Impressão Digital

Impressão gráfica – Margens e Bleed

Impressão gráfica – Margens e Bleed

Já alguma vez ouviste falar no termo “bleed” relacionado com a impressão gráfica?

Se já te aventuraste no mundo do design gráfico ou lidaste com a produção de materiais impressos, é possível que este termo te seja familiar.

Trata-se de um conceito essencial e, às vezes, enigmático na indústria da impressão gráfica.

No entanto, compreender o que significa e por que é crucial pode fazer toda a diferença na qualidade dos teus projetos impressos.

Já a margem, é um termo relacionado com a impressão gráfica que descreve o local impresso fora dos limites da página após o corte.

Essa margem é uma parte extra ao redor do documento, que vai minimizar o efeito do erro no alinhamento do papel para a impressão ou corte.

Geralmente, as margens e o bleed podem variar entre os 2 e os 4 mm, garantindo assim que a tua impressão gráfica é executada na perfeição.

Continua a ler e descobre tudo acerca deste tema!

Bleed: Qual o seu significado?

O “Bleed” na impressão gráfica é uma área adicional (sangria) de um projeto, que se estende além das margens finais da página ou do tamanho final do documento.

Esta área extra é criada de forma intencional. E é importante porque ajuda a garantir que o resultado impresso é consistente e sem bordas brancas indesejadas ao redor do conteúdo.

Sendo assim, o seu objetivo é permitir que a impressão se estenda até às bordas do papel ou do material impresso, sem deixar margens não impressas.

Isto é especialmente importante em projetos em que as cores ou os elementos gráficos se estendem até às bordas, como cartões de visita, folhetos, posters e capas de revista.

Ao criar um projeto com esta área adicional, o designer estende as imagens e os elementos gráficos além das margens da página. Isto acontece, geralmente, à volta de 3 a 5 milímetros, dependendo das especificações da gráfica online.

Isso garante que, durante o processo de corte após a impressão, não haverá bordas brancas visíveis.

Além disso, o conteúdo estender-se-á até às bordas do material impresso, resultando num visual mais profissional e contínuo.

Por isso, esta é uma prática padrão na indústria da impressão gráfica. A mesma ajuda a garantir que os teus projetos impressos têm uma aparência limpa e com bons acabamentos.

Exemplos na impressão gráfica

Agora que já sabes o significado do termo, damos-te um exemplo visual desta área adicional na impressão gráfica para que compreendas melhor.

Imagina que estás a criar um cartão de visita com um design colorido que se estende até às bordas do papel.

De seguida mostramos-te como pode ser configurado um arquivo de cartão de visita com sangria:

1 – Design sem Bleed

Supõe que tens um design de cartão de visita comum, onde o conteúdo é alinhado dentro das margens padrão da página, sem esta área adicional.

As margens são indicadas pelas linhas picotadas.

2 – Design com Bleed

Agora, imagina que desejas que as cores do fundo do cartão de visita se estendam até às bordas, sem deixar margens brancas visíveis após o corte.

Para fazeres isso, estende o design além das margens e cria uma área de sangria.

As linhas de corte final são indicadas pelas linhas sólidas, enquanto a área de bleed é representada pelas linhas tracejadas: