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Branding: O guia que precisas de ler sobre este tema

Branding: O guia que precisas de ler sobre este tema

O Branding é o primeiro passo que deves considerar se queres criar um negócio de sucesso.

E é importante teres em mente que este é o ADN do teu negócio!

O mesmo vai transmitir aos teus clientes quem é a tua marca e o que podem esperar ao trabalhar contigo.

Além disso, existe um ponto que é essencial e que a maior parte dos empresários não considera. Trata-se da imagem de marca. Afinal, esta vai ser responsável pelo que o teu público-alvo pensa do teu negócio.

E esta pode captar a atenção dos clientes de forma positiva ou negativa, dependendo de como for trabalhada.

Tendo em mente estas questões, está na hora de perceberes exatamente tudo o que deves ter em conta na criação da identidade visual da tua marca.

Acompanha-nos e descobre todos os elementos essenciais que deves considerar na tua caminhada enquanto empreendedor.

Branding: Os 3 B’s que precisas de considerar antes de começares

Quando começares a construir a tua marca, existem alguns pontos que podem e devem ser tidos em consideração.

Na verdade, os 3 B’s fazem parte da construção de um negócio verdadeiramente bem-sucedido. Os mesmos são: Brand, Branding e Brand Identity.

De seguida percebe um pouco melhor cada um deles:

  • Brand – É a tua marca e a perceção que a tua empresa passa para o mundo;
  • Branding – Trata-se do ato de criar e de desenvolver a marca de forma única, dando-lhe “vida”;
  • Brand Identity – É a identidade da marca, juntamente com todos os elementos que a compõem (como é o caso do logotipo, do site ou dos cartões de visita).

Estes três pontos têm de ser vistos como um todo, de modo que toda a tua marca seja moldada tendo em conta os teus objetivos.

Lembra-te que sem branding não existe uma marca. E sem a identidade da marca não existe o branding.

Logo, os três têm de coexistir para que o teu negócio seja bem-sucedido.

Porque precisas de uma estratégia de Branding?

Embora já tenhas percebido os motivos pelos quais precisas de ter uma gestão de marca, podes estar a pensar que a mesma pode ser criada exclusivamente na tua cabeça, sem recurso a qualquer tipo de gasto extra.

Não é bem assim! O design de qualquer negócio deve ter uma estratégia formal! E porquê?

  • Porque vai ajudar-te a orientares as tuas decisões de negócio – Ou seja, quais os produtos ou serviços que deves desenvolver, como apresentá-los à tua comunidade, como promovê-los, qual o tom de voz a utilizar, etc.
  • Ajuda a manter a equipa alinhada – Embora possas não ter ainda nenhum colaborador a full time, a verdade é que muito provavelmente trabalharás com designers e freelancers. E se não houver um guia estratégico definido dificilmente eles vão saber ao certo como desenvolver os teus trabalhos.
  • Ajuda na coerência e na consistência – A cada interação que o teu potencial cliente faz com a tua marca, está um passo mais perto de fechar a venda. A notoriedade de marca só será alcançada se todas as tuas peças de design gráfico forem coerentes.

Assim, fica claro que após compreender o conceito dos 3B’s, é preciso fazeres um alinhamento estratégico.

E este deve ser feito em conjunto com a equipa que estará incumbida de desenvolver o teu projeto.

Estratégia de marca: É preciso um trabalho prévio para construíres o negócio

A verdade é que a grande maioria das empresas pode eventualmente sentir-se tentada a deixar todo o processo de branding para trás.

Contudo, antes mesmo de passares todo o trabalho para o designer, é essencial saberes que existe algum trabalho prévio que precisa de ser feito.

E esse trabalho é a definição estratégica da marca.

Mas, calma, não entres em pânico!

Definir a tua estratégia de marca, é basicamente realizar um plano. Nesse plano vais conseguir ver qual a direção clara que precisas de tomar para construíres os restantes pontos de contacto da marca. Estamos a falar de:

  • Design do logotipo
  • Voz e design que vais utilizar nas redes sociais
  • Qual o tipo de design e as cores que vão ser utilizadas

Se não sabes bem como proceder à construção da tua estratégia, damos-te algumas dicas de seguida:

1 – Define quem és

Este é o primeiro ponto. Quem és tu enquanto empresa? Se não tiveres este ponto bem delineado, a marca será incoerente e dispersa. E isso é mau para o negócio!

2 – Qual é a tua vantagem competitiva (ou o teu fator de diferenciação)

O que torna a tua marca diferente das outras?

Porque deve o teu cliente optar por comprar o teu produto ou serviço em detrimento dos produtos ou serviços da concorrência?

Saber responder a estas perguntas vai levar-te a que consigas saber exatamente qual a tua vantagem competitiva e qual é o teu fator de diferenciação.

E é esse fator que terás realmente de trabalhar aquando da divulgação do negócio.

3 – Sabes qual é a tua declaração de missão?

Ora bem, a declaração de missão é o “porquê” por detrás do teu negócio.

Bem sabemos que é algo que precisa de ser pensado e, por vezes, são precisos dias ou semanas para teres a tua missão corretamente definida.

Se não sabes por onde começar, preenche a seguinte frase: A nossa empresa existe para…. Daqui a cinco anos, planeamos…

Vais ver que é uma boa forma de começares.

4 – Quais são os teus valores?

Nenhuma empresa consegue ter um bom branding definido se não souber quais são os seus valores. E não, não estamos a falar dos valores que vais cobrar aos teus clientes.

Estamos a falar do que tu, enquanto empresa, defendes!

Por norma, a qualidade, a confiança, a integridade, a ética e a transparência, a simplicidade, o respeito e a superação são boas opções.

Enfim, os teus valores devem estar intrinsecamente ligados, não só ao que tu enquanto ser humano defendes, mas também ao que a tua área de atividade necessita.

5 – Sabes exatamente quem é o teu cliente ideal

Por fim, outro ponto essencial na tua definição estratégica de marca é saberes exatamente quem é o teu cliente ideal.

E, dependendo do negócio, existem duas formas diferentes de obteres o cliente ideal:

  • Definição do público-alvo – Trata-se de uma forma mais genérica de saber quem são as pessoas que queremos alcançar. É ideal para produtos de venda em grandes quantidades (como é o caso de comida);
  • Definição da persona – Contrariamente ao que possas pensar, a persona é uma definição exata de um cliente. Basicamente retrata um cliente tipo.

Dessa forma, para criares a persona considera responder a estes pontos:

  • Nome, idade e sexo
  • Localidade onde vives atualmente
  • Cargo e ocupação
  • Área de atividade
  • Nível de escolaridade e rendimento mensal
  • Hobbies
  • Usas a internet? Quais são as tuas redes sociais preferidas?
  • Quais são os teus hábitos de consumo online?
  • Objetivos pessoais e profissionais

Ter estes pontos em consideração vai ajudar-te a definires exatamente quem é o teu público-alvo.

E ao saberes isto será muito mais simples adequares o tom de voz e a mensagem às necessidades do teu público.

Como construir a identidade da marca?

Quando começamos um negócio, a tendência passa essencialmente por querermos fazer tudo de forma simultânea.

Contudo, antes de avançares para a parte prática, existem alguns pontos que deves ter em conta.

Assim, quando estiveres a construir a tua estratégia (o passo antes da construção da identidade) responde às seguintes questões:

  • Quem é a tua empresa?
  • Qual é a tua proposta única de valor e de diferenciação da concorrência?
  • Qual é a tua missão enquanto marca?
  • Quais são os valores pelos quais a tua marca se rege?
  • Quem é o teu cliente ideal? Já definiste a tua persona?

Responder a estas 5 perguntas será meio caminho andado para conseguires definir a tua estratégia. Este é um passo importante no desenvolvimento do branding.

E, depois de teres a tua estratégia completamente delineada, está na hora de avançares para a construção da marca.

Ao construíres a tua marca, considera os seguintes pontos:

  • Voz da marca
  • Tipografia
  • Cores
  • Design

Percebe-os um pouco melhor de seguida:

1 – Voz da marca

Todo o design é uma parte importante da tua marca. Contudo, não é a única parte. É importante perceberes que a voz é parte integrante da tua identidade.

Definir a mesma é um dos primeiros passos a dar para conseguires comunicar eficazmente com o teu público-alvo.

E porque deve a voz ser definida antes mesmo dos outros pontos? É simples!

Porque a mesma poderá ditar outras escolhas como a tipografia ou as cores que vão ser utilizadas.

2 – Tipografia

É importante teres em mente que a tipografia abrange não só as fontes de letra que são utilizadas, como também a forma como as mesmas são colocadas.

A par disso, lembra-te que a mesma envia uma mensagem ao teu público-alvo sobre a tua marca e o que os mesmos podem esperar ao trabalhar contigo.

Usar uma fonte serifa tradicional vai enviar uma mensagem completamente diferente do que usar uma fonte de letra mais dinâmica.

Por isso, deves ter certeza de que as fontes que escolhes (assim como a forma como são utilizadas) estão alinhadas com a forma como queres que a tua marca se posicione no mercado.

Além disso, lembra-te que é importante escolheres um tipo de letra que fique bem impresso, já que muito material terá de ir para uma gráfica para ser impresso.

3 – Cores

Contrariamente ao que possas pensar, as cores são uma das ferramentas mais poderosas no desenvolvimento da identidade da marca.

Além disso, são consideradas peças fundamentais no branding.

Assim, não cometas o erro de escolher a paleta de cores do teu negócio simplesmente porque tens preferência pessoal por determinada cor.

Acredita que podes estar a perder uma grande oportunidade.

Tem em conta que as pessoas fazem facilmente associações com as cores, e quando entendes essas associações é possível utilizares a cor estrategicamente para inspirar pensamentos específicos, emoções e reações.

Alguns exemplos:

  • Azul – Ajuda a incorporar confiança e credibilidade
  • Vermelho – Ajuda a transparecer paixão e excitação
  • Cor de Laranja – Ajuda a expressar criatividade, juventude e entusiasmo
  • Amarelo – Ajudará a tua marca a estar ligada à felicidade, à esperança e à espontaneidade
  • Verde – Ideal para todas as marcas que queiram ter uma conotação à natureza, ao crescimento e à sustentabilidade

Como vês, as cores têm um grande poder na forma como a tua mensagem é passada ao teu público.

4 – Formas e design

A forma como toda a tua comunicação corporativa é desenvolvida vai também dizer imenso sobre a tua marca.

Por exemplo, as formas redondas criam sentimentos de comunidade e unidade, enquanto as formas mais nítidas e retas estão estreitamente associadas à eficiência e à estabilidade.

Assim, se utilizadas corretamente, as imagens e o design podem aprofundar o vínculo que um (potencial) cliente tem com a tua marca. Isto porque as mesmas vão construir toda a estética da tua marca.

Elementos-chave da tua marca: Conhece-os!

Agora que já sabes como construir uma estratégia de branding e como construir a tua imagem de marca, é importante saberes quais são os elementos-chave da mesma.

Assim, e de forma muito resumida, considera os seguintes como indispensáveis:

  • Logotipo – É o elemento mais importante do teu negócio e o primeiro a ser criado.
  • Website – Numa era online, não ter um website é meio caminho andado para o insucesso. O mesmo deve ser considerado a tua casa online, por isso cria-o com todo o carinho e dedicação.
  • Embalagens – Se estás a vender produtos, a embalagem é também muito importante para gerares valor ao produto. Assim, a mesma deve ser funcional e consistente com o resto do branding.
  • Cartões de visita – Não importa qual é o teu negócio. Os cartões de visita vão, sem qualquer sombra de dúvida, fazer parte da tua identidade visual e devem ser coesos com todos os outros elementos visuais da tua marca.

Estes são os quatro elementos-chave de qualquer marca. Contudo, a par dos mesmos, podem existir muitos outros.

Porém, estes são de extrema importância para o sucesso do teu negócio.

Por fim, esperamos que com este guia de branding te tenhamos ajudado a perceber um pouco melhor como podes começar a construir a tua marca.

Se precisares de algum apoio na parte de impressão gráfica, podes falar com a Sydra. A nossa equipa tem todo o gosto em ajudar-te!

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