Cartazes

Impressão de Poster: O guia definitivo

Impressão de Poster: O guia definitivo

Trabalhas com design e crias peças para mupis ou outdoors? Então temos a certeza de que sabes que a impressão de poster pode revelar-se uma grande dor de cabeça.

Contudo, não precisas de desesperar. Hoje resolvemos apresentar-te um guia completo que te vai ajudar a criar os cartazes exteriores de uma forma muito mais simples.

Continua a ler! Garantimos que não te vais arrepender.

Impressão de poster: A ciência por trás das cores

A impressão de poster é uma arte refinada que combina a tecnologia moderna com a habilidade artesanal para criar imagens impressionantes em grande escala.

O primeiro passo é preparares um arquivo digital de alta resolução, garantindo que cada detalhe seja capturado vividamente.

De seguida, as impressoras de alta qualidade de uma gráfica online utilizam tintas especiais e técnicas avançadas para reproduzir as cores vibrantes e texturas nítidas.

Tem em conta que o tipo de papel escolhido desempenha um papel crucial. Além disso, o processo de impressão, seja digital ou offset, é meticulosamente controlado para garantir precisão e consistência.

Uma vez impresso, o poster passa por verificações de qualidade rigorosas para garantir que está de acordo com os padrões exigidos.

Podemos dizer que a impressão de posters não é apenas um procedimento técnico, mas sim uma jornada criativa.

Cada etapa, desde a conceção até à produção final, é realizada com precisão e paixão para transformar ideias em obras de arte visuais deslumbrantes.

O resultado é um poster que não serve apenas para decorar paredes. Este conta uma história visual, tornando-se uma expressão duradoura de criatividade e qualidade.

Impressão de poster – O que precisas de ter em mente para uma impressão perfeita

Todos os designers já passaram pelo incómodo de criarem uma peça gráfica e quando recebem a arte impressa veem que alguma coisa está mal.

Seja para um evento, uma exposição ou simplesmente para decorar um espaço, os posters têm o poder de comunicar mensagens visualmente impactantes.

No entanto, imprimir um poster que realmente capture a essência da tua visão nem sempre é tão simples quanto parece.

Neste mundo de resoluções, DPI’s e cores, é fácil perderes-te ao tentares transformar uma ideia brilhante num poster físico.

E, é por isso que resolvemos criar este guia abrangente que destaca o que deves ter em mente, mas também o que precisas de saber para garantir que a impressão do poster fique perfeita.

Sendo assim, acompanha de seguida o nosso guia para garantires que irás receber um poster perfeito depois da impressão na gráfica.

1 - Não te esqueças que o modelo de cores deve ser CMYK

Quando criares o design do teu poster, deves considerar que o espectro de cores para impressão é baseado no modelo CMYK.

Assim, se queres evitar discrepâncias entre as cores do ecrã e as cores que vão ser impressas, este é o modelo que deves usar. Se utilizas o Photoshop só tens de mudar o espectro de cor.

No caso de já teres o design criado podes sempre converter o modelo RGB para o CMYK.

Contudo, vais perceber que algumas cores ficam mais “esbatidas”. Assim sendo, pode ser necessário fazeres alguns ajustes.

2 - Sempre que possível utiliza vetores

Se estás a criar uma arte para ser impressa em grande formato, os vetores vão ser os teus melhores amigos.

A utilização dos mesmos garante que o tamanho do ficheiro será mais reduzido, mas também garante um melhor resultado de impressão.

A par disso, é também importante teres alguns cuidados extra antes de enviares a arte.

Verifica a ortografia do poster e deixa margens de segurança para o corte da peça após a impressão.

3 - Trabalha em 300 DPI

A maior parte dos designers não tem noção que muitas vezes os atrasos na impressão de posters se devem à baixa resolução do ficheiro.

Assim, um dos pontos mais importantes é definires este tipo de ficheiro com 300 DPI (pontos por polegada). Quantos mais pontos compuserem uma imagem, maior a sua resolução.

Se a resolução for muito baixa, aquando da impressão vais ter um poster pixelizado! E, temos a certeza que não é esse o objetivo.

4 - Tem cuidado na escolha do papel

Outro ponto que deves considerar na impressão de cartazes exteriores é a qualidade e tipologia do papel.

Para que a equipa da gráfica te possa ajudar, é preciso perceber qual será a sua utilização, assim como o local onde será colocado.

Os formatos mais comuns são o A2, A3 e A4. Contudo, um cartaz para mupi ou outdoor tem tamanhos diferentes.

Se tiveres dúvidas no tamanho exato que precisas de imprimir, podes falar connosco.

Estamos prontos para te ajudar a perceber melhor qual é o tipo de papel e o tamanho certos para a impressão.

5 - Escolhe entre a impressão digital ou offset

De forma simples, existem 2 opções que poderás considerar na altura de procederes à impressão dos teus posters.

A escolha varia entre:

  • Impressão digital – É indicada para impressões em menor quantidade e acaba por ser relativamente mais barata e rápida.
  • Impressão Offset – É usada para produção em massa (como livros, jornais e revistas). Neste caso a qualidade de impressão a longo prazo será melhor, mas os custos são também bastante mais elevados.

6 - Escolhe a gráfica mais adequada

A verdade é que nem sempre é simples encontrar uma gráfica que cumpra todos os requisitos que o cliente deseja.

Mas, independentemente do tipo de trabalho que precises de imprimir, é importante que trabalhes sempre com uma gráfica de qualidade. Além disso, há perguntas que podes colocar no momento de contratar um serviço de impressão.

Não tenhas problemas em ligar para pedir ajuda e esclarecimentos. Só dessa forma irás saber se é ou não a melhor opção para ti.

Estas são 6 dicas simples que deves considerar aquando da criação e impressão de poster.

Se tens alguma dúvida relativamente a este processo, não hesites em contactar-nos. Podemos ajudar-te a encontrar a melhor alternativa.

 

Primeira Compra?

Desconto de

10%

em todo o site

Use este código no checkout

Segunda Compra?

Desconto de

5%

em todo o site

Use este código no checkout