Por que é tão importante a decoração do Ponto de Venda?
Se acompanhas o nosso conteúdo, já te deste conta das inúmeras vezes em que damos destaque à necessidade de te esmerares na decoração do teu ponto de venda.
Se tens uma loja ou escritório e costumas receber nesse espaço clientes ou potenciais parceiros de negócio, então esta deverá ser mesmo uma preocupação tua.
Ao longo dos próximos parágrafos vamos explicar-te melhor o porquê. Continua a ler!
Ponto de Venda: O que é e porque deves ter cuidado com a decoração
O Ponto de Venda (também conhecido como PDV) é o espaço físico onde acontece o encontro entre a marca e o cliente.
Dessa forma, vários especialistas que analisaram questões semióticas e de design de interiores, constataram que a decoração de um espaço reflete, de facto, a imagem que a empresa quer passar ao público.
E isto por si só pode transmitir a confiança suficiente para que um mero contacto se converta em vendas.
Vamos lá desconstruir isto!
Recorrendo à própria lógica, não é difícil perceber que se um ponto de venda proporcionar um ambiente acolhedor, que faça o consumidor sentir-se confortável e seguro acerca da marca, a possibilidade da venda acontecer é muito maior.
Nós mesmos, enquanto consumidores, temos este tipo de atitude relativamente a marcas.
Além do mais, o que estamos também a trabalhar com uma boa decoração é a atração: um espaço atraente vai trazer até ti mais clientes e impulsionará os lucros da empresa.
A importância da decoração
Para onde quer que olhemos hoje, verificamos que as alternativas e os métodos disponíveis para despertar o consumo são tantas que inovar nem sempre é fácil, ainda que necessário.
Por essa mesma razão, maximizar os ambientes internos dos PDV para atrair e fidelizar o consumidor pode não ser uma ideia tão descabida.
Na verdade, as grandes marcas internacionais começam a priorizar cada vez mais a decoração do PDV, integrando o design do espaço na estratégia de posicionamento que pretendem veicular.
Desta forma, o projeto ideal é aquele que complementa a proposta de marketing da operação e integra a identidade corporativa da empresa.
É necessário entender que a decoração do PDV não é supérflua.
Tal como os teus anúncios publicitários e qualquer outra estratégia de comunicação que estejas a usar, a decoração é um elemento complementar.
Afinal, esta tem a função de entreter, de mostrar, de atrair, de divertir e de encantar o consumidor para resultar na fidelização e na venda.
Por isso, detalhes como a fachada do edifício, o layout interior, a iluminação e, até mesmo, a sinalização são fatores aparentemente inocentes aos teus olhos, mas que podem dizer muito acerca do consumidor.
Como podes criar uma decoração estratégica e eficaz
Já sabes que a decoração de um ponto de venda é algo que vai muito além da estética.
Espera-se que uma loja seja capaz de fazer o seu melhor para impressionar o cliente, adaptando a decoração à sua filosofia e valores.
Assim, escolhas subtis integradas na decoração podem resultar em perceções que, mesmo sendo inconscientes, traduzem exatamente o conceito da operação.
E lembra-te que não importa o tamanho do local, mas sim a comunicação correta e a relação que se estabelece entre o cliente e a loja. Por isso é que deve sempre garantir que todas as impressões de vinil ou mesmo panfletos, são feitos por uma gráfica de excelência.
Desde sempre que a identidade visual contribuiu para a formação da imagem que se deseja transmitir, embora nem sempre tenha sido uma componente trabalhada pelas marcas.
Entre os sentidos humanos, a visão está em primeiro lugar e está mais do que provado que a primeira impressão é aquela que fica.
Nesse caso, é preciso que tenhas em mente que os recursos visuais são os responsáveis por atrair o cliente no momento de escolher o produto ou serviço que pretende adquirir.
Algumas dicas práticas nesse sentido são:
1. Conhece o público
Antes de planeares a decoração, é essencial entenderes quem são os teus clientes. As suas preferências, o estilo de vida e os valores devem ser refletidos na decoração para atraíres e cativares o público.
2. Cria uma identidade visual forte
A identidade visual deve de ser coerente, de forma a representar a tua marca. Assim, as cores, a tipografia, os logotipos e outros elementos visuais devem ser consistentes em todos os aspetos da decoração.
3. Organiza o espaço de forma estratégica
Cuidado para que a disposição dos produtos seja lógica e intuitiva. Os clientes devem conseguir navegar facilmente e encontrar o que estão à procura. Por isso, os produtos devem ser categorizados de forma clara e com sinalização eficaz.
4. Cria zonas de experiência
Além de exibires produtos, considera a inclusão de áreas de experiência, como estações de teste, áreas de descanso ou, até mesmo, espaços para eventos ou demonstrações.
5. Integra elementos sensoriais
Além de visuais, os elementos sensoriais como a música, os aromas e as texturas podem criar uma experiência mais envolvente para os clientes.
6. Mantém a decoração atualizada
Uma decoração estática pode ficar obsoleta. Por isso, deves investir em atualizações regulares para manteres o ponto de venda interessante para os clientes.
Infelizmente, nem tudo é simples e, como te dissemos acima, estamos numa espécie de crise de criatividade.
Todos procuram boas ideias na esperança de tropeçarem naquela ideia que lhes vai dar o sucesso desejado.
Assim, podemos dizer com certeza que não existe uma forma certa de se trabalhar a decoração do PDV. Temos sempre de ir tentando e arriscando.
No entanto, muitos lojistas acreditam que para desenvolverem um bom projeto terão um orçamento muito pesado. Isto não é necessariamente verdade.
Com boas técnicas de arquitetura, iluminação, otimização de processos construtivos e sistemas modulares é possível criar, inovar e surpreender com poucos recursos o teu ponto de venda.
Se precisares de ajuda para criar o teu ponto de venda, garante que contratas uma gráfica online de qualidade, como a Sydra.