O painel e a empena são dois elementos que se encontram frequentemente em edifícios comerciais e residenciais.
E, considerando a paisagem urbana, pode dizer-se que estes elementos arquitetónicos desempenham papéis essenciais tanto do ponto de vista estético como funcional.
Porém, como os painéis e as empenas estão associados à construção e ao design de estruturas modernas, muitas pessoas podem confundir estes termos ou não compreender completamente as suas diferenças.
Por isso, de seguida exploramos detalhadamente o que os diferencia, analisando as suas características, funções e aplicações.
No fim, terás uma compreensão sólida das diferenças entre estes elementos, para que possas optar pelo que melhor corresponde às tuas necessidades e objetivos.
Painel vs. Empena: O que são, quais as diferenças e aplicações?
Os mercados da publicidade, da impressão digital e das artes gráficas vivem lado a lado.
Tradicionalmente, as grandes ideias que são concebidas nas agências criativas, destinadas a promover grandes marcas e a alcançar milhares de pessoas, passam eventualmente para as máquinas de impressão de gráficas que materializam todos os materiais.
No entanto, perante a diversidade e o dinamismo deste mercado, torna-se por vezes difícil distinguir todos os formatos disponíveis.
Por essa mesma razão, e para esclarecer algumas dúvidas, hoje partilhamos contigo informações sobre a diferenciação de painel e de empena.
De uma forma genérica, existem muitas pessoas (incluindo até publicitários!) que pensam que estes termos se referem ao mesmo formato ou que são quase a mesma coisa.
Esta dúvida é frequentemente provocada pelo facto de ambos os formatos serem de grande dimensão…
Mas esta ideia está errada!
O longo dos próximos parágrafos, falamos com maior detalhe de cada formato.
Lona Duplaface
33,50 € + IVALona Impermeável
1,00 € + IVALona Publicitária
Pendão
2,80 € – 21,60 € + IVA
O que é o painel?
O painel, mesmo que tenda a ser um formato de menor dimensão, engloba uma série de outros formatos menores que se aplicam a diferentes situações.
1. Outdoor
Conheces certamente os famosos outdoors, uma vez que são o tipo de painel mais antigo e célebre no mercado.
Assumindo diferentes designações pelo mundo fora, o outdoor é especialmente popular por permitir destacar conteúdos à distância, devido à sua grande dimensão.
2. Front Light
Menos conhecido que o outdoor, os painéis front light caracterizam-se por recorrer a iluminação frontal de forma a dar enfoque ao conteúdo.
Por isso, mesmo que durante o dia este se assemelhe muito ao outdoor, à noite destaca-se com mais facilidade. E resulta melhor, porque surge como um ponto de iluminação entre a escuridão.
3. Back Light
Se falamos de frontlit, temos também de falar de backlit. Este é um formato que regista também muita popularidade, aplicando a mesma lógica das televisões que temos por casa.
O backlit consiste numa estrutura metálica no qual se prende uma lona, papel ou película translúcida com a publicidade impressa.
A iluminação vem por dentro da estrutura, por detrás da lona. Um bom exemplo de papel backlit são os anúncios que encontramos nas paragens de autocarro.
4. Painel ou Reclamo Luminoso
O reclamo luminoso é, por norma, aplicado em prédios e fachadas para indicar que naquele ponto está a empresa “X”.
Na maior parte das vezes, são utilizados como parte do projeto de sinalização das empresas e não para fazer publicidade tradicional. Para dar forma a este formato, é necessário usar uma estrutura padrão backlit.
5. Triedro
Sabe aqueles anúncios que estão sempre a rolar dentro da mesma estrutura, transmitindo um anúncio cerca de 7 segundos para que os possamos ler antes de nos ser apresentado outro? Trata-se do tipo Triedro.
Estes painéis com iluminação frontal são compostos por uma estrutura na qual se encaixam peças triangulares que giram a cada 7 segundos através de um mecanismo automatizado.
Em cada face das peças triangulares é colada uma parte da arte do anúncio. Assim, podem ser formadas e transmitidas 3 mensagens distintas ao mesmo tempo.
O que é a empena?
Ao contrário do que acontece com os painéis, só há um tipo de empena, feita com lona.
As empenas são grandes estruturas para a veiculação de materiais publicitários em chamadas paredes cegas (paredes sem janelas) de edifícios.
Ou seja, são anúncios enormes, que antigamente eram pintados à mão, mas que atualmente podem ser impressos em lonas e iluminados frontalmente.
Em alguns locais do mundo, este é um formato proibido para prevenir o aumento de poluição visual.
Por isso, optar por uma empena como elemento de publicidade deve ser algo bem pensado, tendo em conta fatores como:
- A localização;
- A visibilidade;
- Os regulamentos locais;
- A natureza da mensagem;
- Os objetivos de branding da empresa.
O mais relevante para diferenciar uma empena de quaisquer outros painéis é que este formato utiliza uma estrutura que já existe. Procura, por isso, incorporar-se em elementos do meio onde nos encontramos: o caso mais comum são, claro, os prédios.
Consulta a nossa loja online e fica a conhecer uma gráfica online de impressão de painel ou empena, que prima pela qualidade de serviço e entrega rápida.