Expositores

MUPI: Passas por ele todos os dias, mas sabes o que é?

MUPI: Passas por ele todos os dias, mas sabes o que é?

Sabes o que é um MUPI?

Apesar de nos rodear nas ruas, nas paragens de autocarro e, até mesmo, nos centros comerciais, muitos desconhecem totalmente o significado desta palavra. Ou são incapazes de reconhecer o objeto em questão se lhes pedirmos para o identificar.

Por isso, de seguida, desvendamos as características desta ferramenta de publicidade, bem como os benefícios de a utilizares na promoção do teu negócio.

O que é o MUPI e porque deves considerar esta ferramenta publicitária

Muito provavelmente pensas que o MUPI é um expositor publicitário, termo esse que, mesmo não estando certo, não está totalmente errado.

A palavra é um acrónimo de Mobiliário Urbano Para Informação. O termo, que deriva do acrónimo francês “Mobilier Urbain Pour Information”, enquadra-se também na língua portuguesa.

Como curiosidade, em inglês, usa-se a mesma palavra por deferência à sua origem francesa e por ser fácil de pronunciar nesse idioma.

Se quiséssemos procurar uma definição específica para o termo, podíamos fazê-lo da seguinte forma: são expositores de publicidade, com dimensões médias, e um formato de cartaz, geralmente protegidos por um vidro.

Especialmente populares nas cidades e em grandes superfícies comerciais, os MUPIs estão por norma iluminados para chamar a atenção do público. Mais recentemente, têm até surgido alguns que substituem os cartazes estáticos e integram tecnologia interativa.

Na altura em que surgiram, estes começaram por conter mapas da cidade e também horários de transportes ou informações sobre as zonas de comércio mais próximas.

No entanto, à medida que a publicidade foi evoluindo, estes expositores foram acompanhando a evolução para melhor responderem a todas as necessidades.

Daí passámos a encontrá-los junto a paragens de autocarro, nos passeios e nas praças em locais com maior afluência de pessoas.

Hoje podem ser encontrados com todas essas funções, incluindo a de publicidade exclusivamente.

A exploração de uma rede destes meios pode inclusivamente constituir um negócio autónomo, por si, ou o complemento ou contrapartida para outras atividades de uma empresa.

Os MUPIs Digitais e Interativos

A emergência do MUPI digital, e o tipo de propósito a que obedece, constitui também um fator interessante.

Adaptando-se à era do digital e ao facto de que as pessoas recorrem cada vez mais aos seus smartphones e dispositivos móveis, o cartaz é simplesmente substituído por um painel de plasma ou do tipo TFT.

Este permite apresentar não só publicidade estática (do tipo cartaz), mas também publicidade dinâmica (animações, vídeo, TV, etc). Se formos aos centros comerciais, vemos rapidamente bons exemplos de modelos digitais.

Uma variante interessante destes são os chamados MUPIs interativos.

Mais do que digital, a opção interativa é composta por um conjunto de aplicações que permitem uma navegação mais inteligente.

Assim, possuem painéis do tipo touch screen, sensíveis ao toque, via SMS, com uma chamada de telemóvel, ou através do uso da internet, das ligações WiFi, do Bluetooth ou outras.

Com a facilidade de ligação (internet, GSM, etc) toda uma rede de MUPIs digitais ou interativos pode ser facilmente gerida de forma digital e remotamente, a partir de um único local central.

As vantagens em termos de publicidade

Agora que já sabes o que são e como funcionam estes expositores, deves estar a questionar-te sobre a sua efetividade em termos de publicidade.

Bem, na era da informação rápida e constante, é preciso encontrar formas inovadoras e eficazes de te destacares no mercado.

E uma dessas formas é através do uso de MUPIs, pelas razões que listamos de seguida.

1 - Visibilidade aumentada

Um dos principais benefícios de usares os MUPIs é a visibilidade aumentada que este proporciona à tua empresa.

Colocados em locais estratégicos, estes painéis atraem a atenção de um grande número de pessoas diariamente. Isto permite que a tua mensagem seja vista por um público diversificado e potencialmente amplo.

Por ter uma visibilidade tão elevada, garante que contratas a impressão a uma gráfica de qualidade.

2 - Impacto visual

Estes são projetados para serem visualmente impactantes. Com designs atraentes, cores vibrantes e imagens de alta qualidade, têm o poder de chamar a atenção das pessoas e criar uma impressão duradoura.

Por isso, quando bem projetados, estes podem destacar a tua marca e a mensagem face à concorrência.

3 - Mensagens dinâmicas

Ao contrário da publicidade estática, os MUPIs podem exibir mensagens dinâmicas e interativas.

Isto permite que adaptes e atualizes as tuas mensagens, de acordo com as necessidades e as tendências do momento.

Conforme dito, é possível incorporar elementos como painéis sensíveis ao toque, códigos QR e realidade aumentada para envolveres o público de forma única.

4 - Flexibilidade e Criatividade

Estes expositores oferecem espaço criativo para a tua equipa de marketing. Assim, podes experimentar com diferentes designs, mensagens e formatos para perceberes o que ressoa melhor com o teu público.

Para aproveitares essas vantagens, é importante contares com um fornecedor de qualidade, como a nossa gráfica online.

Visita o nosso website e conhece as diversas opções de expositores MUPI que podes utilizar para a publicidade do teu negócio.

Primeira Compra?

Desconto de

10%

em todo o site

Use este código no checkout

Segunda Compra?

Desconto de

5%

em todo o site

Use este código no checkout