Design Gráfico, Logotipo

Como criar logotipos para pequenas empresas?

01 - logo pequenas empresas

Se estás a ler este artigo, é possível que tenhas sido contratado para criar logotipos para algumas marcas. E se tens em mãos esta importante missão, acredita que precisas de pensar estrategicamente!

Poderás estar a questionar-te:

  • “Qual é a melhor representação desta empresa?”
  • “Será que o briefing está correto?”
  • “Como devo apresentar a minha proposta?”

Não importa o quão estudioso sejas! Quando falamos desta área de trabalho, apenas a prática conduz à perfeição. Assim sendo, cria uma metodologia, para evitares problemas no desenvolvimento.

Ao longo deste artigo vamos partilhar contigo um pouco da nossa experiência, e como algumas situações ajudaram a desenvolvermo-nos enquanto profissionais.

Vamos juntos perceber como transformar as ideias abstratas dos clientes, em algo real e profissional.

No final desta leitura, saberás:

  • Que perguntas fazer para elaborar um logótipo
  • Como apresentar um briefing
  • Qual a forma correta de apresentares a tua proposta

Deixa-nos dizer-te que, agora, estás no caminho certo. Já podes respirar de alívio.

Criar logotipos: Como representar a empresa do cliente?

Mesmo que sejas um profissional excelente, o teu melhor trabalho pode não agradar ao cliente.

Isto porque deves fazer algo que corresponda às expectativas do mesmo. Ou seja, nem sempre os teus gostos serão tidos em consideração.

Neste momento é importante perceberes como o cliente vê o seu negócio e quais os planos para o futuro.

Esta conversa é necessária para que captes detalhes que talvez não fossem possíveis no preenchimento do briefing para criar logotipos.

É interessante pedires algumas referências, assim terás mais hipóteses de corresponder às suas expectativas.

1 – O briefing!

Aqui não se trata de como o teu cliente irá responder, mas sim de como perguntas. As perguntas certas facilitarão o teu trabalho.

  1. Como descreves a tua empresa e/ou produto?
  2. Como vês a empresa nos próximos anos?
  3. O que esperas representar no logótipo? (isto ajudará a minimizar os erros)
  4. Quem são os teus principais concorrentes? (estas informações servem para entenderes o mercado)
  5. Qual é o teu diferencial no mercado? (podes utilizar isto no logótipo)
  6. Qual é a faixa etária do teu público? (assim saberás com quem deves comunicar)

Claro que estas são perguntas básicas que o designer faz durante uma conversa informal. A parte técnica é responsabilidade do profissional.

Evita enviar um formulário por email. O cliente pode preenchê-lo erradamente, o que vai dificultar o teu trabalho e pode demonstrar uma falta de cuidado com o projeto.

2 – Muitos esboços e pesquisa

Inicialmente, é fundamental que pesquises logotipos do mesmo setor, nacionais e internacionais.

Utiliza o Pinterest, o Google Imagens e o Behance para evitares a criação de um logótipo já existente.

Aqui presumimos que o cliente já tem o nome da empresa. Caso contrário é recomendável pesquisar no INPI, se a marca desejada já existe.

O momento dos esboços é quando utilizas diversas referências. Inicialmente, aplica a tua criatividade. Quanto mais te afastares do comum, menores são as hipóteses de criares um plágio.

3 – Observa a Concorrência

Durante a pesquisa, irás recolher dados dos concorrentes diretos e indiretos do cliente. Existe algum padrão na concorrência?

Os logotipos têm referências a animais (como acontece com equipas de futebol) ou são mais formais (como os consultórios de advogados)?

Todas estas informações irão contribuir para a criação da nova marca.

Observar a concorrência permite identificar coisas como:

  1. Logotipos do mercado são muito parecidos. Então criar algo diferente pode ajudar o teu cliente a destacar-se;
  2. Que cores são usadas com mais frequência. Conforme a região ou país, as cores têm significados diferentes. Tem cuidado!;
  3. Como os clientes percebem a marca. Ter um nome muito complicado, pode dificultar o sucesso da marca. Lembras-te da Head & Shoulders? Teve de usar o humor para ensinar o público;
  4. Uma nova marca precisa de seguir as tendências, o que nem sempre é uma regra para uma marca consolidada;
  5. As marcas têm muitos elementos? Marcas com logotipos muito complexos acabam por ter mais dificuldade para se fixarem na mente do consumidor.

4 – Menos é mais

Procura captar a essência do que o cliente deseja representar. Tentar adornar demais pode dificultar a aplicação do logo em impressos ou a preto e branco.

Os logotipos das maiores empresas do mundo são simples: Coca-cola, Apple, Uber, Google, Tesla, Nasa…

Evita logotipos muito coloridos. Já reparaste que o Google, o Ebay, a Microsoft e a Playstation utilizam 4 cores?

E são 4 cores semelhantes: amarelo, azul, verde, vermelho, com a exceção da Playstation, que em vez do verde usa o violeta.

Mas será que os clientes se lembram de quais são as cores destes logotipos? Aposto que a Coca-cola, a IBM ou, até mesmo, a Vodafone são mais fáceis de recordar.

5 – Apresenta as tuas propostas

Há sempre um logótipo que, enquanto designer, gostas mais, no entanto, na maioria das vezes, o cliente reprova-o.

Apresenta primeiro o logótipo que não consideras o melhor. No entanto, tem atenção porque há grandes hipóteses do cliente o aprovar.

Deves também mostrar as tuas referências e explicar porque utilizaste tais elementos. Tudo isto contribui para uma melhor compreensão do cliente relativamente ao trabalho desenvolvido.

Mostra exemplos do logótipo aplicado em diferentes materiais ou situações. Nem todos têm a capacidade de imaginar, por isso quanto mais próximo da realidade, melhor.

Este é, sem dúvida, um dos aspetos mais importantes do processo de criar logotipos.

Quando apresentares o teu trabalho ao cliente, assegura-te de que ele compreende a justificação por trás de cada decisão que tomaste.

Apresentar aplicações práticas do logótipo em vários contextos – como um website, material de escritório, vestuário e qualquer outro suporte relevante para o negócio – pode ajudá-lo a visualizar o logo em uso e a entender como este poderá beneficiar a sua marca.

Criar Logotipos: 5 sites onde te podes inspirar

Quantas vezes precisaste de inspiração e procuraste online opções que gostasses para criar logotipos?

A verdade é que vivemos numa época em que a inspiração se encontra à distância de um clique. Assim sendo, se estás a começar a desenvolver a imagem corporativa de um cliente, nada como visitares estes sites!

1 – Logopond

Logopond é um dos sites para criar logotipos mais conhecido entre os designers.

Assim, se procuras inspiração para a criação da identidade da marca, este site pode ser uma excelente opção.

Além disso, se queres algo em específico podes utilizar os filtros existentes. Assim, vais analisar apenas as opções que se adequam às tuas ideias.

2 – Behance

Ao falarmos de sites inspiradores para a criação de logotipos e identidade corporativa, não poderíamos deixar o Behance de fora.

O melhor desta plataforma é que é possível encontrares trabalhos desenvolvidos por designers gráficos de várias áreas.

É importante frisar que na maior parte dos casos, os designers vão colocando vários rascunhos dos projetos que desenvolvem. Desta forma, será muito mais simples perceberes como é desenvolvido todo o processo criativo.

3 – Dribbble

Dribbble é também uma excelente fonte de inspiração para criar logotipos.

Apesar de não conter tantas informações sobre o processo criativo como acontece no Behance, é possível veres milhares de trabalhos de diversos profissionais.

Ao mesmo tempo que podes descobrir estilos e técnicas diferentes.

4 – Pinterest

Nunca poderíamos falar de logotipos ou identidade visual de uma empresa sem falarmos do Pinterest.

Apesar de ser uma plataforma bastante genérica, ou seja, onde encontras de tudo um pouco, a verdade é que pode ser uma verdadeira mina de ouro.

Com uma pesquisa é possível encontrar inspiração e opções para todos os gostos!

Como é óbvio precisas de refinar um pouco a tua pesquisa para encontrares opções que se adequem. Mas, mesmo assim, vale a pena espreitares! É uma excelente fonte de inspiração.

5 – Instagram

Por último, temos, talvez, uma das maiores fontes de inspiração dos tempos modernos.

Instagram mudou a forma como nos inspiramos. Seja com roupa, viagens, comida ou mesmo desenvolvimento de marcas.

Além de poderes seguir vários designers e marcas que te possam inspirar a fazer mais e melhor todos os dias, outra vantagem é que podes optar por seguir hashtags que sejam relevantes.

Por exemplo #logodesigns e #logoinspirations são 2 boas opções para te inspirares na criação de logos.

Como fazer a apresentação visual do logotipo para o cliente

Agora que já conheces os passos de como criar logotipos, descobre de seguida algumas recomendações para a apresentação:

1 – Preparação

Tem uma apresentação visual preparada. Isto pode ser um powerpoint, um PDF ou qualquer outro formato que achares adequado.

A apresentação deve incluir o logótipo e a sua aplicação em diferentes suportes, bem como uma explicação do conceito e do processo de design.

2 – Contexto

Mostra o logótipo em vários contextos relevantes. Isto pode incluir aplicações em papelaria, sinalética, publicidade, websites, redes sociais e muito mais. Isto ajuda o cliente a ver como o logótipo irá funcionar no mundo real.

3 – Explicação

Certifica-te de que explicas o pensamento que está por detrás do design do logótipo.

Fala sobre a pesquisa que fizeste, o significado das cores, as fontes e as formas escolhidas, e como isso se relaciona com a marca do cliente.

4 – Feedback

Está preparado para ouvir o feedback do cliente e mostra-te aberto a fazer as alterações necessárias com base nesse feedback.

Por último, lembra-te de que, embora o cliente possa ter a palavra final sobre o design do logótipo, o designer é o especialista.

Mantém-te firme em relação às tuas decisões de design, mas está disposto a fazer cedências quando necessário.

Esperamos que estas dicas possam ajudar-te a melhorares o teu processo para criar logotipos, além de potenciarem a tua interação com os clientes. Boa sorte!