Publicidade

Qual é a diferença entre painel e empena?

Qual é a diferença entre painel e empena?

O painel e a empena são dois elementos que se encontram frequentemente em edifícios comerciais e residenciais.

E, considerando a paisagem urbana, pode dizer-se que estes elementos arquitetónicos desempenham papéis essenciais tanto do ponto de vista estético como funcional.

Porém, como os painéis e as empenas estão associados à construção e ao design de estruturas modernas, muitas pessoas podem confundir estes termos ou não compreender completamente as suas diferenças.

Por isso, de seguida exploramos detalhadamente o que os diferencia, analisando as suas características, funções e aplicações.

No fim, terás uma compreensão sólida das diferenças entre estes elementos, para que possas optar pelo que melhor corresponde às tuas necessidades e objetivos.

Painel vs. Empena: O que são, quais as diferenças e aplicações?

Os mercados da publicidade, da impressão digital e das artes gráficas vivem lado a lado.

Tradicionalmente, as grandes ideias que são concebidas nas agências criativas, destinadas a promover grandes marcas e a alcançar milhares de pessoas, passam eventualmente para as máquinas de impressão de gráficas que materializam todos os materiais.

No entanto, perante a diversidade e o dinamismo deste mercado, torna-se por vezes difícil distinguir todos os formatos disponíveis.

Por essa mesma razão, e para esclarecer algumas dúvidas, hoje partilhamos contigo informações sobre a diferenciação de painel e de empena.

De uma forma genérica, existem muitas pessoas (incluindo até publicitários!) que pensam que estes termos se referem ao mesmo formato ou que são quase a mesma coisa.

Esta dúvida é frequentemente provocada pelo facto de ambos os formatos serem de grande dimensão…

Mas esta ideia está errada!

O longo dos próximos parágrafos, falamos com maior detalhe de cada formato.

O que é o painel?

O painel, mesmo que tenda a ser um formato de menor dimensão, engloba uma série de outros formatos menores que se aplicam a diferentes situações.

1 – Outdoor

Conheces certamente os famosos outdoors, uma vez que são o tipo de painel mais antigo e célebre no mercado.

Assumindo diferentes designações pelo mundo fora, o outdoor é especialmente popular por permitir destacar conteúdos à distância, devido à sua grande dimensão.

2 – Front Light

Menos conhecido que o outdoor, os painéis front light caracterizam-se por recorrer a iluminação frontal de forma a dar enfoque ao conteúdo.

Por isso, mesmo que durante o dia este se assemelhe muito ao outdoor, à noite destaca-se com mais facilidade. E resulta melhor, porque surge como um ponto de iluminação entre a escuridão.

3 – Back Light

Se falamos de front light, temos também de falar de back light. Este é um formato que regista também muita popularidade, aplicando a mesma lógica das televisões que temos por casa.

O back light consiste numa estrutura metálica no qual se prende uma lona translúcida com a publicidade impressa.

A iluminação vem por dentro da estrutura, por detrás da lona. Um bom exemplo de back light são os anúncios que encontramos nas paragens de autocarro.

4 – Painel ou Reclamo Luminoso

O reclamo luminoso é, por norma, aplicado em prédios e fachadas para indicar que naquele ponto está a empresa “X”.

Na maior parte das vezes, são utilizados como parte do projeto de sinalização das empresas e não para fazer publicidade tradicional. Para dar forma a este formato, é necessário usar uma estrutura padrão back light.

5 – Triedro

Sabe aqueles anúncios que estão sempre a rolar dentro da mesma estrutura, transmitindo um anúncio cerca de 7 segundos para que os possamos ler antes de nos ser apresentado outro? Trata-se do tipo Triedro.

Estes painéis com iluminação frontal são compostos por uma estrutura na qual se encaixam peças triangulares que giram a cada 7 segundos através de um mecanismo automatizado.

Em cada face das peças triangulares é colada uma parte da arte do anúncio. Assim, podem ser formadas e transmitidas 3 mensagens distintas ao mesmo tempo.

O que é a empena?

Ao contrário do que acontece com os painéis, só há um tipo de empena, feita com lona.

As empenas são grandes estruturas para a veiculação de materiais publicitários em chamadas paredes cegas (paredes sem janelas) de edifícios.

Ou seja, são anúncios enormes, que antigamente eram pintados à mão, mas que atualmente podem ser impressos em lonas e iluminados frontalmente.

Em alguns locais do mundo, este é um formato proibido para prevenir o aumento de poluição visual.

Por isso, optar por uma empena como elemento de publicidade deve ser algo bem pensado, tendo em conta fatores como:

  • A localização;
  • A visibilidade;
  • Os regulamentos locais;
  • A natureza da mensagem;
  • Os objetivos de branding da empresa.

O mais relevante para diferenciar uma empena de quaisquer outros painéis é que este formato utiliza uma estrutura que já existe. Procura, por isso, incorporar-se em elementos do meio onde nos encontramos: o caso mais comum são, claro, os prédios.

Consulta o nosso site e fica a conhecer uma gráfica online de impressão de painel ou empena, que prima pela qualidade de serviço e entrega rápida.