Publicidade

Qual é a diferença entre painel e empena?

Qual é a diferença entre painel e empena?

O painel e a empena são dois elementos que se encontram frequentemente em edifícios comerciais e residenciais.

E, considerando a paisagem urbana, pode dizer-se que estes elementos arquitetónicos desempenham papéis essenciais tanto do ponto de vista estético como funcional.

Porém, como os painéis e as empenas estão associados à construção e ao design de estruturas modernas, muitas pessoas podem confundir estes termos ou não compreender completamente as suas diferenças.

Por isso, de seguida exploramos detalhadamente o que os diferencia, analisando as suas características, funções e aplicações.

No fim, terás uma compreensão sólida das diferenças entre estes elementos, para que possas optar pelo que melhor corresponde às tuas necessidades e objetivos.

Painel vs. Empena: O que são, quais as diferenças e aplicações?

Os mercados da publicidade, da impressão digital e das artes gráficas vivem lado a lado.

Tradicionalmente, as grandes ideias que são concebidas nas agências criativas, destinadas a promover grandes marcas e a alcançar milhares de pessoas, passam eventualmente para as máquinas de impressão de gráficas que materializam todos os materiais.

No entanto, perante a diversidade e o dinamismo deste mercado, torna-se por vezes difícil distinguir todos os formatos disponíveis.

Por essa mesma razão, e para esclarecer algumas dúvidas, hoje partilhamos contigo informações sobre a diferenciação de painel e de empena.

De uma forma genérica, existem muitas pessoas (incluindo até publicitários!) que pensam que estes termos se referem ao mesmo formato ou que são quase a mesma coisa.

Esta dúvida é frequentemente provocada pelo facto de ambos os formatos serem de grande dimensão…

Mas esta ideia está errada!

O longo dos próximos parágrafos, falamos com maior detalhe de cada formato.

lona duplaface bifacial
Adicionar ao Carrinho This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page

Lona Duplaface

33,50  + IVA
Destaque
lona impermeável
Adicionar ao Carrinho This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page

Lona Impermeável

1,00  + IVA
Destaque
Lona Publicitária
Adicionar ao Carrinho This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page

Lona Publicitária

4.8333333333333 de 5
7,45 9,50  + IVA
pendão lona tecido
Adicionar ao Carrinho This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page

Pendão

2,80 21,60  + IVA

 

O que é o painel?

O painel, mesmo que tenda a ser um formato de menor dimensão, engloba uma série de outros formatos menores que se aplicam a diferentes situações.

1. Outdoor

Conheces certamente os famosos outdoors, uma vez que são o tipo de painel mais antigo e célebre no mercado.

Assumindo diferentes designações pelo mundo fora, o outdoor é especialmente popular por permitir destacar conteúdos à distância, devido à sua grande dimensão.

2. Front Light

Menos conhecido que o outdoor, os painéis front light caracterizam-se por recorrer a iluminação frontal de forma a dar enfoque ao conteúdo.

Por isso, mesmo que durante o dia este se assemelhe muito ao outdoor, à noite destaca-se com mais facilidade. E resulta melhor, porque surge como um ponto de iluminação entre a escuridão.

3. Back Light

Se falamos de frontlit, temos também de falar de backlit. Este é um formato que regista também muita popularidade, aplicando a mesma lógica das televisões que temos por casa.

O backlit consiste numa estrutura metálica no qual se prende uma lona, papel ou película translúcida com a publicidade impressa.

A iluminação vem por dentro da estrutura, por detrás da lona. Um bom exemplo de papel backlit são os anúncios que encontramos nas paragens de autocarro.

4. Painel ou Reclamo Luminoso

O reclamo luminoso é, por norma, aplicado em prédios e fachadas para indicar que naquele ponto está a empresa “X”.

Na maior parte das vezes, são utilizados como parte do projeto de sinalização das empresas e não para fazer publicidade tradicional. Para dar forma a este formato, é necessário usar uma estrutura padrão backlit.

5. Triedro

Sabe aqueles anúncios que estão sempre a rolar dentro da mesma estrutura, transmitindo um anúncio cerca de 7 segundos para que os possamos ler antes de nos ser apresentado outro? Trata-se do tipo Triedro.

Estes painéis com iluminação frontal são compostos por uma estrutura na qual se encaixam peças triangulares que giram a cada 7 segundos através de um mecanismo automatizado.

Em cada face das peças triangulares é colada uma parte da arte do anúncio. Assim, podem ser formadas e transmitidas 3 mensagens distintas ao mesmo tempo.

O que é a empena?

Ao contrário do que acontece com os painéis, só há um tipo de empena, feita com lona.

As empenas são grandes estruturas para a veiculação de materiais publicitários em chamadas paredes cegas (paredes sem janelas) de edifícios.

Ou seja, são anúncios enormes, que antigamente eram pintados à mão, mas que atualmente podem ser impressos em lonas e iluminados frontalmente.

Em alguns locais do mundo, este é um formato proibido para prevenir o aumento de poluição visual.

Por isso, optar por uma empena como elemento de publicidade deve ser algo bem pensado, tendo em conta fatores como:

  • A localização;
  • A visibilidade;
  • Os regulamentos locais;
  • A natureza da mensagem;
  • Os objetivos de branding da empresa.

O mais relevante para diferenciar uma empena de quaisquer outros painéis é que este formato utiliza uma estrutura que já existe. Procura, por isso, incorporar-se em elementos do meio onde nos encontramos: o caso mais comum são, claro, os prédios.

Consulta a nossa loja online e fica a conhecer uma gráfica online de impressão de painel ou empena, que prima pela qualidade de serviço e entrega rápida.