
Como fazer publicidade ao seu Produto
Para quem vende um produto, saber como fazer publicidade corretamente é meio caminho andado para ser bem-sucedido!
Isto porque, independentemente do tipo de produto que tenha para vender, a “publicidade é a alma do negócio”.
Assim sendo, numa época em que diariamente surgem negócios novos, como destacar o seu produto da concorrência? Como garantir que cria o conteúdo ideal para encaminhar para a gráfica online em caso de necessidade?
Hoje iremos falar sobre isso! De seguida perceba alguns dos pontos mais importantes para promover o seu produto da melhor forma possível!
Como fazer publicidade: 5 fatores que vão garantir o sucesso do seu produto
Não adianta ter um produto de excelência se os seus potenciais clientes não sabem sequer que o mesmo existe!
Assim, se quer aumentar a sua notoriedade, reconhecimento e vendas, terá de ter antes de tudo, uma identidade visual apelativa!
Mas, como garantir que a identidade visual de uma empresa está realmente adequada ao seu negócio? Além de ter a certeza que escolhe o designer gráfico mais adequado para o trabalho, deve seguir as dicas que lhe damos de seguida!
Garantidamente vão ajudar a criar a identidade corporativa correta, assim como fazer publicidade de forma apropriada.
1. Conheça bem o seu público alvo
Esta dica pode parecer logo à partida um clichê! Mas, se não conhecer o seu público alvo dificilmente irá acertar com a comunicação!
Através do conhecimento do seu cliente ideal, será possível refinar todas as estratégias! E, desse modo irá ser mais fácil o desenvolvimento da comunicação visual e do copy de venda adequado!
Lembre-se que toda a sua estratégia de marketing irá ser desenvolvida tendo em conta determinado cliente! Assim, se o público alvo ou a persona estão mal desenvolvidos, as suas estratégias não vão ser muito eficazes!
2. O tom de voz importa
Pode parecer estranho estarmos a falar de tom de voz na comunicação escrita, mas a verdade é que faz todo o sentido.
A forma como escreve (a pontuação, o tom, os emojis…) vão deixar transparecer a sua identidade corporativa.
Assim, antes de começar a escrever pare e pense! A sua marca é mais corporativa e direta ou é jovial e bem-humorada?
Esta definição prévia vai ajudar a que toda a sua comunicação de marketing seja coerente.
3. Já olhou para a sua concorrência?
Para saber como fazer publicidade, a maneira mais simples é olhar para a concorrência.
E não, não pense que está a fazer algo errado ao analisar o que os seus concorrentes estão a fazer!
Se eles já têm um produto similar ao seu à venda, e se têm determinadas estratégias de marketing implementadas, é porque as mesmas dão resultados.
E, se tem a possibilidade de saber de antemão o que resulta, porque é que há de investir dinheiro em estratégias que podem não ter resultado?
4. Inove e seja criativo
Depois de olhar e analisar a sua concorrência, está na hora de colocar as mãos à obra! Fale com o designer gráfico, veja o que gosta em termos visuais, junte a equipa de marketing…
Depois façam um brainstorming… As melhores ideias surgem muitas vezes de situações inesperadas.
O importante é inovar, mostrar ao seu potencial cliente porque é que deve escolher o seu produto em detrimento da concorrência e ser criativo em todo o processo!
Vai dar trabalho… mas acredite que vai vale a pena.
5. Escolha os locais onde vai vincular a sua comunicação
Saber como fazer publicidade é essencialmente perceber onde é que vai investir o seu dinheiro!
Tudo irá depender obviamente do seu budget e do produto (ou produtos) que quer vender.
Assim, e de forma genéricas, algumas opções são:
- Site próprio ou de terceiros
- Redes Sociais
- Campanhas de email
- Campanhas de Facebook, Instagram e Google
- Videos de venda
- Marketing de conteúdo
- Podcast
- Outdoors, mupis, cartazes
Enfim as opções são muitas e tudo vai estar dependente de si! A nossa principal dica passa essencial por frisar que depois de criar a sua identidade visual seja fiel à mesma!
Só assim vai gerar a coerência necessária para ganhar um lugar na mente do consumidor.