Impressão Digital

Tudo o que precisas de saber sobre a impressão em grande formato

Tudo o que precisas de saber sobre a impressão em grande formato

O que é a impressão em grande formato? Ora bem, de forma simples, podemos dizer que se trata da impressão digital de produtos de grandes dimensões.

Os mesmos podem ser utilizados em ambientes interiores (como é o caso dos pontos de venda) ou exteriores (como autocolantes para carros).

De seguida, explicamos-te tudo o que precisas de saber sobre este formato de impressão e partilhamos dicas sobre o que deves considerar para ter um excelente resultado.

Impressão em grande formato: O que é e quais os aspetos a considerar para garantir a qualidade

A impressão digital de grande formato é, nos dias de hoje, uma das técnicas mais utilizadas para imprimir alguns tipos de material promocional em gráficas.

Nesse sentido, esta é amplamente usada na criação de placas, banners, outdoors e outros tipos de sinalização que são colocados ao ar livre.

Esses materiais são frequentemente usados para fins publicitários, informativos ou promocionais. Além disso, muitas empresas usam impressões em grande formato para decorarem ambientes internos.

Isso inclui a produção de murais, de quadros, de adesivos de parede personalizados e de papéis de parede de grande dimensão.

A aplicação de adesivos de vinil impressos em veículos comerciais também é bastante requisitada através deste formato de impressão. Trata-se de uma estratégia eficaz de fazer publicidade em movimento, fazendo dos veículos personalizados um meio de promover a marca. 

Sabendo disto, se pretendes utilizar a impressão em grande formato, percebe que não é apenas a escolha da gráfica que vai influenciar o resultado da tua campanha.

Questões como o desenvolvimento de artes gráficas, a relevância e a coerência da mensagem e a localização da publicidade têm também um grande impacto na tua campanha.

Por isso, indicamos-te alguns dos produtos de impressão de grande formato que vão dinamizar o teu negócio.

Melhores materiais e locais para aplicares a impressão de grande formato

1 - Vinil adesivo

vinil adesivo é, talvez, um dos produtos para grande formato mais utilizados pelas empresas.

Isto acontece essencialmente porque se trata de uma forma de comunicação simples, versátil e apelativa.

A par disso é extremamente simples de transportar e de montar e pode ser utilizado para passar um sem-número de mensagens diferentes.

Considera ainda que, tendo em conta a sua superfície, é possível comunicares praticamente sem limitações (embora seja importante falares com um designer para desenvolveres a comunicação).

Podemos dizer que o vinil autocolante é ideal para:

  • Comunicar mensagens importantes (em eventos, feiras, escritórios, palestras…);
  • Fazer promoções;
  • Promover o lançamento de novos produtos;
  • Indicar as vantagens de determinado produto ou serviço.

2 - Lonas

Se pensares um pouco já deves ter visto dezenas de lonas publicitárias na tua cidade.

As mesmas, por serem uma forma de comunicação bastante acessível e com uma grande variedade de tamanhos, são muito utilizadas para promover eventos e ofertas.

Uma vez que se trata de um produto bastante resistente e flexível, pode também ser utilizado em espaços interiores ou exteriores.

Podemos dizer que a lona é ideal para:

  • Promover eventos;
  • Dar destaque a promoções;
  • Indicar a proximidade da tua loja ou espaço comercial;
  • Transmitir informação relevante para o teu cliente.

3 - Autocolantes para carros

Bem sabemos que apesar das legislações não serem todas iguais, existem inúmeras vantagens associadas à publicidade para carros. Podemos dizer que as principais são:

  • Permite a criação de campanhas originais;
  • É um método de divulgação eficaz;
  • Podem ser aplicados em diversos tipos de veículos (desde carros mais pequenos, como é o caso do Smart, a autocarros);
  • Garante que a tua marca é divulgada em diversos locais (devido à mobilidade dos veículos).

Por norma, este tipo de impressão digital de grande formato tem preços bastante acessíveis que incluem, muitas vezes, a montagem do próprio vinil autocolante na viatura.

4 - Tendas para eventos

A verdade é que as tendas são um dos produtos mais utilizados quando falamos de eventos de exterior.

Isto acontece porque as mesmas são extremamente resistentes, têm uma elevada durabilidade, são simples de montar e podem ser personalizadas.

Muitas vezes, em eventos específicos é realizada a impressão de fotos diretamente na lona. E isso é uma mais-valia para qualquer marca.

5 - Mupis

Os mupis (e os outdoors) são, provavelmente, uma das formas de comunicação em grande formato mais utilizadas pelas empresas.

Isto porque, sendo colocados em pontos estratégicos da tua cidade, os mesmo garantem o impacto visual de milhares de pessoas.

De forma a garantir o sucesso das tuas ações de marketing e comunicação, opta por frases curtas e que tenham um grande impacto na mente do consumidor.

Além disso, deves também escolher cores e imagens vibrantes (garantindo que chamas a atenção do consumidor).

Se quiseres colocar um mupi na tua loja, convém que o mesmo seja interativo. Isso fará com que estejas um passo à frente dos teus concorrentes no relacionamento com o cliente.

Estes são os 5 produtos de impressão de grande formato que podem fazer toda a diferença no aumento da notoriedade do teu negócio.

Sabemos que não se adequam a todos os tipos de negócio. Contudo, alguns deles podem ser implementados independentemente da tua área de atuação.

Dicas de design para teres um excelente resultado

Agora que já conheces os melhores materiais e locais para fazeres a tua impressão, é também relevante saberes que dicas te ajudam a melhorares o resultado de design para um projeto de grande formato.

Isto porque são vários os cuidados a ter no seu fabrico, para que depois de impressos tenham efetivamente uma qualidade de excelência.

Conhece-as de seguida!

1 - Quanto mais simples, melhor

Quando falamos de trabalhos com grandes dimensões, a verdade é que quanto mais simples e diretos estiverem, melhor.

Um espaço muito grande para impressão, facilita a desorganização e a sobreposição de ideias. Por isso, lembra-te que o teu objetivo é passar uma mensagem.

Foca-te nisso e esquece todo o ruído que está à volta. Alguma dicas são:

  • Escolhe uma imagem de fundo (pode ser uma imagem, uma foto…);
  • Não te esqueças do branding (logotipo, slogan e nome da empresa);
  • Passa a tua mensagem.

Não te esqueças: Quanto mais simples, melhor!

2 - A importância do minimalismo

Uma das “regras” mais comuns no universo do design é a regra do 1/3.

Basicamente 1/3 do espaço deve ser deixado em branco. Os outros 2/3 devem ser utilizados para os gráficos, textos e cores.

Lembra-te que a quantidade certa de um espaço “vazio” no teu design, é tão importante como a mensagem que queres passar.

3 - Cria um sentido de direção para quem vê

Não é incomum vermos designs de grande formato que são uma confusão e não têm literalmente “ponta por onde lhe se pegue”.

Assim, se queres passar uma mensagem da melhor forma possível, dá ao teu leitor um sentido de direção. Onde é que ele deve começar a ler e para onde é que deve seguir depois.

Lembra-te sempre que dar orientação visual ao teu conteúdo, acaba por levar a uma melhor compreensão da mensagem e, consequentemente, ao aumento de vendas do teu produto.

4 - Pensa duas vezes na escolha do tipo de letra

A última das nossas dicas para a criação de um trabalho de excelência para impressão em grande formato é a escolha do tipo de letra.

A maioria dos banners em grande formato são projetados para serem vistos a longa distância. Por isso, certifica-te de que utilizas o tamanho de texto certo para ser legível.

Não optes por fontes extravagantes com detalhes que se difundem no teu design. Considera o contraste entre o design e a mensagem.

impressão em grandes formatos serve para impactar a atenção do cliente. Por isso, por vezes, utilizar menos texto será mais eficiente.

Assim, considera que:

  • Fontes sem serifas e com espaçamento muito grande (kerning) entre as letras podem tornar as lacunas entre as palavras menos óbvias;
  • As fontes que usam os negritos parecem demasiado volumosas e, às vezes, são ilegíveis;
  • Pede para alguém de fora reler o teu texto de forma a evitares gralhas;
  • Evita fontes de script ou usa-as o mínimo possível.

5 - Utiliza recursos vetoriais

Usa recursos vetoriais tanto quanto possível. Ao utilizares imagens e texto vetorial podes dimensionar para qualquer tamanho sem perder definição.

Se utilizares imagens, há a probabilidade de ficarem com baixa resolução quando aumentares para o tamanho final. Ou, até mesmo, o arquivo ficar demasiado pesado, perdendo assim imenso tempo a desenvolver o projeto.

6 - Utiliza cores Pantone ou CMYK

Se tiveres cores PANTONE na tua identidade corporativa, podes configurar como cor PANTONE ou CMYK.

Isto porque a maioria, se não todas as impressoras de grande formato, utilizam o CMYK. E, até mesmo, o software RIP converte automaticamente para CMYK. Em todo caso, sugerimos que solicites uma prova de cor sempre que subsista a dúvida.

7 - O uso dos gradientes

Os gradientes tendem a difundir quando impressos. Se pretendes utilizar gradiente, usa os extremos, as cores próximas da roda de cores ou os contrastes de tonalidade.

Recomendamos ainda que as imagens utilizadas para impressão em grandes formatos sejam desenvolvidas a 300 DPI, no mínimo, antes de criares o teu PDF. Salva-as como arquivos TIF ou JPG, sempre que possível.

Para a tua impressão em grande formato considera contactar a Sydra, uma gráfica online que prima pela qualidade de serviço e entrega rápida em qualquer parte do País.

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