Impressão Digital

10 questões obrigatórias ao encomendar um serviço de impressão

10 questões obrigatórias ao encomendar um serviço de impressão

O que não falta por aí são gráficas que promovem um serviço de impressão extremamente barato.

Contudo, já deves ter ouvido a expressão “às vezes o barato sai caro”. E, atenção, porque não estamos a dizer que as mesmas são más. Pelo contrário!

O que queremos realmente dizer é que, dependendo do tipo de serviço de impressão que pretendes, é importante fazeres um estudo prévio.

Dessa forma, resolvemos ajudar-te. Neste artigo vamos apresentar-te 10 questões que deves colocar a qualquer gráfica que estejas a ponderar contratar.

Vais ver que depois será muito mais simples tomares uma decisão.

Serviço de impressão: O que é e para que serve?

Um serviço de impressão é, passando a redundância, um serviço que oferece a impressão de documentos, imagens, gráficos ou qualquer outro tipo de conteúdo em papel ou noutros suportes físicos.

Geralmente é fornecido por empresas especializadas no segmento de impressão de imagens. Mas, para que serve um serviço de impressão? Explicamos-te de seguida.

1 – Documentos profissionais

As empresas utilizam frequentemente este tipo de serviço para criarem documentos profissionais.

São exemplo os relatórios, as apresentações, os contratos, os cartões de visita e os currículos. Afinal, isto ajuda a transmitir uma imagem profissional.

2 – Material de marketing:

Alguns negócios também usam este serviço para produzirem material de marketing.

Falamos, por exemplo, em panfletos, folhetos, cartazes, banners e cartões-postais. Este é um aspeto importante na divulgação de produtos e serviços.

3 – Material promocional

Os eventos, as feiras e as conferências exigem frequentemente material promocional impresso, como crachás, folhetos informativos e catálogos.

Um serviço especializado de impressão pode produzir estes itens.

4 – Fotografias

As pessoas também utilizam este serviço para imprimirem fotos digitais em papel fotográfico de alta qualidade para álbuns de família, quadros e lembranças.

5 – Livros e revistas

As editoras e os autores independentes também fazem uso deste serviço. Dessa forma, o seu objetivo é produzir livros e revistas impressas em pequenas ou grandes tiragens.

6 – Artes gráficas

Os designers gráficos e os artistas usam frequentemente um serviço de impressão para criar obras de arte em formatos físicos, como posters, ilustrações e obras de arte impressas.

7 – Cópias de documentos

Além da impressão, muitos negócios deste segmento também oferecem serviços de cópia. Nesse sentido, isso permite a reprodução de documentos existentes em várias cópias.

8 – Personalização

Há também a opção de personalizar itens impressos. São exemplos os cartões de visita, os convites de casamento e os produtos promocionais, com nomes, logotipos ou mensagens específicas.

9 – Sinalização

As empresas promotoras de eventos usam com frequência este serviço para criarem sinalização personalizada, como placas de identificação, sinais de condução e banners.

10 – Impressão de grande formato

Algumas empresas especializadas em impressão podem produzir impressões de grande formato. Assim, esta modalidade é voltada para a publicidade exterior, decoração de interiores e exposições.

11 – Serviços de encadernação e acabamento

Além da impressão, são muitas as empresas que oferecem serviços de encadernação, laminação e outros acabamentos.

Dessa forma, é possível tornar os documentos ou produtos impressos mais atraentes e duradouros.

Em resumo, um serviço especializado de impressão desempenha um papel essencial na criação de documentos e materiais impressos para uma ampla variedade de fins.

Estes fornecem as instalações, os equipamentos e a expertise necessários para transformar conteúdo digital em formatos físicos e tangíveis.

10 perguntas obrigatórias para a escolha de uma gráfica para o serviço de impressão

Os serviços de impressão são cada vez mais um apoio para empresas de qualquer dimensão e setor.

Contudo, escolher um bom parceiro de negócio é meio caminho andado para o sucesso. Desse modo, queremos ajudar-te a tomares uma boa decisão.

Conhece de seguida 10 perguntas que deves fazer antes de contratares este tipo de serviço.

1 – Quais são as minhas opções?

Antes de contratares qualquer tipo de serviço de impressão digital é importante que solicites alguns esclarecimentos.

Indica primeiramente aquilo que procuras, para que a gráfica possa indicar-te quais os melhores processos para esse serviço, mas também para poder orçamentar o mesmo corretamente.

Lembra-te que existem gráficas especializadas em diferentes tipos de impressões, por isso, nada melhor do que perguntares.

2 – Existe algum template ou guia?

Existem diversos pontos que devem ser considerados aquando da criação de um design para impressão.

Dessa forma, a grande maioria das gráficas tem um guia ou mesmo um template que te pode enviar. Assim ficas a saber que regras gerais deves cumprir na criação do conteúdo que queres ver impresso.

Além disso, este tipo de template agiliza o processo, já que garante que o teu design vai ser rececionado pronto para imprimir.

3 – Pergunta qual a margem de segurança

No caso de a gráfica não ter um template que possa disponibilizar, é importante que questiones qual é a margem de segurança para impressão e corte (margem de bleed ou sangramento).

Basicamente trata-se de saber qual é a margem que tens de deixar no teu design, para que na impressão ou nos acabamentos o conteúdo não fique rasurado.

Contrariamente ao que possas pensar, a verdade é que a grande maioria dos atrasos nas impressões é devido à falta desta margem.

Por norma a margem de segurança padrão é de 4 mm, contudo nada melhor do que perguntares.

4 – Que resolução as imagens devem ter?

Este é outro ponto a considerar e que deves sempre questionar quando estiveres a escolher a gráfica certa para o serviço de impressão.

Assim, considera já como resposta que nunca deves usar imagens com baixa resolução para serviços de impressão.

A baixa resolução irá fazer com que a imagem não seja nítida, comprometendo logo à partida a qualidade do suporte de comunicação que está a ser impresso.

Se tens algumas dúvidas quanto à necessidade de conversão de imagens para obter um trabalho de maior qualidade, nada como perguntar.

5 – Quais as melhores tipologias de arquivos para as imagens?

Outro ponto a questionar é qual será a melhor tipologia de arquivo para usar na tua impressão.

Uma dica que te damos desde já é que imagens em formato PNG ou GIF devem ser completamente evitadas.

Por isso, dependendo do tipo de produto final, é importante questionares qual o tipo de arquivo mais adequado.

6 – Qual é o melhor tamanho?

A maior parte dos suportes de comunicação permitem uma grande flexibilidade no tamanho da peça final.

Assim, nada melhor do que falar com a gráfica e perceber qual é o tamanho mais adequado. Acredita que, muitas vezes, uns milímetros fazem toda a diferença

7 – E qual é o melhor tipo de suporte?

Quando falamos de serviço de impressão de fotos ou mesmo de cartões de visita o tipo de papel que será utilizado tem um peso considerável na qualidade final do trabalho.

Posto isto, para garantires que as cores são realmente nítidas e o suporte tem a resistência adequada no pós-venda, nada melhor do que falar com a gráfica.

Como a Sydra lida com este tipo de questões diariamente, podemos facilmente explicar-te as diferenças e indicar as vantagens de cada um.

Tudo isto, considerando sempre as tuas necessidades.

8 – Qual é o prazo de entrega?

Esta é daquelas perguntas que devem ser feitas logo no início. Imagina que estás com um prazo muito apertado?

A verdade é que a impressão digital revolucionou a indústria, diminuindo de forma drástica o tempo de espera.

Contudo, é pouco provável que uma gráfica demore menos de 3 dias a entregar-te o pedido. Além disso, considera que o prazo de entrega será também influenciado pela expedição.

Assim sendo, se precisas de uma peça impressa com urgência, nada melhor do que falares com a Sydra.

9 – É possível pedir uma prova primeiro?

Antigamente, e dado que o processo de impressão era muito mais lento do que atualmente, muitas empresas tinham uma prática designada por “passar pela impressora”.

Este processo permitia que qualquer cliente pudesse ver uma prova do que estava a ser impresso.

Contudo, nos dias de hoje, e com as restrições de tempo, esta prática é cada vez menos comum.

10 – Posso contactar a qualquer altura?

Por último, mas não menos importante, questiona se é possível entrares em contacto a qualquer altura.

Embora a maior parte das gráficas tenha um horário de atendimento específico, existe sempre a possibilidade de enviares um email a qualquer altura.

Estas são as 10 perguntas que deves sempre realizar a qualquer gráfica com quem ponderes trabalhar.

Se precisares do serviço de impressão digital, artes gráficas ou expositores, entra em contacto connosco. Temos todo o gosto em apresentar-te um orçamento à medida das tuas necessidades.