Se tens o sonho de ter um negócio próprio, este conteúdo interessa-te!
Sabemos que nem sempre é fácil levar este sonho adiante, mas se fizeres as escolhas certas vais conseguir torná-lo realidade.
Para te ajudar a cumpri-lo, damos-te algumas ideias de negócios que podes começar com pouco investimento.
Mas, antes disso, é importante que tenhas em consideração algumas coisas. Assim, responde verdadeiramente às próximas perguntas.
- Porque queres ter o teu próprio negócio?
- Estás preparado para todas as responsabilidades que isso acarreta?
- Estás disposto a trabalhar mais de 8 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados?
- Sabes que durante algum tempo poderás não ter um ordenado fixo?
- Tens em mente que a definição de férias como estás habituado vai deixar de existir?
Pois bem, se respondeste que sim a todas estas questões, é porque queres realmente ter algo teu e já estás preparado para tudo o que aí vem.
Por isso, continua a acompanhar o nosso conteúdo e descobre tudo o que precisas para criares a tua própria empresa.
E mais! Descobre como ser bem-sucedido, mesmo com pouco investimento.
Negócio próprio: Alternativas para começares com um investimento reduzido
Apesar de tudo o que dissemos, ter um negócio próprio é algo muito vantajoso.
Além de teres uma outra liberdade para trabalhares, vais estar a contribuir para a tua própria felicidade e para a realização dos teus sonhos.
Em muitos casos, isso vale realmente mais do que um ordenado fixo e um horário das 09h às 18h.
Deixamos-te com alguns dados:
De acordo com dados do Observatório Racius, em 2023 (até ao momento) foram criadas 39 439 empresas (sem contabilizar o número de pessoas que abre atividade em nome individual), fecharam portas 10 491 e estão em processo de insolvência 2 069.
Estes dados podem parecer preocupantes. Principalmente se tivermos em conta que a maior parte das empresas fecha portas ao fim de 3 anos.
Contudo, se antes de te lançares na criação do teu próprio projeto criares um plano de negócio estruturado, a probabilidade de seres bem-sucedido a longo prazo aumenta substancialmente.
De seguida, apresentamos-te algumas alternativas de negócio próprio que podes começar sem teres de realizar um grande investimento.
1. Ter um blog de sucesso
Esta é talvez uma das formas mais simples de teres um negócio próprio e que pode ser mantido em simultâneo com outro trabalho a part-time ou full-time.
O melhor de ter um blog é que se te dedicares de verdade ao mesmo, em mais ou menos 4 ou 5 meses poderás conseguir começar a obter uma renda com o mesmo.
Por exemplo, se adoras viajar e queres criar um blog de viagens, depois de obteres os primeiros lugares do Google (com estratégias de SEO) podes rentabilizar o mesmo de várias formas, nomeadamente:
- Publicidade
- Criação de parcerias com agências de viagens
- Parcerias com empresas de entretenimento
- Programas de afiliados
- Sites de reservas (como o Booking ou o AirBnB)
Enfim, são várias as formas de ganhar dinheiro se conseguires que o teu blog se torne um sucesso na internet.
2. Fazer palestras ou workshops
Outro tipo de negócio próprio que pode ser facilmente criado sem precisares de investir muito dinheiro é a criação de palestras ou workshops.
Claro que para avançares por esta via é importante teres algum respeito e alguma autoridade na tua área de atuação.
Contudo, podes começar por exemplo por criar um canal no Youtube e apresentar pequenas formações. O sucesso, porém, não vem de um dia para o outro.
De acordo com Albert Einstein: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”
Assim, se queres realmente que os consumidores paguem pelas tuas palestras ou workshops, trabalha arduamente para conseguires ter autoridade.
Lembra-te que todos querem aprender com os melhores.
3. Produção de conteúdos, traduções ou revisões
Outro excelente exemplo de negócios que necessitam de um investimento reduzido são a produção de conteúdo, a tradução ou a revisão de texto.
No início, conseguir trabalho nestas áreas pode não ser uma tarefa simples, contudo existem várias plataformas de Freelancer por onde podes começar.
Só precisas de ver quais são as tuas “skills” e quais os trabalhos que se ajustam às mesmas. Depois de responderes às mesmas, só precisas de esperar pelo feedback dos potenciais clientes.
Estes são apenas 3 exemplos de um negócio próprio que podes começar sem grande investimento. Contudo, o nosso conselho é que não largues o certo pelo incerto sem teres a certeza de que consegues manter o mesmo estilo de vida.
É ótimo ter um negócio e fazer a gestão do mesmo, mas, se as coisas não forem bem planeadas, o sonho pode facilmente tornar-se um pesadelo.
Qualquer que seja o negócio que cries, a verdade é que contar com uma gráfica online de confiança é meio caminho andado para o sucesso.
Gostaste das nossas dicas? Então coloca-as em prática, realizando esse grande sonho de te tornares um empreendedor.