Como escrever um artigo que tenha realmente qualidade? Esta é a pergunta para 1 milhão de euros! Bem, 1 milhão talvez não, mas a verdade é que é uma pergunta bastante comum. A resposta é simples: copywriting.
Na Internet existem milhões de conteúdos. E são criados todos os dias outros tantos novos conteúdos.
Assim sendo, como te podes diferenciar de tudo aquilo que já foi produzido?
Pois bem, não existe uma fórmula milagrosa! É importante que saibas isso. Mas, com trabalho, dedicação e persistência, temos a certeza de que vais escrever conteúdo de elevada qualidade.
Como escrever um artigo: 7 dicas de copywriting para criares conteúdo de excelência
Produzir conteúdo implica escrever! Passar várias horas a fazer pesquisas, perceber o que é ou não interessante e reformular o conteúdo vezes sem conta.
O problema é que, para a maior parte dos empresários, escrever é uma tarefa muito complicada.
Além de ser necessário um encadeamento de ideias coerente, é preciso tempo (que muitos não têm), pesquisa e conhecimentos de Inbound Marketing e outras estratégias digitais.
Assim sendo, e porque saber como escrever um artigo não precisa de ser uma dor de cabeça, deixamos-te algumas dicas.
1 – Escrever primeiro, editar depois
Quem nunca perdeu mais tempo a editar um texto do que a escrevê-lo, não está a fazer as coisas da melhor forma.
Escrever um conteúdo não é difícil. O mais complicado é analisar tudo depois de escrito e perceber se o encadeamento está explícito para o leitor.
Assim sendo, a nossa primeira dica é: em primeiro lugar escreve todo o texto. Depois de o mesmo estar escrito, começa a rever e a fazer as alterações necessárias.
2 – Foca-te numa ideia geral
Obviamente que, ao escolheres um tema para escreveres o teu conteúdo, terás de ter uma palavra-chave associada.
Contudo, não cometas o erro de escreveres o conteúdo a pensar exclusivamente nessa palavra. Pensa no tema genérico ao qual a mesma está associada.
Assim, ao focares-te na ideia geral produzes conteúdo de maior qualidade, mais diversificado e, acima de tudo, com um campo semântico alargado.
3 – Usa um vocabulário adequado
Cada negócio tem particularidades distintas. E, de acordo com essas particularidades, é normal que o target tenha especificidades.
Deste modo, é importante que escolhas sempre um vocabulário adequado.
Imagina que vendes seguros ou créditos. A maior parte das pessoas não tem conhecimentos específicos na área da banca.
Assim, deves desmistificar o vocabulário que tanto assusta o consumidor. Escreve de forma a que o teu leitor perceba o que queres dizer.
Se ele perceber a mensagem que lhe queres passar, mais facilmente começas a derrubar barreiras à venda. Quando as mesmas caírem, é mais simples realizares a venda.
4 – Não precisas de ser um super escritor
Saber como escrever um artigo para a web não implica que tenhas de ser um escritor de excelência como Shakespeare ou Hemingway.
Obviamente que saber coordenar ideias é essencial. Mas, desde que transmitas a tua mensagem de forma clara e concisa, o teu conteúdo será excelente.
O melhor de tudo é que ao escreveres para a web, quanto mais simples e clara for a mensagem, melhor! Esquece aquelas técnicas para encher chouriços.
5 – Seduz o leitor com um bom título
De acordo com o Copyblogger, 8 em cada 10 pessoas irão ler o título do teu artigo de blog, mas apenas 2 em 10 pessoas irão ler o conteúdo completo.
Percebes aqui a importância de um título que atraia o interesse do leitor? Tens poucas palavras para captares a atenção daqueles que chegaram até ao teu artigo.
Por isso, aproveita este espaço com sabedoria e, é claro, uma boa estratégia.
6 – Faz uma introdução de excelência
Além do título, também a introdução do teu artigo desempenha um papel fundamental para manteres o interesse do leitor.
Assim, no meio de tantos conteúdos que existem, se queres que o leitor leia o teu artigo até ao fim, tens de o prender no primeiro parágrafo.
Escreve, portanto, algo apelativo para captares a sua atenção. Depois é só entregares tudo aquilo que prometeste nesse parágrafo!
Não é difícil, acredita em nós!
7 – Nunca te esqueças dos CTA
Os CTA ou call to action são as chamadas para a ação. E o que isso significa? Pois bem, qualquer conteúdo que escrevas deve ter um objetivo.
Assim, as CTA são a forma mais eficiente para conseguires alcançar o objetivo do conteúdo. Alguns exemplos práticos de CTA são:
- Descarrega o ebook
- Sabe mais sobre o nosso serviço
- Lê o artigo X ou Y
- Assina a nossa newsletter
- Experimenta gratuitamente durante X dias…
- Encomenda 250 cartões de visita grátis
Agora que já estás a par das nossas sete dicas de como escrever um artigo de excelência com técnicas de copywriting, está na hora de as colocares em prática. Vais ver que é mais simples do que parece.
Não te esqueças! Se necessitares de ajuda, basta contactares-nos pelo Live Chat.