Panfleto

Como criar panfletos que sejam verdadeiramente úteis

Como criar panfletos que sejam verdadeiramente úteis

Estando nós na área da publicidade, marketing e artes gráficas, sabemos bem qual a utilidade dos panfletos. Mas será que tu sabes?

Tradicionalmente, um panfleto é um meio que permite fazer a divulgação de uma ideia ou marca. É feito em papel, é de fácil manuseamento e tem um baixo custo de produção.

Isso justifica a razão pela qual é muito utilizado para alcançar grandes públicos em pouco tempo.

E uma vez que o folheto é uma forma barata e altamente eficaz de chamar a atenção de um mercado, surge então uma questão: como fazer panfletos que atraiam a atenção da multidão?

Nos próximos parágrafos, apresentamos-te algumas técnicas que deves conhecer.

Continua a ler e descobre tudo!

Panfletos: Conhece o passo a passo para criares folhetos que se destacam

Já sabemos que os folhetos são uma forma eficaz de comunicar qualquer tipo de mensagem.

Mas, como criar panfletos que realmente se destacam no meio de tantos outros que jogamos fora assim que os vemos na caixa do correio?

É o que perceberás de seguida!

1 – Escreve um título de leitura rápida

Não te ponhas com grandes floreados ou jogos de palavras a fazer títulos.

O que importa é que o teu título seja lido e fique gravado na mente da tua audiência.

Portanto, escolhe um conjunto de palavras de leitura rápida, que sejam provocadoras e poderosas.

Os títulos populares contêm uma destas palavras: Fácil, Os Segredos para, Finalmente, Como fazer, Bónus Grátis, Agora pode, Descubra, Comprovado.

2 – Usa imagens coloridas

Uma imagem grande terá mais impacto do que muitas imagens pequenas.

Uma foto ou ilustração deslumbrante ganha atenção, cria humor e ajuda a contar a tua história.

Esta imagem é o teu “ponto focal” e deixará claro na mente dos teus leitores aquilo que estás a comunicar.

Só para teres uma ideia, podes usar sites de fotografias de excelente qualidade na Internet e usá-las para os mais variados propósitos.

Um ponto que precisas de considerar, é que para as cores não esbaterem na impressão, precisas falar com uma gráfica online de qualidade. Ou seja, connosco!

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3 – Tem cuidado com o estilo de escrita

Os teus folhetos têm de colocar na cabeça do público uma pergunta muito simples: o que têm estes folhetos para me oferecer?

Escreve todo o texto a partir da perspetiva deles, usando as palavras “você/tu” e “seu/teu”.

Dessa forma, evita usar as seguintes palavras: nós, eu e nosso.

Certifica-te também de que o texto se mantém curto e que vai direto ao ponto.

Algumas das palavras mais poderosas para usares são: grátis, salvar, amar, novos, resultados e garantia. Divide parágrafos longos com ponto e vírgula e coloca-os numa caixa separada.

4 – Usa depoimentos convincentes

Não há nada melhor do que receberes o apoio de um cliente feliz, especialmente se demonstrares os resultados que tiveste com o teu produto ou serviço.

Portanto, certifica-te de que incluis o primeiro e o último nome, o nome da empresa e a localização da pessoa que presta o depoimento.

5 – Organiza a tua página

Não caias no erro de preencher os teus panfletos com texto e imagens de uma ponta à outra.

É importante que haja espaços livres para que o conteúdo respire e a audiência não se sinta impactada por um bloco de informação.

Sendo assim, tem cuidado para incorporares um espaço em branco para que certos elementos se destaquem e facilitem a leitura.

6 – Estrutura bem o conteúdo

Atribui uma forma lógica ao teu conteúdo e deixa bem claro essa mesma estrutura.

Podes fazê-lo de forma simples, destacando títulos e legendas a negrito.

No entanto, tem cuidado e evita usar TUDO EM CAPSLOCK porque provoca ruído visual e não facilita a leitura.

7 – Não compliques

Não te ponhas a fazer grandes obras de arte nos teus panfletos.

Preocupa-te em fazer o teu melhor, para que o resultado seja simples, com no máximo dois tipos de letra e todos os conteúdos devidamente alinhados.

O programa que usares para fazer o layout da página – por cá, recomendamos o Canva – vai ajudar-te a alinhares itens através de uma estrutura de grade. Tem ainda uma ideia das margens de impressão.

8 – Não te esqueças de rever tudo

Pede a alguém que reveja o teu trabalho por ti e que verifique as tuas informações de contacto.

Diminui os números de telefone sempre que possível, apresentando apenas os canais de comunicação mais diretos.

Assim, para te certificares de que todos os endereços estão a funcionar, testa cada link e número de telefone.

9 – Opção barata

Se tens um orçamento mais apertado, existe uma opção mais barata que podes seguir e que não impacta negativamente o teu resultado.

Após escolheres uma gráfica de confiança, seleciona um papel brilhante e imprime com tinta preta.

Mas, atenção: ao criares o folheto usa matizes de cinza para forneceres tons e áreas de fundo contrastantes.

10 – Oferece desconto

Se queres que o teu folheto gere algum tipo de conversão de forma rápida, sugerimos que cries um cupão no último terço do folheto.

Certifica-te de que indicas, claramente, os prazos e as limitações da oferta.

Se for um cupão de correio, não te esqueças de incluir as especificações de pagamento com áreas para preencher informações de cartão de crédito, endereço de correspondência, etc.

Por que os panfletos continuam a ser eficientes? 

Basta pensarmos um bocado para respondermos a esta pergunta.

Em primeiro lugar, é muito fácil de distribuir.

A audiência tem acesso ao panfleto a partir de outras lojas ou espaços públicos onde o tenhas deixado ou, até mesmo, diretamente da mão de um dos teus distribuidores.

Em segundo lugar, o panfleto transparece um sentimento mais forte de personalização e familiaridade.

Por exemplo, receber este pequeno pedaço de papel por parte de alguém que já conheces ou de um sítio que te é familiar.

Assim, vais aceitar com maior naturalidade a informação sobre uma nova loja ou empresa que vai abrir na rua onde passas todos os dias.

Por último, o folheto chama a atenção e não é algo que se desliga, como acontece na Internet.

Afinal, levas o panfleto contigo para casa, deixá-lo na mesa da sala e possivelmente dás a conhecer o teu conteúdo a quem o rodeia.

É por isso que os panfletos promocionais são, ainda hoje, bastante usados.

Estes estão espalhados por diversas empresas locais como salões de beleza, restaurantes, lavandarias, clínicas médicas, massagistas, mercearias, entre muitos outros.

Gostaste das nossas dicas? Então está na hora de dares asas à imaginação e criares folhetos verdadeiramente úteis. E não te esqueças, conta connosco para imprimir todo o teu material de comunicação.

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