O que é Sublimação Fique a entender esta técnica de impressão têxtil

O que é Sublimação? Fique a entender esta técnica de impressão têxtil

Sublimação? Muito provavelmente neste momento deve estar a pensar o que é que esta palavra estranha quer dizer.

Não, não se trata de um navio de guerra subaquático nem uma forma de traduzir coisas automaticamente quando vê um filme numa língua estrangeira.

Na verdade, trata-se tão somente de um processo de impressão de alta tecnologia para vestuário (e mais algumas coisas).

De seguida, vamos explicar-lhe exatamente como funciona, quais são as suas vantagens e desvantagens e quando é que este processo de impressão deve ser utilizado. Ora continue a ler.

 

O que é sublimação afinal de contas?

De forma muito resumida, é um método de impressão que transfere uma imagem para um material ou tecido, através da utilização de tinta e calor.

Este tipo de técnica de impressão em tecido é extremamente comum na impressão de vestuário, uma vez que permite que haja uma estampagem completa do design.

E como é que isso funciona? Pois bem, a impressão através da sublimação utiliza o calor para implementar a tinta diretamente no tecido. Mas tudo isto é efetuado por fases.

Em primeiro lugar o design é impresso num papel especial.

O que é Sublimação Fique a entender esta técnica de impressão têxtil

Depois é aplicado calor que abre os poros do tecido. A par disso, as tintas transformam-se em gás quando são aquecidas e combinam-se diretamente com o tecido.

Depois com a pressão aplicada a tinta arrefece e regressa a uma forma sólida.

Deste modo, os efeitos são permanentes e existe uma probabilidade muito reduzida de o desenho desbotar ou rachar (como acontece frequentemente em estampagens).

Este método de impressão digital começa cada vez mais a ser implementado em gráficas online que se querem distinguir pela qualidade do material impresso (como é o caso da Sydra).



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Isto porque se trata de um processo de impressão rápido e extremamente eficaz, principalmente para pedidos cujos detalhes sejam muito importantes.

 

Vantagens e desvantagens da sublimação

A sublimação em tecido nos moldes que o é feita atualmente, é um processo relativamente recente. Por isso, tem, tal como tudo, várias vantagens e desvantagens.

Assim, se procura mais informações sobre este método de impressão, veja de seguida quais os prós e contras.

 

Principais vantagens da sublimação

  • Liberdade de criar um design que poderá ser transferido para qualquer peça com todos os detalhes nítidos
  • Possibilidade de ter um processo extremamente criativo
  • O design irá manter-se impecável mesmo após dezenas de lavagens
  • Não precisa ter um lote de encomendas muito grande para poder imprimir através de sublimação
  • Pode ser utilizada para impressão de um leque pouco abrangente de produtos

 

Principais desvantagens da sublimação

  • Limitação na escolha do material onde o design será impresso (o tecido deve ser 100% poliéster de modo a tornar a impressão permanente)
  • Se houver algumas áreas das peças que não tenham design esses espaços vão ficar brancos (pode ocorrer devido a dobras acidentais ou mesmo devido à acumulação de humidade no papel de transferência)

 

Quando deve optar pela sublimação?

A verdade é que este método de impressão é especialmente bom para designs peculiares, dramáticos e originais. Este tipo de design tem-se tornado uma tendência nos últimos anos…

Outro ponto em que a sublimação também funciona muito bem é quando as peças têm um design repetitivo. E porquê? Porque permite uma maior cobertura do padrão em redor da peça que está a ser impressa.

O que é Sublimação Fique a entender esta técnica de impressão têxtil 3

No entanto, saiba que existem situações em que a sublimação não é necessariamente a melhor opção. Alguns desses casos são desenhos com cores em forma de bloco, ou desenhos que tenham de ser milimetricamente colocados em determinado local da peça.

Esperamos ter esclarecido as principais dúvidas sobre o processo de sublimação. Assim sendo, se quer imprimir em tecido, nada melhor que entrar em contacto connosco. A Sydra poderá tratar de todo o processo.

 

 

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

impressão em tecido, o que é sublimação, sublimação em tecido


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009