Publicidade

Dicas essenciais para distribuir publicidade na rua com eficácia e segurança

Dicas essenciais para distribuir publicidade na rua com eficácia e segurança

Se tem neste momento uma série de caixas cheias de flyers prontos a distribuir, é normal que esteja a procurar uma forma de distribuir todas as cópias de forma optimizada e rápida. Nesse sentido, partilho consigo ao longo dos próximos parágrafos algumas dicas sobre como planear a entrega de folhetos, panfletos ou flyers na rua.

Vamos presumir que tenciona entregar 100 flyers por hora. Este é um número realista, que variará sempre conforme a proximidade entre as casas e o ritmo a que circular na rua. Se dividir vários montinhos de flyers por 100, poderá assim planear e ter uma perspectiva visual acerca do número de flyers que vai entregar por hora.

Agora vamos supor que existem cerca de 1000 casas onde quer entregar o seu flyer. Para muitos proprietários de pequenas empresas, isto pode parecer uma tarefa fácil. Deixar de lado 10 horas todos os meses não é muito, certo? Na minha experiência, porém, as pessoas não percebem o que isso realmente significa.

Este é um trabalho difícil e cansativo. Se não está habituado a percorrer pedonalmente grandes distâncias todos os dias, então pode ter a certeza de que os primeiros dias vão exigir muito do seu corpo. Todas as 100 portas que tem de percorrer significam cerca de 3 quilómetros de caminhada, e nem é uma caminhada normal, uma vez que terá consigo um saco pesado cheio de flyers. E prepare-se para as escadas! Encontrará sempre escadas pelo caminho.

Se pretende fazer a entrega do flyer você mesmo, planeie trabalhar em turnos de duas horas no início. Mesmo que faça planos para contratar uma equipa, sugiro ainda que faça um mínimo de dez turnos primeiro. Dessa forma, consegue entender completamente o trabalho e o tipo de pessoa se ajustará na perfeição às necessidades da sua equipa. Além disso, perceberá o esforço que os membros da sua equipa estão a fazer.

Já está bem assente que distribuir panfletos é difícil. O objetivo deste guia não é, no entanto, desencoraja-lo em fazer uma campanha de marketing de flyers. Muito pelo contrário: só quero ajudá-lo.

Como planear rotas para distribuir publicidade?

Vamos começar com os conceitos básicos de mapeamento e roteamento. Todos sabemos que um bom plano evita muitos problemas no futuro e, para evitar que surjam imprevistos na hora de entregar flyers, há todo um processo a seguir.

Mapear as rotas exatas para a distribuição de flyers evitará vários problemas. Sem mapas e rotas sólidas, pode ter a certeza de que as pessoas se vão perder, confundir ruas e até desistir da tarefa em mãos antes de a concluírem.

O primeiro passo a dar passa por escolher uma área onde distribuir a publicidade. É um bairro? Um quarteirão? Traça bem os limites da área usando o Google Maps e imprima vários exemplares dos mapas. Tenha cuidado nesta fase, fazendo zoom o suficiente nos mapas para perceber o número de prédios que surgem pelo caminho. Este nível de detalhe torna muito mais fácil planear as rotas.

Depois de imprimir os mapas, delineie as áreas exatas que quer alcançar usando uma caneta ou lápis. Sugiro que pratique assim as suas habilidades de roteamento, desenhando uma linha com setas para mostrar o caminho que pretende seguir. Eventualmente, pode treinar o seu tempo para encontrar as melhores rotas e ir assim adaptando a estratégia.

Em primeiro, o ideal será considerar o local onde vai estacionar o seu veículo. Esta estratégia tão simples permite que crie uma rota que termine no local onde você estacionou! Isto reduz por si só o tempo que tem de caminhar, mesmo depois de terminar a distribuição. Se estacionar nos limites mapa, passará pelo menos dez minutos a caminhar para carro a partir do ponto onde terminou.

Recomendo ainda que faça a distribuição de publicidade em duplas. O primeiro motivo é a segurança básica. Se alguém se magoar, há uma segunda pessoa lá para prestar ajudar ou chamar os serviços de saúde ambulatória. Em segundo lugar, o trabalho pode tornar-se aborrecida passado alguns minutos. Andar sozinho não é tão interessante como ter um parceiro.

Existem ainda outras formas de manter o seu trabalho interessante: ouvindo audiobooks ou música, por exemplo. Sugiro que permita ou até incentive a sua equipa a fazê-lo também. Apenas certifique-se de que o volume está suficientemente baixo para ouvir sons externos.

Presumindo então que a distribuição de publicidade acontecerá em dupla, tenha o cuidado de desenhar rotas sem obstáculos. Se não for cuidadoso e enviar a dupla para um lugar onde têm que voltar para trás, estará não só a perder tempo como também recursos humanos.

À medida que a equipa vai trabalhando e percorrendo o caminho, peça-lhes que preencham as ruas no mapa com uma caneta. Isso evita qualquer confusão sobre onde estão ou o que foi feito. Também facilita a escolha no local certo no dia seguinte se não terminarem a área. Ao passar uma hora a planear a sua rota, irá economizar muitos custos e tempo de trabalho desperdiçado!