Criar um logotipo não se trata apenas de, ao contrário do que a maioria pensa, realizar um esboço rápido e esperar que a magia aconteça.
Se és um designer profissional de logos deves, primeiramente, conhecer a empresa, as suas estratégias, as ambições e os objetivos.
É fundamental que tenhas uma abordagem proativa nesta tarefa. Não te deixes ficar pelo pedido de um resumo, pois não será suficiente.
Deves empregar todas as tuas competências e a experiência enquanto designer para descobrires os elementos cruciais sobre a empresa ou a marca.
E para te ajudar neste processo, desenvolvemos uma lista útil de perguntas imprescindíveis para colocares ao teu cliente quando te for proposto criar um logotipo.
Neste contexto, o conhecimento e a compreensão sobre as mesmas vão ser cruciais para trazer vida à tua criatividade, através de um design vivo, respirável, adaptável, escalável e intemporal.
Guia completo com 50 questões fundamentais para criar um logotipo perfeito
Criar um logotipo é uma tarefa que envolve muito mais do que simplesmente juntar algumas formas e cores numa conjugação atraente.
É um processo criativo complexo e desafiador, que exige uma compreensão profunda da marca, do público-alvo e dos princípios do design gráfico.
Por isso, os designers que embarcam nesta jornada têm, muitas vezes, de enfrentar uma série de desafios que testam a sua criatividade e as habilidades técnicas.
Para te ajudar a superares estes desafios e a teres um resultado perfeitamente alinhado com as expectativas do cliente, lê o nosso guia que te irá orientar no processo de criação do logo.
Questões sobre a empresa
Comecemos pelo básico: recolhe as informações base sobre o negócio do teu cliente.
Por exemplo, como quando iniciou e o porquê, quem são os seus concorrentes, etc. Embora parte disso possa estar disponível online, é sempre preferível que recolhas estes detalhes diretamente do teu cliente.
Isto deve-se em parte ao facto de a informação na Internet não ser, muitas das vezes, a mais fiável. E desta forma terás a certeza de que as respostas são precisas.
Mas também porque até a interpretação das perguntas mais simples pode ser controversa, e isto por si mesmo já se torna um facto revelador.
Por exemplo, até a data de fundação de uma empresa pode ser uma fonte de debate, especialmente se a organização teve vários nomes e designações no passado ou surgiu devido a múltiplas fusões.
Neste caso, o que se considera ser a resposta “correta” não é de facto o mais importante. O objetivo é fazeres com que os teus clientes falem sobre o negócio de uma forma que não soe a marketing, mas que se baseie na honestidade e no apego emocional ao mundo real.
Eis a lista:
- Qual é o nome da tua empresa/organização/produto/serviço?
- Podes descrever o teu negócio?
- Que serviços ou produtos prestas?
- Qual é a dimensão da tua empresa? (número de colaboradores? receitas?)
- Há quanto tempo a tua empresa está estabelecida?
- Porque foi criada a tua empresa, e qual foi a motivação?
- Quem são os teus principais concorrentes?
- Como é que os teus concorrentes comercializam?
- O que distingue a tua empresa da concorrência?
- Quais são os pontos fortes da tua empresa?
- Quais são as tuas fraquezas?
- Quais são os objectivos a longo prazo da tua empresa? Onde vês a tua empresa daqui a cinco anos? Em dez anos? 30 anos?
- Se tivesses de descrever o teu negócio numa palavra, qual seria e porquê?
- Quais são os valores e/ou a declaração de missão da tua empresa?
Questões sobre a marca
Geralmente, um design de logotipo poderá ser, na realidade, um logo redesign ou uma atualização mínima do logotipo.
Ou seja, ao criar um logotipo não vais começar do zero, mas sim desenvolver e evoluir o logo existente. Ou pelo menos remover e adicionar outros elementos.
Neste contexto, é importante fazeres as perguntas sobre o que o cliente sente sobre o seu logotipo atual.
Questiona-o sobre a identidade visual e o propósito da marca como um todo.
Ainda que o cliente pretenda criar um logotipo do zero ignorando o que já existe, é necessário esclarecer estas dúvidas para não repetires elementos da marca antiga de que o mesmo não gosta!
- Qual é o logotipo atual?
- Existe um slogan que acompanha o teu logotipo?
- Porque pretendes alterar o logotipo?
- Que palavras descrevem o que sentes ao olhar para o teu atual logotipo e marca?
- O que te agrada e não te agrada no logo atual?
- O que queres que o novo logotipo realize?
- Em que três atributos gostarias que o teu público-alvo pensasse quando olhasse para a tua nova marca?
- Qual destas palavras se adequa melhor à tua marca? Tradicional ou moderna?
- Qual destas palavras se adequa melhor à tua marca? Amigável ou formal?
- Qual destas palavras se adequa melhor à tua marca? Alta qualidade ou rentável?
- Qual destas palavras se adequa melhor à tua marca? Consumidor ou Comércio?
- Porque a tua marca atual utiliza estas cores, tipo de letra, etc?
Questões sobre o público-alvo
Para criar um logotipo é necessário saberes para quem o estás a desenvolver. Por outras palavras, para quem irás comunicar.
Por diversas vezes, esse detalhe não é necessariamente o público existente, mas outro grupo diferente que a empresa não consegue alcançar.
De facto, uma mudança de logotipo é tipicamente parte de uma estratégia mais ampla para mover o apelo de uma marca, por exemplo, de uma meia-idade para uma população mais jovem.
Só o teu cliente sabe para onde quer apontar a marca, por isso é vital fazeres uma série de questões abrangentes como as que se seguem.
- Quem é o principal público-alvo?
- Qual é a faixa etária do público-alvo?
- É principalmente masculino ou feminino?
- Onde vive a maior parte do teu público?
- Qual é o rendimento médio dos agregados familiares do teu público-alvo?
- Como é que a maioria dos teus clientes tomou conhecimento da tua empresa?
- Como planeias comunicar-te com o teu público-alvo?
- Se os teus clientes tivessem de descrever a tua empresa numa palavra, qual seria e porquê?
- Há novos mercados que gostarias de alcançar? Caso afirmativo, quais seriam e porquê?
Questões sobre preferências de design para criar um logotipo adequado
Talvez já tenhas notado que, até agora, ainda não abordámos o aspeto que o cliente quer que o novo logotipo tenha. Sim, é propositado!
Ao tentares compreender qual o objetivo do design do logotipo, as especificidades das cores, só te vais estar a desviar do caminho correto.
No entanto, vamos supor que agora já tens uma compreensão completa da empresa, do que ela representa e do que esta tenta alcançar.
Agora sim, é altura de começares a falar sobre o design em si. Ao mesmo tempo, ainda é necessário manteres as discussões fundamentadas no objetivo geral e comercial do logotipo.
Não deve ser sobre as preferências das pessoas (“gosto muito dessa tonalidade de violeta”), mas, sim, como, por exemplo, uma paleta de cores específica pode ajudar o logotipo a atingir o seu objetivo comercial.
Estas questões podem ajudar-te a orientares a discussão numa direção específica para criar um logotipo.
- Quais as cores ou paletas de cores que a empresa utiliza usualmente? E porquê?
- Onde será maioritariamente utilizado o logotipo? Impressão gráfica, web, etc.?
- Existem alguns elementos do logotipo existentes que gostarias de manter? E porquê?
- Há algumas restrições a considerar na conceção do novo logotipo?
- Há algum elemento que deva ser incluído, como elementos de marca, palavras ou ícones já existentes?
- Observando a marca dos teus concorrentes, que logotipos achas que funciona? E porquê?
- Há alguns logotipos que achas que não funcionam? Porquê?
- Na tua opinião, o que define um logotipo de sucesso?
Questões sobre orçamento, prazos e gestão
Em reuniões com clientes, podes realizar um brainstorming de todas as ideias existentes para a criação de um novo logotipo.
Mas, na prática, fazê-las realmente acontecer requer muita organização, planeamento e preparação.
Assim, para além de todo esse “pensamento azul-céu”, é bom que as tuas discussões sigam apenas um rumo desde cedo, fazendo as seguintes questões:
- Tens em mente um orçamento para o novo logotipo?
- Tens um prazo que precisa de ser considerado?
- Quem serão os decisores internos deste projeto? Dar feedback e aprovações? (Refere ao cliente que quanto menos intervenientes, melhor!)
- Haverá mais alguém envolvido neste projeto? Alguém subcontratado por terceiros ou outras agências/freelancers?
- Com que frequência gostarias de te reunir? Semanalmente? Mensalmente?
- Quantas revisões ou conceitos gostarias de avaliar? (considera quantas podes oferecer – isto varia de designer para designer)
- Que forma gostarias que o trabalho final assumisse? Que materiais gostariaa de ver devido a este novo logótipo? Desejas um pacote de “diretrizes de marca” para referência futura?
- Há mais alguma coisa que gostarias de acrescentar que ainda não tenhamos tratado?
Conclusão
A obtenção de respostas conscientes a todas estas questões, vai ajudar-te no teu caminho para um projeto de conceção de logotipos bem-sucedido por duas razões.
Primeiramente, as informações recolhidas serão inestimáveis para te ajudar a conseguires desenvolver o design do logo.
Em segundo lugar, o próprio ato de responder às mesmas ajudará a colocar os teus clientes no estado de espírito certo para cooperarem com o projeto.
Mais importante ainda, se forem inexperientes em trabalhar com designers, vais ajudá-los a compreenderem que o que estão a pagar não é apenas um design gráfico rápido de Photoshop.
Trata-se de um processo completo e abrangente de avaliação da empresa e da sua marca. E ainda de desenvolvimento de novos designs bem pensados e adequados ao fim a que se destinam.
É claro que isso nem sempre significa que tudo vai correr bem. Os clientes podem mudar de ideias pelo caminho e as estratégias empresariais podem mudar num instante devido a fatores externos.
Por isso, é necessário estares mentalmente pronto para que as especificações do projeto possam mudar e teres um contrato robusto que aborde detalhadamente qualquer tempo extra, se necessário.
Quanto mais cedo o conseguires, mais cedo serás capaz de relaxar e de desfrutar de um projeto para criar um logotipo que seja produtivo e, esperemos, muito divertido.