Todos os conteúdos produzidos para o teu site devem ter uma palavra-chave interessante associada, assim como devem seguir as boas práticas e as recomendações de SEO.

Só desta forma o teu conteúdo poderá alcançar os primeiros lugares do Google.

Além disso, existem mais alguns pontos que deves ter em atenção:

  • Tem cuidado na escolha do título
  • Conhece a tua persona
  • Conversa com ela em cada parágrafo
  • Escreve com ritmo
  • Não escrevas com rodeios
  • Escreve conteúdo que possa ser lido na diagonal
  • Escreve conteúdos longos e apelativos (mínimo 1000 palavras)
  • Fala com o leitor, faz perguntas, responde, interage…

Agora que já sabes como investir corretamente numa estratégia de Inbound Marketing, está na altura de começares a trabalhar nela.

Acredita que a mesma é uma mais-valia para qualquer negócio, independentemente da sua área de atuação. E lembra-te, se utilizares esta estratégia digital em conjunto com uma estratégia offline – como impressão de cartões de visita e expositores impressos numa gráfica online de qualidade – vais estar um passo à frente da concorrência.

Não te esqueças! Se precisares de ajuda, contacta-nos pelo Live Chat!