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5 capacidades que todos os empreendedores devem dominar

5 capacidades que todos os empreendedores devem dominar

O debate acerca daquilo que um empreendedor deve ser e que caminho deve seguir continua (e é provável que continue para sempre!).

Ainda que seja impossível apontar uma estratégia que resulte com qualquer pessoa, – uma vez que cada um apela a um determinado mercado e modela o seu negócio com características únicas -, existem certas condições comuns a todos os empreendedores.

Algumas dessas condições de que falamos passam mesmo por capacidades – que nascem com a pessoa ou que são desenvolvidas com o tempo –, mas que estão sempre por detrás do sucesso de grandes empreendedores como Richard BransonBill Gates e Steve Jobs.

Neste artigo, vamos falar-te de certas capacidades que todos os empreendedores devem trabalhar ou polir se esperam alcançar bons resultados. Além de te explicarmos porque é importante dominares tais habilidades, partilhamos ainda uma breve dica sobre como podes melhorá-las.

5 capacidades que caracterizam os empreendedores de sucesso

Ser empreendedor é algo desafiante. E a pergunta que se coloca por norma é “porque é que ele tem sucesso e eu não?”.

Sabias que todos os empreendedores de sucesso têm em comum capacidades que os caracterizam? Hoje falamos-te sobre elas.

1 – Comunicação

Se desejas ser um empreendedor, deves encarar a comunicação não como um problema, mas sim como um requisito necessário.

Saber comunicar é uma arte extremamente importante para todos os empreendedores que desejam estabelecer pontes e parcerias que permitam impulsionar o seu negócio.

Um bom empreendedor, a nosso ver, precisa de manter linhas claras de comunicação com os seus clientes, seja via e-mail ou telefone. Bem como garantir que a mensagem transmitida através do seu site e perfis nas redes sociais é aquela que deseja.

Se tens colaboradores a trabalhar contigo, a comunicação é ainda mais importante. Afinal, se tiveres poucas capacidades de comunicação podes diminuir, intencionalmente, a produtividade da tua equipa. Bem como baixar-lhes a moral e fazê-los perderem a oportunidade de cometerem mais erros se não entenderem as tuas instruções.

Mesmo que não sejas um comunicador habilidoso, está atento à forma como as pessoas reagem ao que estás a dizer.

As pessoas ficam surpreendidas quando fazes grandes anúncios? Pergunta-lhes se o que estás a dizer faz sentido e dá-lhes ainda a oportunidade de pedirem esclarecimentos.

2 – Branding

Se te estás a esforçar para estabelecer e desenhar o teu negócio, é importante que o saibas fazer também na Internet.

A marca começa por ser ativa nas redes sociais e é moldada através da publicação de conteúdo, seja dentro ou fora do teu site. Está ciente, no entanto, de que um conteúdo mau pode impactar negativamente a marca. É importante saberes como entregar conteúdos e recursos que o teu público-alvo deseja.

Mesmo que não tenhas um talento para a escrita ou te sintas confortável nas redes sociais, é possível trabalhares uma presença online.

O segredo passa por começares aos bocadinhos. Começa por escrever uma publicação num blog, por semana, ou por contratar um copywriter para fazer isso por ti. A pouco e pouco, enquanto vais ganhando confiança, o tráfego do teu website vai crescendo e tornando-se mais fluído.

3 – Vendas

Mesmo que não te identifiques com a definição tradicional de vendedor, a verdade é que estás encarregue da gestão de um negócio e isso faz de ti, automaticamente, um responsável de vendas.

Podes ter uma equipa de vendas que lida com todas as vendas da tua empresa, mas sempre que fazes um ponto de situação das contas, negocias com um fornecedor ou simplesmente persuades alguém a fazer qualquer coisa, estás a usar capacidades inerentes a um vendedor.

Existem muitas estratégias para vender sem vender.

Pensa em conversas que tenhas com potenciais clientes, conversas que resultaram numa venda e que provavelmente não foram muito difíceis. Procura encontrar os melhores argumentos usados em tais conversas e adaptá-los para futuras situações da mesma natureza.

4 – Estratégia

É fácil viver no agora. Mas e se te perguntarmos acerca do panorama maior da tua empresa, dos desafios e metas a longo prazo? Com que frequência estás a pensar em todos estes pontos?

Sem um olhar constante sobre a estratégia da tua empresa e a avaliação qualificada dessa estratégia em relação à indústria e à tua concorrência, não podes esperar crescer ao longo do tempo e continuar a competir no mercado.

Dedica o teu tempo para sonhares sobre o que desejas para o teu negócio. Quais são os teus principais objetivos? Qual é a tua visão do mercado? Como podes chegar onde mais desejas a partir do ponto onde te encontras agora?

Define os teus objetivos e, em seguida, desenvolve um plano credível para lhes dares forma. Não te esqueças dos teus objetivos. Mantém-nos sempre em mente em tudo o que fazes.

5 – Finanças

Não te assustes! Não estamos a dizer que deves ter um MBA em Finanças para seres bem-sucedido. No entanto, é recomendável que tenhas uma noção concreta e real acerca das tuas finanças, das margens de lucro, do fluxo de caixa e do financiamento.

Quanto mais confortável estiveres com todos esses números, mais confiante estarás e melhores decisões farás.

Se tens um contabilista para lidar com todo este trabalho, então não precisas de estar constantemente preocupado. Mas não delegues todo o trabalho ao profissional de contas, para que fiques totalmente alheio ao que se passa nos teus livros de contas.

Percebes a importância de adquirires estas habilidades se queres ser um empreendedor de sucesso? Coloca-as em prática e garante que alcanças os resultados desejados.

Se tiveres alguma dúvida sobre este tema, coloca-nos pelo Live Chat.